terça-feira, 7 de agosto de 2018

-O PÃO DESCIDO DO CÉU-José Salviano


19º DOMINGO TEMPO COMUM
 Dia 12

Evangelho – Jo 6,41-51




PARABÉNS, PAI. PELO SEU DIA!

Nós, os pais, ficamos meios sem graça, pois nos dia das mães, a festa é muito forte e grande com ricas homenagens. E no dia dos pais, não acontece a mesma coisa. Mais é assim mesmo. Mãe é mãe!
Precisamos reconhecer a grandeza de uma mãe.  Ela que recebeu o poder de geradora da vida, e não ficarmos com ciúmes pelos carinhos dispensados a ela no seu dia.

PRIMEIRA  LEITURA
         O profeta Elias chegou a um ponto em que ele desanimou e pediu a morte.  Mas a mão forte do Senhor o levantou. 
         Irmãs e irmãos em Cristo. Nós também podemos um dia desanimar, e nos entregar ao pecado, e botar tudo a perder. Podemos nos esfriar na fé, diante de tantas tentações, diante de tantas dificuldades que enfrentamos para sermos santos como o Pai é Santo, diante de tanta gente indiferente à palavra de Deus.    Mas a mão forte de Deus irá com toda certeza nos erguer, e nos mandar ir em frente, a  continuar a caminhada, a missão a que fomos destinados. Somos fracos, mas Deus é mais! Assim, tudo podemos naquele que nos fortalece.

SEGUNDA LEITURA
Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo...
         A carta de Paulo começa com uma palavra um tanto estranha ao nosso vocabulário pessoal: Contristar significa: causar tristeza, entristecer, ser rebelde, ser ingrato a quem tanto nos ama, ser mal agradecido, significa ainda,  causar desgosto a quem dá sua vida por nós, como o fazem muitos filhos e filhas com seus pais nos dias de hoje.  E por falar nisso, HOJE É O DIA DOS PAIS. Será que você está precisando fazer as pazes com seu pai? O pai da terra ou o Pai do Céu?         Ou você vive constantemente em sua amizade, reconhecendo tudo o que ele tem feito por você desde os primeiros dias da sua vida?
          Ah! O seu pai pisou na bola, largou sua mãe e abandonou você também!... Já parou para pensar o por que ele fez isso? Será ele foi totalmente o culpado? Deixa prá lá. O certo é que está na hora do perdão. Perdão? Vai dizer isso para minha avó!  Sim. Perdão sim.  Foi isso que Jesus fez, e nos ensinou. Ou não foi? Você quer ser perdoado(a)? Então vamos perdoar!
____Mas o meu pai está se acabando na bebida, meu!
____Sim, isso é muito errado, e ele vai sofrer as consequências.  Mas ele é o seu pai.
____O meu pai está com graves problemas de saúde por ter usado droga e bebido demais. A culpa é toda dele! O problema é dele!...
____É verdade. A sua análise é correta. Seu está encrencado demais e precisa de ajuda.  Mas ele ainda é o seu pai. 
____E o meu pai que está desempregado por que é um baita de um preguiçoso! E aí? o que você me diz? Annnn?!
____Digo que isso é lamentável, mas mesmo assim, ele continua sendo o seu pai.
____E eu! Eu e meus irmãos. Vivemos sem pai. O nosso pai traiu a minha mãe, foi um grande escândalo! Foi uma coisa abominável. Nós o expulsamos de casa, e hoje ele mora na porta da catedral. É um morador de rua.  E agora? Você tem resposta?
____Sim, tenho. E digo a vocês meus jovens, que os seus pais também sofrem. Digo que mesmo sendo os piores dos pais do mundo, eles ainda vos amam muito e choram constantemente a perda daquela vida digna de antes. E cada um deles sofre muito porque a  dor deles é maior ainda  por sentirem que perderam o amor dos filhos por suas próprias culpas, e que vocês nunca o acolherão de novo como um pai. Isso é o que lhes dói mais. O sentimento de culpa é como um peso de muitas toneladas em cima deles. Acreditem! Eles, os seus pais, agora não têm mais forças,  não conseguem voltar a trás e recomeçar tudo de novo! se isso fosse possível, eles o faria. Pensem nisso! 
         Quanto a vocês, eu digo que: Um dia serão pais, um dia serão velhos, como eles. Um dia...  O dia de amanhã só a Deus pertence. Como será o vosso  amanhã?  Vocês estão fazendo de tudo para que os seus  futuros não sejam iguais ao do seus pais. Não é? Mas estão se esquecendo de um coisinha...
Para que Deus nos abençoe, nos dê uma boa sorte, nos ajude, nos perdoe, NÓS PRECISAMOS FAZER O MESMO COM O NOSSO IRMÃO, especialmente os irmãos de sangue.
E precisamos fazer isso na prática. Não só em palavras. Ouviram bem?
         Caríssimos. Nós contristamos não só o Espírito Santo, mas a toda Trindade Santa que não cessa de nos guiar, proteger, nos perdoar, nos chamar diariamente à conversão. Trindade que nos enviou Jesus para nos salvar do pecado, e um dia merecermos a vida eterna. E o que fazemos em retribuição a tudo isso? Muito pouco, ou o pior. Somos muito ingratos pecando por incredulidade, por indiferença, pecando por ignorar a pessoa de Cristo no necessitado, pecando não só contra o primeiro mandamento: Amara a Deus, como pecamos contra o segundo mandamento: Amar o irmão como a nós mesmo.  E isso o fazemos na família, na escola, no emprego, na diversão, a todo instante, sem nos lembrar do quanto a Trindade santíssima está a todo instante zelando por nós, por nossa vida terrena e nossa vida futura, esperando pacientemente que nos arrependemos, e voltemos para o Pai, antes que seja tarde demais.
Não contristeis o Espírito Santo com o qual Deus vos marcou como com um selo...

EVANGELHO.

         Jesus disse que Ele é “o pão descido do Céu. E quem comer desse pão viverá eternamente”
Jesus é o Pão que nos prepara, nos habilita, para alcançar a vida eterna. A Eucaristia nos compromete com uma vida de santidade, e de amor aos fracos, famintos, desempregados...
Comer desse pão, é viver em Cristo, e desse modo, a vida eterna começa já aqui mesmo nessa vida terrestre. Pois, alimentados pelo Pão, e pela palavra, vivendo na comunhão como a Trindade Santa e na caridade com os irmãos e irmãs, já estamos saboreando um estado de vida semelhante ao que teremos um dia na Glória eterna.
Hoje comemoremos o dia dos pais.  Nós, os pais, ficamos meios sem graça, pois nos dia das mães, a festa é muito forte e grande com ricas homenagens. E no dia dos pais, não acontece a mesma coisa. Mais é assim mesmo. Mãe é mãe!
Precisamos reconhecer a grandeza de uma mãe.  Ela que recebeu o poder de geradora da vida, e não ficarmos com ciúmes pelos carinhos dispensados a ela no seu dia.
Hoje é dia dos pais.   Lamentavelmente não temos muito o que comemorar neste dia tão importante para a família e para a sociedade. Com a destruição da família pelos meios de comunicação, hoje temos muitos filhos que não conheceram os seus pais. Muitos meninos que ficaram efeminados por terem sido criados com mulheres: A avó, a mãe, irmãs. E por isso não tiveram a figura masculina dos seus pais para copiar, para imitar para assimilar O SER HOMEM.  Tal fato acontece por que a separação do casal pode ocorrer mesmo antes do filho ter nascido, ou logo depois.
A autoridade dos pais  está muito abalada nos tempos atuais. Por influência da mídia, dos “amigos”, da televisão e da tal ideologia de gênero!   
Os pais ensinam uma coisa e as más companhias ensinam outras totalmente inversas.  Fazendo uma retrospectiva da nossa adolescência, notamos que muitas das coisas ruins que fazemos hoje, foram aprendidas nessa fase de nossa vida.  Quem nos ensinou a fumar? Quem nos ensinou a desrespeitar os nossos pais?  Quem nos desestimulou a não rezar? A não ir mais à missa? Quem nos ensinou e estimulou a ter uma conduta sexual incorreta? Tudo isso aprendemos com os nossos "amigos".  E hoje a influência deles é tão grande ao ponto de causar o desmantelamento da união dos lares.  Ao ponto de causar a morte precoce de muitos jovens, por eles terem se envolvido com o mundo do crime.
Infelizmente a situação da nossa "família moderna" é crítica. Além dos desempregos, dos baixos salários, das péssimas condições de ensino oferecidas pelos poderes públicos, que os impossibilita de conseguir um bom emprego, os jovens atravessam toda a vida pulando de galho em galho, de subemprego em subemprego, até chegar a velhice. E aí então é que a coisa se complica ainda mais, pois a aposentadoria foi destruída  pelo poder público, devido aos muitos espertos que desviam o dinheiro da previdência para suas contas bancárias.
Mas felizmente nem tudo está perdido. Ainda existem muitas famílias estruturadas, ainda existem muitos pais que assumem os seus filhos, que saem com eles para passear, que os apoiam,  e os educam. Isso mesmo, pais responsáveis, continuem assim! Sejam perfeitos como o Pai é perfeito. Assumam o fruto do vosso amor com aquela que é a musa de sua existência, e com a qual você construiu uma vida, apesar do mundo dizer não, você e ela continuam firmes no amor um ao outro, amor este abençoado pela Igreja e por Deus, o Pai de todos os pais. 
PARABÉNS, MEU AMIGO. PARABÉNS PAI, parabéns a você que é  resistente a todas as mudanças maléficas que a sociedade impõe à família.  Parabéns, pois  aqueles que persistirem firmes até o final serão salvos.
Além de crer, precisamos viver, praticar, o que aprendemos de Jesus para então sermos dignos de suas promessas. Ele  promete, Ele cumpre, desde que façamos a nossa parte. Os políticos na época da eleição prometem  fazer e acontecer, prometem realizar coisas maravilhosas com o dinheiro dos impostos.
Porém, depois de eleitos, se “esquecem” de todas a suas promessas.
Jesus não é assim. Ele sempre cumpre o que prometeu. Desde que façamos a nossa parte no Plano de Salvação elaborado pelo Pai.


Agora, vá e faça a sua parte.  Bom domingo, José Salviano.




3 comentários:

  1. QUE DEUS O ABENÇOE PADRE, PARA QUE O SENHOR POSSA ESTÁ SEMPRE NOS ORIENTANDO COM SEUS ABENÇOADOS COMENTÁRIOS.AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  2. Otima reflexão muito atual as nossas realidades de hoje. obrigado

    ResponderExcluir