terça-feira, 7 de agosto de 2018

-Como ser grande no Reino do Céus, José Salviano


14 de Agosto – Ano B

Evangelho – Mt 18,1-5.10.12-14

 

 

Queremos sempre competir, comparar-nos com os demais observando quem é o maior, o mais culto, o mais inteligente, a mais bonita.

Isso está dentro de cada um de nós.  O desejo de competir  para ver quem  é o maior, quem é a mais “guapa” de todas.

Foi por isso que os discípulos perguntaram a Jesus quem era o maior no Reino dos Céus.

E para o desconserto deles, a resposta de Jesus foi exatamente o contrário do que eles talvez estivessem pensando.  Quem sabe os discípulos  estivessem achando que pelo fato deles seguirem o Mestre, eles seriam os maiores.  Pelo fato de estarem na companhia do Filho de Deus, não tinha para ninguém, e sem nenhuma sombra de dúvida eram eles os maiorais.  Só restava saber, qual deles era o máximo.

Jesus, lhes mostra que quem quer  ser o maior, deve ser o menor de todos. O mais humilde,  aquele que está disposto a servir.

Quem se  faz pequeno como uma criança, esse é o maior no Reino dos Céus”.

E por que uma criança?  Pelo fato da criança ainda não ter cometido nenhum pecado,  pelo fato da criança não ter ambições,  e pelo fato dela  ser inocente.

Mesmo que essa criança  seja fruto de um lar desajustado, e portanto, apresentar um comportamento  agressivo, sua mente ainda não foi marcada pelos pecados a que nós os adultos possuímos.

Concluindo, para ser grande no Reino dos Céus, necessitamos ser puros, inocentes, despretensiosos como uma criança.

Pois a partir do momento que agimos de acordo com o nosso egoísmo, que buscamos defender os nossos interesses em prejuízo dos demais, já não somos grandes no Reino dos Céus, mas sim, somos como a palha que secou e agora está prestes a ser queimada.

Lembremos sempre que se a virtude número um é a CARIDADE, o maior pecado do ser humano, depois do pecado contra o Espírito Santo, é a AUSÊNCIA DE CARIDADE.

Levar uma vida prejudicando, maltratando aos outros, é o mesmo que escolher a própria condenação.

Infelizmente sabemos que a sociedade é formada de gente boa e de gente que não consegue buscar a sua sobrevivência, sem lesar os demais. Pessoas que não conseguem levar uma vida honesta, com trabalho  dedicado, procurando sempre ajudar a quem precisa.

Essas pessoas não conseguem serem grandes aos olhos de Deus, apesar de que alguns deles procuram impressionar, enganar,  se mostrando como santos, mas na verdade não passam de lobos vestidos de pele de cordeiros.

Porém, felizmente, neste mundo existem pessoas que ajudam os necessitados, pessoas que se importa com a sobrevivência dos sofridos, dos pequenos, dos humildes, dos miseráveis.

Sempre existiu e sempre existirá gente assim.  Pessoas que são grandes no Reino dos Céus, pois se compadecem do sofrimento dos irmãos. Elas tem compaixão, dos que  vivem na miséria. E isso é se colocar no lugar deles, é sofrer como eles, com eles.

Esses, meus irmãos e irmãs, são grandes aos olhos do Pai que vê tudo.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

 

 

 



2 comentários:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Boa,ótimo. Bem contundente. Gostei. Parabéns.

    ResponderExcluir