Dia 11 de Janeiro de 2016
Evangelho de Mc1,14-20
Ao nos criar, Deus quis fazer parte da nossa vida, caminhar conosco! Ele não nos criou para sermos meros viventes, fomos criados para relacionar com Deus e esta relação amorosa, se faz por meio de Jesus!
No nosso encontro com Jesus, descortina-se diante de nós, um novo horizonte ampliando a nossa visão, nos fazendo enxergar possibilidades que antes não víamos!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra os primeiros passos da vida pública de Jesus, o que aconteceu num momento conflituoso, logo após a prisão de João Batista, que ao contrário do que muitos pensavam, não intimidou Jesus, pelo contrário, o encorajou ainda mais!
A prisão de João Batista, ao mesmo em que tempo que marcou um tempo de grandes turbulências, marcou também, o início de um tempo novo, quando as promessas de Deus começam a se cumprirem com a chegada do Messias!
“O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no evangelho.” Com estas palavras, Jesus se apresenta como sendo Ele a presença do Reino, Jesus é o Reino de Deus e para fazermos parte deste Reino, nos é exigida uma só condição: a conversão do coração! Sem uma mudança radical de vida, não tem como fazer parte do Reino de Deus que é fundamentado no amor!
Graças ao testemunho de João, Jesus não entra na história como um simples forasteiro, o povo já sabia que Jesus era o enviado de Deus, o Messias anunciado pelos profetas! Constata-se a partir daí, um tempo de graça, a palavra de Deus começa a ganhar vida nas ações vivificantes de Jesus! Se quisesse,
Jesus poderia realizar as obras do Pai, sozinho, mas Ele quis contar com um pequeno grupo de pessoas que participando diretamente do seu cotidiano, presenciando os seus feitos, poderiam mais tarde, dar testemunho Dele!
Para formar esta pequena comunidade, Jesus não foi atrás de pessoas letradas, os seus primeiros escolhidos Ele saem das margens do mar da Galileia, o seu olhar paira sobre os pescadores, homens simples, porém corajosos, trabalhadores, acostumados com os desafios de buscar o sustento de cada dia nas profundezas do mar, de um mar, às vezes revolto!
Mediante ao chamado de Jesus, estes pescadores, não hesitam em deixar tudo para segui-lo! De pescadores de peixes, passam a pescadores de homens, dispostos a lançar suas redes nas profundezas do mar humano!
Foi graças ao testemunho deste pequeno grupo, que a mensagem salvífica de Jesus chegou até a nós e continua chegando ao coração de muitos, de geração em geração!
Hoje, somos nós, os convocados a dar continuidade a missão de Jesus, a nos tornar presença viva de Jesus em meio aos conflitos! É urgente a necessidade de homens e mulheres corajosos, pessoas dispostas a lançar suas redes em águas mais profundas!
É apontando Jesus ao outro, é abrindo caminho, construindo ponte entre irmãos, que daremos testemunho de Jesus, sendo sal e luz do mundo, como Ele mesmo afirma que o somos. Mt5,13-14.
A caminhada de quem faz opção por Jesus, é árdua, pois nela está presente cruz, mas a certeza da presença contínua de Jesus junto dele, o motiva, o faz confiar no êxito da sua missão!
Mais importante do que ser Cristão, é ser discípulo de Jesus, pois o discípulo não só crê em Jesus, como também se torna íntimo Dele, seu aprendiz!
Mais importante do que ser Cristão, é ser discípulo de Jesus, pois o discípulo não só crê em Jesus, como também se torna íntimo Dele, seu aprendiz!
A convivência com Jesus, transforma a vida do discípulo, o inquieta o faz ter pressa de levar ao outro o que aprendeu do Mestre, é aí que ele passa a ser um missionário (a) um anunciador do Reino!
Deus quer salvar a humanidade convocando cada um de nós para uma missão, Ele quer contar com a nossa disposição, com o nosso serviço na construção de um mundo melhor! Ser indiferente ao chamado de Jesus, é ignorar o projeto de Deus, é não dar a Ele uma resposta de amor!
Abracemos a nossa missão, sem temer os ventos contrários, pois a nossa sustentação está em Jesus!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário