Segunda-feira, 9 de setembro de 2013
São Pedro Claver (Memória facultativa).
Outros Santos do
dia: Abraão (Patriarca do Antigo
Testamento), Andrônico e Atanásia sua esposa (monges
do Egito), Bernardo de Rodez (abade
de Montsalvy), Dionísio Areopagita (bispo), João
de Lobedeau (franciscano), João Leonardi (presbítero), Luís Bertran (dominicano), Públia de Antioquia (abadessa), Sara (personagem
do Antigo Testamento, esposa de Abraão).
Primeira
leitura: Colossenses 1,24-2,3
Tornei-me ministro da Igreja para vos transmitir o mistério escondido por séculos e gerações.
Salmo responsorial: Salmo 61,6-7.9 (R. 8a)
A minha glória e salvação estão em Deus
Evangelho: Lucas 6, 6-11
Observaram, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
Tornei-me ministro da Igreja para vos transmitir o mistério escondido por séculos e gerações.
Salmo responsorial: Salmo 61,6-7.9 (R. 8a)
A minha glória e salvação estão em Deus
Evangelho: Lucas 6, 6-11
Observaram, para verem se Jesus curaria em dia de sábado.
Um dos conflitos que distanciou Jesus de seus
contemporâneos foi sua postura ante a lei do sábado. O evangelho de hoje mostra
um exemplo do que Jesus viveu muitas vezes. Um homem com uma mão paralisada,
estava na sinagoga e lá é curado por Jesus. Até aqui não há nenhum problema. O
conflito é invisível.
As intenções dos letrados e fariseus são contrarias às
intenções de Jesus. Para os letrados e fariseus, curar em dia de sábado
contrariava claramente a lei do descanso. Para Jesus o descanso do sábado é
relativo. Para salvar a vida, é válido até mesmo transgredir a lei. O evangelho
de Lucas veio mostrando, ao longo dos últimos dias, que a razão pela qual Jesus
entra em conflito com seus contemporâneos tem a ver com o fato de que ele
coloca a dignidade das pessoas acima de qualquer preceito legal.
Isto não agrada aos líderes da época. Eles colocavam em
evidencia um sistema que aliena em vez de libertar, que escraviza em vez de
salvar. – Hoje todo aquele que defende a dignidade humana no mundo está
assumindo em sua vida o projeto de Jesus. E nós, o que estamos assumindo.
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