terça-feira, 17 de novembro de 2020

-A destruição do Templo-José Salviano

 

24 de novembro de 2020

 

Evangelho Lc 21,5-11


-A destruição do Templo-José Salviano

 

 

Evangelho

E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse:
Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada.
E perguntaram-lhe, dizendo: Mestre, quando serão, pois, estas coisas? E que sinal haverá quando isto estiver para acontecer?
Disse então ele: Vede não vos enganem, porque virão muitos em meu nome, dizendo: Sou eu, e o tempo está próximo. Não vades, portanto, após eles.
E, quando ouvirdes de guerras e sedições, não vos assusteis. Porque é necessário que isto aconteça primeiro, mas o fim não será logo.
Então lhes disse: Levantar-se-á nação contra nação, e reino contra reino;
E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.

 

Neste Evangelho, mais uma vez, Jesus anunciou, profetizou a destruição do Templo de Jerusalém. A bem da verdade, Jesus já estava desencantado com aquele Templo, pois os judeus o haviam transformado em um verdadeiro centro comercial, num covil de ladrões...

Jesus profetisa também que muitos virão em seu nome. E é o que está acontecendo. Muitos vieram em nome de Jesus, e estão usando o seu nome para ganhar muito dinheiro às custas da ingenuidade dos nosso irmãos humildes. 

A  destruição do  Templo de Jerusalém o realmente aconteceu anos mais arde, no ano 70 dC pelos romanos. Hoje só restam alguns muros, e a outra parte que foi reconstruída.

 

É bom lembrar que para aquele povo, a destruição do Templo seria a pior coisa que poderia acontecer.  Por que pela tradição, Deus habitava naquele santo lugar. Só que aquele lugar já estava há muito tempo profanado pela ganância, pela hipocrisia de muitos.

E os discípulos mesmo com um ar de incredulidade, perguntaram a Jesus quando essas coisas iriam acontecer, e quais seriam os sinais. Então Jesus alertou os discípulos para que não se deixassem enganar e não seguissem a qualquer voz que se parecesse com a voz dele. Hoje temos muitas vozes que clamam a existência de Deus, que falam em milhares, e pedem muito dinheiro aos seus seguidores.

Caríssimas e caríssimos. Não andemos por caminhos diferentes, não sigamos a esta gente, como Jesus nos recomendou. Não sigamos a vozes que se pareçam com a voz de Jesus, mas sim, sigamos a verdadeira palavra, que nos vem pela voz da Igreja.

 

E ao fazer esta profecia a respeito do famoso Templo de Jerusalém, Jesus estava também se referindo ao fim dos tempos e à sua morte de cruz, seguida da ressurreição. Só que ninguém entendeu esta parte, pois todos os que ouviram Jesus, só pensaram na parte material e visível. 

 

Prezados irmãos. Não devemos depositar na matéria, o sentido final da nossa vida e a causa primeira  da nossa felicidade. Não nos esqueçamos de que não levaremos nada no nosso caixão. Tudo o que acumulamos ficará para os outros. Assim, nesta vida tudo passa, tudo tem o seu fim, principalmente a nossa vida biológica. O verdadeiro sentido dessa vida está em viver com os olhos voltados para a vida que dura para sempre, nos preparando para merecê-la um dia.

 

Na nossa existência terrena, temos de valorizar mais a parte invisível, o mundo espiritual, que é a verdadeira causa da nossa felicidade, principalmente a felicidade futura. Quanto à parte material da nossa vida, ela nunca nos satisfaz, nunca estaremos  verdadeiramente saciados, quanto mais temos mais o queremos, e assim vamos acumulando coisas e dinheiro de modo que não nos sobra tempo para nos dedicar a parte espiritual, a parte mais importante, aquela que nos vai proporcionar  a passagem para a parte verdadeiramente feliz da nossa vida, que é a própria VIDA ETERNA.

 

Caríssimos. Precisamos valorizar mais os valores definitivos do que os valores transitórios da nossa caminhada terrena. Porque somente os valores definitivos é que vão garantir a nossa plena realização na outra vida. Estejamos pois, sempre nos preparando, para não sermos pegos de surpresa.  Pois não sabemos quando acontecerá isto, nem qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer.

Se cuida!

 

Tenha um bom dia. José Salviano

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir