Dia 11 de Agosto de 2017
Evangelho de Mt16,24-28
No Reino de Deus, o conceito de ganhar e perder, é o oposto do conceito de ganhar e perder, para o mundo!
O modelo de vida, proposto pelo o mundo, vai ao contrário do que nos é proposto por Jesus. O que o mundo entende como ganhar a vida, para Jesus, é perdê-la!
Quem recusa as propostas do mundo, para aceitar o modelo de vida proposto por Jesus, é visto pela sociedade, como alguém que está perdendo sua vida, por não aproveitar os “prazeres” que o mundo oferece! Enquanto que para Jesus, as pessoas, que na visão do mundo, estão perdendo a vida, são justamente, as que estão ganhando a vida, isto é, ganhando a vida em plenitude, pois elas, fazem escolhas certas, aproveitam a vida, dentro do plano de Deus!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus é muito claro para com os discípulos, e esta clareza chega a nós!
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.”
Há um contraste entre o que diz Jesus, e a mentalidade do mundo, que preconiza o gozo da vida sem limitações. É bom entendermos: Jesus não coloca a vida presente e a vida futura em contraste, Ele não desvaloriza essa vida terrena, pelo o contrário, Ele nos pede, para valorizarmos este presente, vivendo de acordo com a vontade de Deus! Não esqueçamos: é vivendo bem a vida presente, que ganharemos a vida futura!
Jesus nunca nos pediu algo, que Ele não tenha feito primeiro, tudo que Ele nos pede para fazer, Ele já o fez antes de nós!
Os discípulos, embora convivendo diretamente com Jesus, tiveram muitas dificuldades em entender o seu messianismo, em entrar na dinâmica do Reino, eles não conseguiam desvencilhar das coisas do mundo: fama, poder, ter. Na mente deles, Jesus não deveria aceitar um desfecho tão trágico para a sua vida, a revelação da morte de Jesus, soou para eles, como um fracasso.
Certamente, não foi fácil para os discípulos, aceitarem a ideia de um fim tão trágico de alguém que só fazia o bem, a quem eles haviam depositado o destino de suas vidas. Aceitar a cruz, foi um grande desafio para eles, que só foram compreender o seu verdadeiro sentido, depois da ressurreição de Jesus! Foi a partir da ressurreição de Jesus, que os discípulos abraçaram a cruz, fazendo o mesmo caminho que Jesus fez, dando a vida pela causa do Reino!
Quem está disposto a seguir Jesus, não deve iludir com facilidades, pois o seguimento a Ele é exigente, implica em mudanças radical do seu modo de viver, exige muito mais do que boa vontade, do que entusiasmo exige compromisso, fidelidade e disposição de deixar muitas coisas para trás! O seguimento a Jesus, exige também, consciência do rumo a ser tomado, despojamento de si mesmo e de coragem para assumir a cruz de cada dia.
Não tem como seguir Jesus sem a cruz, pois a nossa adesão a Ele, tem consequência, nos leva a atitudes, que contrariam os opositores do projeto de Deus, estes, com certeza, irão nos ferir, de alguma forma, tentar obstruir o nosso caminho.
A nossa opção por Jesus, tem que ser radical, não podemos ficar, com um pé na sua barca e outro no mundo! Quem está decidido a seguir Jesus, deve apresentar-se a Ele, completamente livre de qualquer apego.
“Que poderá alguém dar em troca da sua vida?” A resposta, com certeza, nós já temos: nada, pois nada deste mundo supera o valor da vida, da vida em Jesus, vida, em plenitude!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Que reflexão linda!!!
ResponderExcluirAs suas reflexões me levam a compreender melhor a Palavra de Deus. Obrigada. ��
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluirObrigada pela bela reflexão.
ResponderExcluirEu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.
ResponderExcluir