.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Perdoar não apenas sete, mas setenta vezes sete-Helena Serpa


17/08/2017 - 5ª. feira  XIX semana comum – Josué 3, 7-11.13-17 – o Senhor nos conduz na travessia do deserto da nossa vida”!
O jovem Josué agora ia à frente do povo na travessia para a terra prometida e o Senhor o exaltava e incentivava conduzindo-o com braço forte.  De geração a geração o auxílio de Deus é para todos os seus escolhidos, por isso, embora fosse ainda jovem, Josué possuía a força e o poder que o Senhor lhe concedia. E assim como Moisés, ele também sabia que o Senhor estava perto e seguia as Suas ordens. E assim, ele foi conduzindo o povo de Deus, transpondo os obstáculos e motivando a que ouvissem o Senhor: “Aproximai-vos para ouvir as palavras do Senhor vosso Deus”.  A Arca da Aliança continha a Lei de Deus e eram os sacerdotes que a levavam à frente enquanto o povo de Israel atravessava o rio Jordão a pé enxuto. A Arca hoje é a Igreja de Jesus Cristo que por meio dos seus pastores transmite a Palavra de Deus e orienta a nossa caminhada. São eles, os pastores, que abrem o caminho para nós na pregação, na celebração eucarística, quando ministram os sacramentos quando distribuem a Eucaristia que nos alimenta e fortalece a nossa alma. Assim também, o Senhor nos conduz na travessia do deserto da nossa vida. A sua Palavra é o nosso guia e quando vivemos os Seus mandamentos nós também pisamos em chão firme, mesmo que o mundo esteja tremendo. Nos momentos de dificuldades nós nunca podemos esquecer de que  o segredo para que nós e aqueles que nos possamos enfrentar os desafios da vida é também nos aproximarmos para “ouvir as palavras do Senhor”. Quem assim o fizer terá bom êxito na sua caminhada. -  E você, tem seguido as instruções do Senhor através da reflexão da Sua Palavra? -  O que você percebe mais nessa leitura? Anote no seu caderno. É para você!

Salmo 113  – Aleluia, Aleluia, aleluia
O salmista exalta os grandes feitos do Senhor quando o povo de Israel saiu do Egito. Toda a criação estava posta às ordens de Deus, as águas do mar e do rio, as montanhas e as colinas obedeciam e contribuíam para que o povo de Deus fosse libertado. Assim nós também podemos pensar, pois Deus é poderoso para também dar ordens a nosso favor a fim de que nós nos tornemos templos do Senhor.

Evangelho -  Mt 18,21 a 19,1 –  “perdoar não apenas sete, mas setenta vezes sete.”.

Por meio da parábola do empregado devedor Jesus nos explica que, assim como nós pedimos um prazo a Deus para nos reabilitar dos nossos pecados, nós também precisamos dar àqueles que pecam contra nós a chance para que possam também penitenciar-se. Diante disso, precisamos, pois, tomar consciência de que o reino dos céus é feito de perdão. Jesus nos revela que o reino dos céus é daqueles que sabem perdoar e têm paciência com os erros dos irmãos. O reino de Deus acontece pelo perdão de Deus aos homens, mas também depende do perdão que o homem dá ao seu próximo. Não podemos almejar receber o perdão de Deus se, também, não perdoamos aos nossos irmãos.   Jesus vai mais além quando explica para Pedro que o perdão deve ser dado não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete, isto é, sempre. Na mesma medida que Deus perdoa as nossas dívidas, as quais são maiores do que montanhas de dinheiro, nós também precisamos oferecer o perdão às pequenas ou grandes faltas que os nossos irmãos cometem contra nós. Não se trata de quantas vezes teremos que perdoar, porque a medida do perdão é contínua. Perdoar até sete vezes? Só sete dias de uma semana? Não, perdoar a vida toda, todos os dias, sempre, tantos quantos forem os dias da nossa vida e enquanto caminharmos aqui, necessitados também, do perdão de Deus para as nossas inúmeras culpas. Aquele que perdoa, naturalmente será também perdoado. A compaixão é um atributo de Deus e se somos criados à Sua Imagem e semelhança, nós também podemos ser compassivos. No perdão estão encerradas todas as características do amor: misericórdia, paciência, compreensão, justiça, bondade, humildade.  É este o ensinamento de Jesus sobre o perdão; não nos adianta replicar ou justificar o nosso caso. A regra é para todos nós. -Como você está sobre este assunto de perdão? - Quem está precisando do seu perdão? – Você tem exercitado o dom de perdoar? – Você pelo menos deseja perdoar? – Você se sente perdoado por Deus na mesma medida com que você tem perdoado os seus irmãos?

2 comentários:

  1. Eu todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo, Jair Ferreira.

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.

    ResponderExcluir