.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A semente germina só?-Claretianos

Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2016
1Samuel 11,1-4a.5-10a.13-17: Tu me desprezaste e tomaste como esposa a mulher de Urias.
Salmo 50(51): Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!
Marcos 4,26-34: O homem espalha a semente na terra e vai dormi; a semente vai germinando e crescendo sem ele saber como.
26Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.27Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.28Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.29Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita.30Dizia ele: A quem compararemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o representaremos?31É como o grão de mostarda que, quando é semeado, é a menor de todas as sementes.32Mas, depois de semeado, cresce, torna-se maior que todas as hortaliças e estende de tal modo os seus ramos, que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra.33Era por meio de numerosas parábolas desse gênero que ele lhes anunciava a palavra, conforme eram capazes de compreender.34E não lhes falava, a não ser em parábolas; a sós, porém, explicava tudo a seus discípulos.

Comentário

Cada parábola é para Jesus como que um aspecto novo dessa maravilha de projeto que leva em direção ao Deus da vida, o Abbá compassivo. Impossível abarcar a todos os sons dessa sinfonia musical, a beleza dessa comunidade humana que Deus sonha e que leva no coração e a semeia na história. Jesus, ninguém como ele, descobriu, experimentou, celebrou e colocou em prática esse sonho de Deus Pai. Está em marcha no segredo do campo da história. Não aparece nos noticiários, porém é uma realidade viva. Por outra parte, não é um projeto que siga a metodologia dos poderes do mundo, não se apoia no Pentágono, nem no Banco Mundial, nem em alguma multinacional. É da base, das periferias do mundo, do pequeno, porém carregado de uma energia que não se pode conter. Quão importante ler, rezar, estudar particularmente, em comunidade estas parábolas do reino!


Nenhum comentário:

Postar um comentário