terça-feira, 7 de agosto de 2018

-Praticar e ensinar o bem-José Salviano


13 de Agosto – Ano B


Evangelho – Mt 17,22-27




O Filho do homem vai ser entregue nas mãos daqueles que praticam o mal, a injustiça, deixando os discípulos extremamente tristes.
Como sabemos, existem pessoas que praticam o mal e ensinam aos que com eles convivem, a também praticar o mal. E assim nessa dupla prática do mal, se resume a causa principal do MAL NO MUNDO, desde os mais remotos tempos da História da humanidade.
Os profetas combateram o mal, e por isso foram condenados e mortos. Veio o Filho de Deus, e não só combateu o mal, como também nos ensinou a praticar o bem, para o nosso próprio bem. Por isso o mataram numa morte de Cruz.
Ao combater o mal, nós batemos de frente com os interesses dos poderosos, e criminosos. E é por isso que corremos riscos, de sermos mortos como um grão de trigo que é enterrado, porém ele brotará uma nova planta que irá dar frutos.
Os profetas, assim como Jesus, morreram por ter enfrentado o poder que gerava o mal. Porém, essas mortes não fora em vão. Mataram os iluminados, mas não mataram a Luz que eles irradiaram. Mata-se um idealista, mas não podem matar as suas ideias, seus ideais.
O mundo teve grandes homens que apresentaram soluções justas para uma sobrevivência ideal, feliz, com abundância, porém eles foram trucidados pelos que se sentiram incomodados, prejudicados em seus privilégios, e por tanto se acharam no direito de eliminar a todos quanto os incomodavam.
Antes de Jesus, no Antigo Testamento, a Lei era o caminho, a verdade e avida. Ou seja, a observância da Lei era o único caminho para se chegar a Deus.
Aí, veio Jesus, e anunciou que Ele é o caminho, a verdade e a vida. Ele é o único caminho para chegarmos ao Pai. O único caminho por onde temos de passar para que um dia conseguiremos alcançar a eternidade.
Jesus deu a sua vida por nós. Ele foi o cordeiro oferecido ao Pai pelos nossos muitos pecados, Ele foi morto por ter anunciado as injustiças, e defendido os direitos dos fracos.
Porém, assim como o grão de trigo, Jesus ressuscitou, e nos ofereceu tudo o que necessitamos para ter uma vida digna na Terra e um dia alcançarmos o Céu.
E Ele fez isso através da sua Igreja criada por Ele para a nossa salvação. A Igreja, portanto, é a presença viva de Deus no mundo, Jesus Cristo no meio de nós.
Aproveitemos, pois, esse imenso recurso que nos foi deixado pelo Filho de Deus para nos salvar, e salvar a quantos conseguimos.
E não tenhamos medo de profetizar. Pois “eis que estarei convosco até o fim do mundo, ...e as portas dos infernos não se prevalecerão contra ela (a minha Igreja). ...quando forem pegos, ou presos, não vos preocuparão com o que irão dizer. O Espírito de Deus falará por vós em vossa defesa...”.

Coragem! Pois devemos praticar o bem e ensiná-lo aos nossos irmãos. Foi o que disse Jesus.

E tenha um bom dia. José Salviano





Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir