.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 1 de agosto de 2017

--POR UM MUNDO TRANSFIGURADO-José Salviano

6 de Agosto de 2017

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR
6 de Agosto de 2017
Cor: Branco
Evangelho - Mt 17,1-9


Naquele tempo:
1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão,
e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha.
2E foi transfigurado diante deles;
o seu rosto brilhou como o sol
e as suas roupas ficaram brancas como a luz.
3Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias,
conversando com Jesus.
4Então Pedro tomou a palavra e disse:
'Senhor, é bom ficarmos aqui.
Se queres, vou fazer aqui três tendas:
uma para ti, outra para Moisés, e outra para Elias.'
5Pedro ainda estava falando,
quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra.
E da nuvem uma voz dizia:
'Este é o meu Filho amado,
no qual eu pus todo meu agrado.
Escutai-o!'
6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito
assustados e caíram com o rosto em terra.
7Jesus se aproximou, tocou neles e disse:
'Levantai-vos, e não tenhais medo.'
8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais
ninguém, a não ser somente Jesus.
9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes:
'Não conteis a ninguém esta visão até que o
Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos.'
Palavra da Salvação.(CNBB).

Na natureza nada se destrói, mas sim, tudo se transforma. A lenha não é destruída pelo fogo, mas sim, é transformada em cinza. O mal da sociedade não será destruído quando se mudam os governantes que prometem mudanças benéficas para todos, mas sim este mal terá nova cara, nova aparência, e continuará a existir para o nosso sofrimento.
Não adianta trocar o comandante, se não for colocado um outro com uma nossa personalidade, uma nova moral, uma nova escala de valores. Senão, a tropa continuará sofrendo do mesmo jeito.
Portanto, para que possamos transfigurar, mudar o mundo, é necessário que primeiro nos transfiguremos.  E assim, precisamos mudar não somente a nossa aparência exterior, mas principalmente a nossa realidade interior.  De nossa boca brotam palavras que devem sair do fundo da nossa alma, e não palavras vãs, fruto da falsidade, ou da nossa fraca fé, da nossa pouca vivência, da nossa falta de estudo da palavra de Deus.
          
Nós podemos ser transfigurados de duas formas: Uma positiva e outra negativa.
1-A nossa transfiguração na forma positiva é aquela que acontece pela graça de Deus, nas pessoas que vivem  o Evangelho na prática da fé. Assim, você olha no rosto daquele padre e em seu sorriso vê Jesus Cristo. Os seus olhos brilham de pureza. A alegria que brota da sua  entrega total ao serviço do Reino. Por isso ele é feliz. Olhando, do mesmo modo no rosto daquela senhora que todos chamariam de beata, você vê Jesus em seu semblante. São pessoas que estão em Cristo, que vivem em Cristo, e o morrer para elas é lucro, como disse Paulo. São pessoas santas que vivem em estado de graça  na sua totalidade, de forma que já estão vivendo na vida eterna, muito embora ainda estejam aqui.  É o chamado antegozo, que consiste já estar gozando das maravilhas da eternidade em plena vida terrena. E isso acontece quando nos entregamos plenamente a Deus, quando deixamos que   Ele governe a nossa vida, nos mínimos detalhes: Nossos pensamentos, nossos passos, decisões, etc. Neste estágio sentimos a presença de Deus em cada momento da nossa existência, dirigindo os nossos passos, dando-nos forças para fazer o bem e evitar o mal,  escutamos ou percebemos quando Ele nos fala, nos mostra o caminho, nos inspira, etc.  Esta é a transfiguração semelhante a transfiguração que aconteceu com Jesus diante dos discípulos, a qual foi uma pequena amostra do que ia acontecer ao seu corpo após a sua ressurreição.
2- A nossa transfiguração na forma negativa, é na verdade, uma desfiguração. Pois ela  é horrível! Costuma-se dizer: Ela está desfigurada, ele ficou transtornado, mudado, ele surtou e quebrou tudo, o sangue lhe subiu a cabeça... É quando satanás toma conta de alguém, e o incita a praticar o mal sem remorso. Essa transfiguração, ou desfiguração,  é a pior coisa que pode nos acontecer.
           
Podemos aqui nesta oportunidade, analisar o caso da pedofilia, chamada de desvio de conduta, que na verdade é uma transfiguração negativa, ou uma transformação, ou ainda uma deformação da personalidade ou melhor dizendo, do caráter de uma pessoa.
           
É bom lembrar que entende-se por personalidade  o conjunto de todas as características do ser humano: (liderança, inteligência, sociabilidade, capacidade de trabalho, etc. ).  O caráter, é um sub-conjunto de características da personalidade, envolvendo valores morais. Ou seja, é a parte moral da personalidade do indivíduo. O caráter está próximo da nossa consciência moral. É no caráter que se encontra a escala de valores, a educação ou formação dos pais, e a religiosidade.    
           
