.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de agosto de 2017

“QUEM É O MAIOR NO REINO DOS CÉUS?” Olívia Coutinho

 
Dia 15 de Agosto de 2017
 
Evangelho de Mt18,1-5.10.12-14
 
Quanto mais conhecemos  Jesus, mais vamos valorizando as coisas simples, aprendendo a viver na simplicidade, como Ele viveu!
Jesus nasceu pobre e foi para os pobres, que Ele se manifestou primeiro, o seu primeiro olhar, foi para os pastores, pessoas simples, que nem eram reconhecidas pela a sociedade.
O jeito simples de Jesus falar do Reino dos céus, comparando-o com as coisas simples, presentes no cotidiano dos pequenos, tornava fácil a sua comunicação com eles! Estes,  entendiam claramente a sua mensagem, pois Jesus falava a linguagem deles!
Em toda a sua trajetória terrena, Jesus foi itinerante, Ele não tinha sequer um lugar para recostar a cabeça, identificando com os pobres, os prediletos de Deus, predileção confirmada, quando Ele escolheu o ventre de uma humilde jovenzinha para gerar o seu Filho! 
Jesus está sempre a nos revelar a predileção do Pai, pelos os pequeninos, estes, são completamente dependentes de Deus, não têm outro interesse na vida, a não ser a proteção e a segurança contínua deste Pai amoroso!
É importante termos em mente: pequeninos, não são somente as crianças, os pobres materialmente,  pequeninos, são também aqueles, que se esvaziam de si mesmo, por querer ser dependente de Deus!
Quando deixamos de viver de forma simples, é sinal de que a vaidade já entrou em nós, de que ela distorceu a nossa imagem e semelhança de Deus! A vaidade nos faz criar uma imagem falsa de nós, com a finalidade de impressionar o outro, mostrando a ele, o que na verdade não somos.
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, os discípulos, perguntam a Jesus: “Quem é o maior no Reino dos Céus? Jesus,  conhecendo  o coração de cada um, censura a mania de grandeza dos discípulos, que continuavam presos à mentalidade egoística do mundo. A grande preocupação deles até então, não era com a promoção do outro, e sim, com  sua promoção pessoal! Jesus responde a pergunta deles, deixando para todos uma advertência: “Em verdade vos digo, se não converterdes e não vos tornardes como uma criança, não entrareis no reino dos céus”. 
Os discípulos, mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, deram espaço para a vaidade no coração deles,  eles demoraram para entender o messianismo de Jesus, para  entrarem na dinâmica do Reino!
À princípio, o seguimento à Jesus, na visão deles, traduzia em realização pessoal, tanto é, que quando eles tomaram conhecimento do destino de Jesus, isto é, do desfecho da sua trajetória terrena, que culminaria na sua morte, eles se inquietaram, discutindo entre si, qual deles seria o maior, quem ocuparia o primeiro lugar.
No final do evangelho, Jesus recorda-nos a parábola da ovelha perdida. Esta pequena história, além de nos despertar sobre a importância de irmos atrás daquele que se perdeu, nos tranquiliza também, pois um dia, quem sabe, não seremos nós, esta ovelha perdida? 
A parábola da ovelha perdida, vem nos dizer, que em hipótese alguma, devemos desistir do outro, o próprio Jesus nos assegura, de que o Pai, acolherá com muita alegria, todos os que desejam voltar ao seu convívio!
Como Pai amoroso, Deus não exclui nenhum de seus filhos, Ele está sempre de braços abertos para nos receber de volta! Os discípulos, vez por outra, ameaçavam extraviar do caminho,  mas Jesus,  nunca desistiu deles, na sua compreensão humana, Ele relevava as suas falhas.
Para Deus, ninguém está totalmente perdido, todos, que por algum vacilo, tenham extraviado do caminho, pode voltar que será bem acolhido por Ele!
A todo instante, Jesus nos chama a construirmos um mundo melhor, a sermos mais humanos,  promotores da vida, elevando aquele que o mundo ignora, conscientizando-o do seu valor diante de Deus!  Ser pequeno, aos olhos do mundo, é ser grande aos olhos de Deus!
Tenhamos o cuidado:  Ser indiferente a estes prediletos de Deus, é ser indiferente a Ele!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir