Dia 04 de Dezembro de 2018
Evangelho de Lc10,21-24
Quando atendemos ao chamado de Jesus, nos colocando diante dele como servos, Deus vai nos moldando de acordo com as nossas aptidões e quando nos damos conta, já estamos inseridos em algum movimento, realizando coisas que jamais imaginávamos ter condições de realizar!
É importante termos em mente: o que nos capacita a trabalhar pelo Reino de Deus, não é o saber humano, e sim, o Espírito Santo de Deus em nós! Da nossa parte, basta a abertura do coração à graça de Deus e a disposição em servir!
Nenhum de nós pode sentir-se fraco, incapaz de realizar algo em favor do Reino, pois se estamos a disposição de Deus, o próprio Deus abre caminhos!Foi o que aconteceu com os 72 discípulos enviados em missão! Certamente, estes discípulos, não imaginavam que dariam conta de realizar uma missão de tamanha magnitude!
O texto que antecede o evangelho de hoje (Lc 10,17) fala da alegria desses discípulos ao prestarem conta à Jesus, da missão realizada por eles com sucesso. Jesus se alegra, ao constatar que o projeto de Deus começava a se desenvolver no mundo, e o mais importante: através dos pequenos! “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos. O testemunho destes discípulos, que se abrira à ação do Espírito Santo, deve retirar de nós, o receio de dizer sim, ao chamado de Deus.
A escolha destes 72 discípulos, não caíra sobre homens especiais, e sim, sobre pessoas simples, limitadas, pessoas dotadas de virtudes e defeitos, o que mostra a diferença entre os critérios de Deus e os critérios dos homens: os homens escolhem pessoas capacitadas para exercer cargos, Deus capacita aqueles que Ele escolhe, revestindo-os da sabedoria divina, possibilitando-os a exercer o cargo mais importante de todo o universo: que é de ser servidor do Reino!
A todo instante, somos chamados a sermos operários no Reino de Deus, os pequenos, ou seja, os que se esvaziam de si mesmo para se encherem da graça de Deus, são os primeiros a aceitarem este chamado.
Quando Jesus nos chama para uma missão, o primeiro passo tem que ser nosso, os demais, Deus vai conosco.
Dificilmente, reconhecemos a sabedoria das pessoas simples, com isso, deixamos escapar as mensagens que Jesus quer nos passar através delas, esquecendo que Jesus, o Mestre de todos os mestres, o profeta Maior de todos os tempos, serviu-se de meios humanos bem simples para anunciar o Reino de Deus!
Quem esvazia de si mesmo para encher-se da sabedoria Divina, dá testemunho de Jesus, fazendo o que Ele fazia, deixando por onde passa, o recado de Deus.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.