Do ponto de vista psicológico, a pedofilia se instala na mente do indivíduo, transfigurando-o negativamente,  quando ele alimenta as suas fantasias eróticas.  A fonte do mal sempre começa na nossa mente, no nosso pensamento dominante. Nós fomos criados por Deus para amar e ser amados mas infelizmente, no nosso cérebro podem se instalar os mais malignos dos pensamentos:  de inveja, cobiça, desejos, concupiscência,  desamor, vingança, soberba os quais vão gerar ou produzir ações de muitos pecados graves.
           
No cérebro de todo ser humano acontecem fantasias. Uns mais, outros menos.  A mente de um cristão praticante, quando é invadida por uma fantasia, imediatamente, ela é repelida, reprimida por pensamentos positivos, orações, pelo sinal da cruz, etc.  Já na mente daquele que vive distante de Deus, as fantasias criam asas, crescem sem nenhum controle, e o pior, com o empurrão do diabo.  Aí, o "bicho pega"!  É aí que até pessoas santas e consagradas, podem virar a casaca, e fazer coisas abomináveis aos olhos da comunidade e de Deus.   Tais pessoas ficam tão transtornadas, transfiguradas, que praticamente ficam irreconhecíveis aos nossos olhos. E se houve alguém dizer: Não o conheço mais...
           
Meus irmãos, minhas irmãs. É tempo de quaresma.  É hora de avaliarmos a nossa conduta, é hora de aumentar o nosso tempo de oração, meditação, leitura da palavra, é hora e de nos convertermos.  No nosso dia a dia as tentações acontecem. E quando não estamos preparados pela eucaristia, pela oração, estamos fracos e podemos ceder, a elas,  podemos tentar experimentar as sugestões do diabo, podemos começar a nossa transfiguração negativa num piscar de olhos, e sem o percebermos, já é tarde para retornar sem a ajuda de Deus de  algum ministro.   
            
Sejamos firmes, vamos nos transfigurar, sim, porém vamos a cada dia mudar para melhor, levando mais a sério a recomendação de Jesus: " Vigiai e orai. O espírito é forte, mais a carne é fraca..."  Seguindo os ensinamentos de Jesus, estaremos livres da pedofilia, e de toda transformação para o mal. A nossa fé é como uma árvore. Ela cresce, fica linda, ou pode ficar murcha e morrer. Precisamos cultivar a nossa fé. Precisamos nos apegar mais a Jesus. Ele é a ponte, o mediador entre nós e o Pai. Foi por isso que Jesus disse, que ninguém iria ao Pai se não fosse através D'Ele.
           
Pedro ficou tão maravilhado com aquela experiência, que sugeriu ficar ali para sempre, acampados em tendas: "Senhor, como é bom estarmos aqui! Se queres, levantarei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".
           
Nós também quando estamos transfigurados pela graça de Cristo, pensamos em permanecer assim para sempre, ou pelo menos por muito tempo, até a próxima queda,  que infelizmente chegará. Porque o nosso viver é uma sucessão de cair e levantar que só acaba quando partimos desta vida. E é bom que estejamos transfigurados na hora da nossa partida. Senão iremos para aquele terrível lugar onde haverá choro e ranger de dentes.
             
No fenômeno da transfiguração de Jesus, assim como em seu batismo, aconteceram duas teofanias, isto é, duas manifestações de Deus Pai, que disse. "Este é meu Filho amado, em quem me comprazo", sendo que na transfiguração é feito o acréscimo: "Ouvi-o!".
             
Meus irmãos, minhas irmãs. É isso que o mundo precisa fazer . Ouvir a voz de Jesus. E podemos fazer isso através de leituras das sagradas escrituras, do Evangelho, da cartas, ouvindo sermões do padres, participando de encontros de estudo da palavra, e também, no nosso dia a dia, prestar atenção quando Jesus nos fala  através dos acontecimentos e das pessoas.  Precisando fazer isso para que a nossa catequese não seja fraca. Para que os nossos sermões e homilias não sejam água com açúcar, mas sim que tenham grande  poder de conversão para quem os ouve.  Quem vai à missa está sedento de uma palavra de consolo, uma palavra que lhes fale dos seus fracassos, frustrações, dos seus pecados,  da sua preguiça de buscar a Deus, e outras coisas parecidas.  Por isso, meus irmãos, precisamos levar mais a sério a nossa catequese principalmente a dominical, pois o mundo a cada dia está se afastando de Deus, e nós não devemos ficar de braços cruzados, acomodados, como se não tivéssemos nada a ver com isso.  Temos sim, e muito. Então, mãos a obra. Vamos trabalhar, vamos nos transfigurar e transfigurar  as pessoas que nos cercam e o mundo!
Bom domingo!


Tenha um bom domingo. José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário