.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

LEVANTA-TE E ANDA.” Reflexão de Olivia Coutinho

 REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA- 01/07/21 – Mt9,1-8

QUINTA-FEIRA DA 13º SEMANA DO TEMPO COMUM

“LEVANTA-TE E ANDA.”

 
Reflexão de Olivia Coutinho

Caros irmãos e irmãs em Cristo!

A todo instante somos chamados a fazer a experiência do amor de Jesus, na partilha da vida com o irmão, transformando-nos em ponte que o liga à Ele...

O humano, quando tocado pelo o Divino, tem sua vida transformada, se liberta e se faz caminho de libertação para o outro!

A palavra de Deus, que chega até a nós, no evangelho de hoje, vem nos mostrar, através da cura de um paralítico, que pela fé, é possível vencer todos os obstáculos que nos impede de aproximarmos de Jesus, de sermos tocados por Ele!
O texto começa dizendo, que um paralítico fora levado até Jesus, deitado numa cama. Ao ver tamanha fé, tanto daquele paralítico, quanto daqueles que o levaram até Ele. “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!” Diante deste episódio, uma multidão glorificou a Deus por ter dado a um homem, o poder de curar. Até então, o povo não tinha clareza, de que o homem, chamado Jesus, não era um homem comum, se tratava do Filho de Deus! Enquanto a multidão glorificava a Deus, alguns mestres da lei, fechados em si mesmos, não quiseram enxergar a manifestação de Deus na ação libertadora de Jesus. Eles preferiram fechar os olhos diante o milagre, para criticá-Lo, alegando que Ele estava blasfemando.
Mas Jesus, que conhecia o pensamento desses seus adversários, perguntou-lhes: “Porque tendes esses maus pensamentos em vossos corações? O que é mais fácil dizer: os teus pecados estão perdoados, ou dizer: Levanta-te e anda?” Com essas palavras, Jesus tenta mostrar aos mestres da lei, que o importante ali, era a libertação daquele homem, as palavras ou a forma que Ele usou para convidá-lo a levantar-se e retomar a sua vida, não fazia diferença...
Na mentalidade dos mestres da lei, só Deus poderia perdoar pecados, este, foi a pretexto que eles arrumaram para contestar Jesus, uma forma de negar a sua divindade.
Mesmo diante de tantas evidencias de que Jesus era o Filho de Deus, os mestres da lei, se recusavam em reconhece-lo como o Messias...
Ainda hoje, como os mestres da lei, muitos, se recusam a acreditar na verdade que liberta, muitos, para não terem que mudar de vida.
O paralítico, citado no evangelho, simboliza os muitos paralíticos do nosso tempo presente. São muitos, os impossibilitados de andar, não somente por problemas físicos, mas por falta de estímulo, de alguém que lhes mostre o seu valor, que lhes aponte algo novo, novas possibilidades.
De todas as paralisias, a pior delas, é a paralisia da  indiferença enraizada naqueles que não vê o outro como irmão...
Precisamos reaprender a amar, a nos tornar caminho de libertação para o outro, o amor cria e recria vida, nos faz enxergar e apontar horizontes...

QUE DEUS NOS ABENÇOE!
FIQUEM NA PAZ DE JESUS!
Reflexão de Olivia Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário