.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 3 de julho de 2021

SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO-Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 04/07/19 - Mt16,13 -19


DOMINGO: SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO.

"TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO!”

Reflexão de Olivia Coutinho

 Caros irmãos e irmãs em Cristo!

Celebramos neste Domingo, a festa de São Pedro e São Paulo, dois homens que chegaram à Jesus, por vias diferentes e que são conhecidos como: as colunas da Igreja.  Pedro, por ter sido o primeiro líder da Igreja, Paulo, por transformá-la numa Igreja Missionária, sendo o primeiro a propagar o Reino de Deus entre os pagãos. Vindos de realidades completamente diferentes, estes dois líderes, Pedro, um simples pescador e Paulo, um Judeu culto de origem romana, deixam-se conquistar por Jesus, se colocando inteiramente à serviço do Reino de Deus, e como o próprio Jesus, deram a vida pela causa deste Reino, sendo fieis ao evangelho até as últimas consequências. 

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, narra o momento em que Jesus confere a Pedro o primado da sua Igreja.
Ao longo do texto, vemos o caminho que Jesus usou, para chegar a esta escolha. Primeiro, Ele faz uma pergunta aos discípulos: “Quem dizem as pessoas ser o Filho do homem? Para esta pergunta, surgiram várias respostas, afinal, é fácil responder em nome do outro pois não compromete. Já, quando esta mesma pergunta é direcionada a eles, ninguém ousa responder, afinal, esta pergunta de Jesus, requer uma resposta pessoal, o que exige comprometimento. Pedro, foi o único que respondeu e respondeu com firmeza: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta resposta de Pedro, agradou a Jesus, pois Ele sabia, que esta sua afirmação, era fruto da sua convivência com Ele! Por esta profissão de fé, Jesus convoca Pedro para uma missão desafiadora: conduzir a sua Igreja! “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...”
Este episódio, chama a nossa atenção, sobre a responsabilidade de quem afirma conhecer Jesus, saber quem é Jesus é muito mais do que saber que Ele é Deus. Afirmar que o conhece, implica em comprometimento com sua causa, em dar testemunho Dele em qualquer circunstância.
A narrativa chega até a nós, como um convite a conhecermos Jesus, sem conhecer Jesus, ficamos na superficialidade da fé, não vamos entrar na dinâmica do Reino e muito menos compreender que, para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz, como Ele passou...
Olhando para a escolha de Pedro, vemos que Jesus, não entregou a responsabilidade de conduzir a sua igreja, a um homem diplomado,  mas à Pedro, um homem simples, frágil, sujeito a falhas, alguém que representa os homens de toda a história da Igreja: homens santos e pecadores! 
Antes de conferir a Pedro, esta missão tão importante, Jesus não questiona o seu passado, não lhe faz nenhuma exigência, a não ser, o seu compromisso de transformar o seu amor por Ele, em cuidado para com o que é de mais precioso para Deus: o povo.

Ao escolher Pedro para a liderança da sua Igreja, fica evidente a compreensão de Jesus para com a fragilidade humana, Pedro era um homem de temperamento extremamente forte, Jesus sabia, que mais tarde ele o negaria, mas mesmo assim, confia na sua fidelidade.
Como vemos; a escolha de quem conduziria a barca de Jesus, (Igreja) não caíra sobre um homem especial, e sim, sobre um homem comum, alguém dotado de virtudes e defeitos como qualquer um de nós. O que vem nos mostrar, o quão é grande a diferença entre os critérios humanos e os critérios de Deus, os homens escolhem pessoas capacitadas para cargos de lideranças, Deus, capacita os que Ele escolhe.
Com a volta de Jesus para o Pai, Pedro assume a liderança da igreja, uma Igreja fundamentada no amor de Jesus, conduzida pelo o seu Espírito. 
Sobre a liderança de Pedro, a Igreja começa a dar passos rumo a uma nova Jerusalém, tendo a grande colaboração de Paulo, que representa a igreja itinerante, uma Igreja que não se limita a quatro paredes, mas que vai ao encontro do povo...
"A missão da Igreja consiste em revelar aos homens a vida nova que brota da ressurreição de Jesus! Sua grande riqueza está na abertura a todos os povos e culturas!"
A Igreja é unidade, ela é guardiã e propagadora do amor do Pai, da fidelidade do Filho e do poder Santificador do Espírito Santo.
O amor a Jesus, é o fundamento de toda comunidade cristã, por tanto, numa comunidade, cujo centro é Jesus, um líder não se destaca pela sua autoridade, e sim, pelo o seu amor a Jesus, transformado em serviço.
Pedro e Paulo, modelos de discípulos missionários com suas virtudes e fraquezas, mas sobre tudo, com o seu amor e fidelidade a Cristo e a sua Igreja.
Nesta solenidade, unamo-nos em oração pelo o nosso Pastor, o sucessor de Pedro, o represente legítimo de Jesus Cristo aqui na terra, o nosso tão querido Papa Francisco! Um servo de Deus que preserva dentro de si, o amor de Jesus, a firmeza de Pedro e a flexibilidade de Paulo.

São Pedro e São Paulo: rogai por nós
.

 

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho


2 comentários:

  1. Bela homilia. O nosso Papa é um grande presente de Deus ao seu povo. Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Vamos sim está em orações José Salviano.
    Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir