Dia 27 de Janeiro de 2016
Evangelho de Mc4,1-20
Embora em meio a tantos opositores, a palavra de Deus ainda encontra ressonância em muitos corações, pois sempre haverá quem a acolhe e se deixa conduzir por ela!
A palavra de Deus é fonte de vida, é semente que trás dentro de si, a força do Senhor Jesus que continua lançando sementes em nossos corações, confiante de que nós saberemos cultivá-la no espírito da fé e da fidelidade à Deus!
O evangelho de hoje, nos apresenta a parábola do semeador; Jesus, dirigindo-se à multidão, fala da importância do acolhimento à palavra de Deus comparando-a com a semente lançada na terra!
Falando em parábola, ou seja, fazendo comparações do Reino de Deus com a realidade vivida pelos pequenos, Jesus passava a sua mensagem salvífica, revelando a eles os mistérios do Reino e confundindo os “grandes” que por não viverem a mesma realidade, não entendiam o que estava oculto nas entrelinhas de suas parábolas.
O texto chama a nossa atenção para a importância de nos tornarmos, tanto terra boa, quanto semeadores do Reino, afinal, foi nos confiada, a responsabilidade de fazer expandir o Reino de Deus aqui na terra!
O crescimento deste Reino depende do acolhimento da semente e da disposição dos semeadores!
Um semeador, nunca deve se deixar levar pelo pessimismo, pelo desanimo, pois a sua missão nunca será em vão, já que muitas sementes cairão em terra boa e produzirão muitos frutos!
Como agricultores do Senhor, não devemos escolher o local onde lançar a semente do Reino, afinal, a nossa missão é apenas semear! Como anunciadores da Boa Nova do Reino devemos aproveitar todas as oportunidades para lançarmos a palavra de Deus, tomando para nós, o exemplo do vento, que apenas espalha a semente, sem se preocupar onde ela irá cair.
É do coração de Jesus, que começaram a sair as primeiras sementes, sementes que continuam multiplicando-se nos corações daqueles que as acolhe com fidelidade e compromisso de espalhá-las!
A todo instante Jesus nos convoca a sermos semeadores do Reino, mas antes, precisamos acolher a semente em nossos corações, afinal, são dessas sementes que virão os frutos e simultaneamente novas sementes!
A Grande virtude de um agricultor é a paciência, pois do plantio à colheita, existe um longo caminho a ser percorrido, tudo acontece através de um processo lento. Nós também, como semeadores da palavra de Deus, devemos ter, não somente a paciência, como também a humildade de um agricultor que não almeja ser conhecido, afinal, um semeador da palavra de Deus, sabe que não irá colher para si o que plantou, a sua alegria deve estar unicamente em lançar semente, em contribuir para o crescimento do Reino!
Por mais que acreditamos ter o conhecimento da palavra de Deus, não seremos bons semeadores se não nos aproximarmos de Jesus com humildade, como discípulo que quer aprender com o Mestre!
A nossa felicidade plena, começa a partir de uma pequena semente que Deus plantou no nosso coração: a sementinha do amor, que, se bem cuidada, cresce, floresce e frutifica o mundo!
Cultivar e semear a semente do amor é colaborar na construção de um mundo melhor onde a justiça e a Paz se abraçarão!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário