.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Dentro da nossa casa-Helena Serpa

31/01/2016- IV Domingo comum – 1ª. leitura Jeremias -  1, 4-5.17-19 – “levanta-te e comunica-lhe tudo que eu te mandar dizer
Jeremias, ainda quase uma criança, recebe o chamado de Deus para profetizar e assumir sem temor a sua consagração. Com palavras firmes Deus fez a promessa de transformá-lo numa cidade fortificada, numa coluna de ferro e muro de bronze e, assim, livrá-lo de toda perseguição.  A Palavra de Deus ainda hoje continua viva e atuante e tem poder para nos tirar da passividade e da estagnação a fim de que também tenhamos a consciência de que “antes de sermos formados no seio da nossa mãe, fomos consagrados pelo Senhor para sermos profetas das nações”! Somos hoje os profetas do Senhor! O profeta é aquele (a) que abre a boca para proclamar a Palavra de Deus e não tem medo de fazê-lo diante de “reis e de príncipes”, porque é o próprio Deus quem o (a) sustenta e orienta. No nosso Batismo também recebemos a missão de ser profeta, de falar em Nome de Deus com a autoridade que o Espírito Santo nos dá.
A nós compete tomar consciência e acreditar, vigiando e tendo esperança de que tudo o que foi revelado ao profeta destina-se a nós como uma missão.  Nunca poderemos duvidar de que poderemos realizar grandes feitos, porque a nós o Senhor também ordena: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhe tudo que eu te mandar dizer: não tenhas medo, senão eu te farei tremer na presença deles.”  Há muito o que ser feito e o Senhor espera muito de cada um de nós.   Com o poder do Espírito Santo o Senhor também pode nos transformar em uma cidade fortificada em uma coluna de ferro ou um muro de bronze e nos fortalece e envia para falar em Seu Nome. Ele nos manda também enfrentar os poderosos da terra e nos previne: “eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te!” Não tenhamos medo de assumir a missão de profeta, pois o Senhor está conosco, pronto para defender-nos. – Você sabia que é convidado (a) para ser profeta na sua casa, na sua família? – Você sabia que os reis e os príncipes que você tem de enfrentar estão na sua casa? – O que seria a roupa e o cinto que falta você por para ser profeta? – Você já pensou que foi consagrado (a) ainda no seio da sua mãe?

Salmo – 70 – “Minha boca anunciará todos os dias vossas graças incontáveis, ó Senhor!”
Quando temos consciência de que desde antes do nosso nascimento nós somos amparados (as) pelo Senhor e que Ele continua sendo o nosso refúgio e proteção nós temos confiança de  anunciar a todas as nações a Sua justiça e a Sua bondade, porque já a experimentamos. As graças que recebemos na nossa vida dão testemunho ao mundo do Seu poder e da Sua presença perto de nós.  Por isso, podemos anunciar a sua grandeza e cantar os Seus louvores, pois, só quem experimentou a justiça de Deus que é o Seu amor, pode propagá-la ao mundo sem temor algum.

  2ª. Leitura – 1 Coríntios 12, 31—13,13 – “Hino ao Amor”
Durante toda a nossa vida nós buscamos “meios” para atingir a perfeição, procuramos nos instruir e ser formados nas coisas de Deus e desejamos crescer espiritualmente para tocar a realidade celeste! No entanto, se pararmos para refletir, chegaremos à conclusão de que precisamos apenas nos exercitar para trilharmos o caminho  mais excelente de todos que é o caminho da caridade.  Neste Hino ao Amor, São Paulo nos dá, então  conhecimento do melhor itinerário para por em prática os dons que recebemos de Deus nesse caminho da Caridade.      A caridade se constitui no Amor de Deus que  manifestamos ao nosso próximo durante a na nossa vida,  não simplesmente por meio das nossas boas ações e boas obras, mas, principalmente, pelo sentido que damos ao bem que fazemos e a motivação que damos às nossas atitudes. A verdadeira caridade é aquela que se fundamenta no Amor que Deus tem por cada um de nós. Por isso, quando lemos que a caridade é paciente, benigna, não é invejosa, etc. nós poderíamos dizer que Deus é paciente, benigno, não é invejoso, porque Deus é a CARIDADE, DEUS É AMOR.   Para nós, portanto, tudo se resume na vivência do AMOR, pois viver o amor é viver do jeito que Deus nos ensina e da mesma maneira como vivem os que estão no céu. Se quisermos antecipar o céu precisamos viver desde já, o amor aqui na terra, nos envolvendo e partilhando com o próximo o que ele necessita, mas fazendo-o, com paciência, com bondade, sem inveja nem vaidade, sem alarde, sem querer aparecer e, principalmente sem esperar recompensa. O amor com que realizamos todas as coisas será o caminho que nos conduzirá ao céu.  – Você é uma pessoa caridosa? – Como você tem vivido a caridade? -  Você se considera uma pessoa boa porque tem dado muitas esmolas? – Você é uma pessoa paciente? – Você se irrita com facilidade, você é grosseiro (a) com os outros.

Evangelho – Lucas 4, 21-30 – “dentro da nossa casa”

A experiência com Jesus ressuscitado, nos motiva a propagar o Seu Nome e o primeiro lugar onde desejaríamos que todos também O conhecessem é no ambiente onde as pessoas nos acolhem e nos admiram. Entretanto, muitas vezes estas mesmas pessoas são as que menos acolhem os ensinamentos de Deus, e é por isso, que se torna difícil evangelizar às pessoas no lugar onde todos nos conhecem. É natural, que na nossa casa, no meio em que vivemos, tenhamos dificuldades de anunciar o Evangelho e falar em nome de Deus. Com Jesus também não foi diferente! Apesar de ser santo e justo Ele também foi vítima  da incredulidade das pessoas que O conheciam por ser Ele apenas o filho de José!  Dessa maneira, Jesus  nos orienta e dá o seu próprio testemunho: “nenhum profeta é bem recebido em sua pátria!”  As pessoas esperam de nós uma perfeição que ainda não atingimos e muitas vezes também nós as decepcionamos e damos contra testemunho, por isso a ação evangelizadora torna-se mais difícil.  Não alcançamos os nossos propósitos porque não realizamos coisas mirabolantes, pois o ser humano espera por coisas extraordinárias para acreditar e Deus se manifesta por meio das pessoas mais simples e das coisas mais corriqueiras da nossa existência.    Assim foi também no tempo de Jesus. Por isso, é que Ele nos recorda as figuras de Elias que fez prodígios na vida de uma viúva que não pertencia ao povo de Israel e Naamã, o sírio, que procurou Eliseu longe da sua terra para ser curado da lepra. Às vezes a nossa evangelização não tem sucesso dentro da nossa casa como queríamos, mas o Senhor nos envia a alguém a quem nem imaginamos, para que por nosso meio ele possa obter cura e libertação. - A quem você se sente chamado (a) a evangelizar? – Você já fez a experiência de ir à busca dessas pessoas? – Para você o que é evangelizar?  – Você acredita que dentro da sua casa possa haver algum profeta, alguém que fala em nome de Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário