quinta-feira, 5 de setembro de 2019

“OS CONVIDADOS DE UM CASAMENTO PODEM FAZER JEJUM ENQUANTO O NOIVO ESTÁ COM ELES?" - Olivia Coutinho

 

Dia 06 de Setembro de 2019

Evangelho de Lc5,33-39

No Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, os fariseus e mestres da Lei, disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus jejuam com  frequência e fazem orações. Mas os seus discípulos comem e bebem.
Fariseus e mestres da lei se Infiltravam no meio da multidão que cercava Jesus, com o intuito de investigá-lo. Eles queriam  saber quais eram os ensinamentos que Jesus  estava passando para os seus seguidores, se Ele estava incitando o povo ao descumprimento das tradições, normas...  Fechados em si mesmos, esses líderes,  não se abriam ao novo,  tinham  medo de perder o poder. Inconformados com a popularidade de Jesus, que crescia dia pós dia,  eles ficavam o tempo todo arquitetando um plano para pegá-lo. 
Jesus compara a Boa Nova Do Reino com uma festa de casamento! Ele deixa claro, que nada pode ser mais importante do que viver intensamente esta Festa!
Para esclarecer ainda mais a questão levantada pelos os inimigos do projeto de Deus, Jesus conta uma pequena parábola: ” Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha.” A mentalidade velha dos fariseus de ontem e dos fariseus de hoje, é como uma roupa velha, não se remenda esta roupa velha com um pano novo, que é o evangelho, pois há o risco da distorção, ou seja, dentro de uma mentalidade velha, não cabe a palavra de Jesus que é sempre nova e atual!
“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem.” Jesus é o vinho novo, a novidade trazida por Ele, não entra numa mentalidade velha, é preciso estar aberto para acolher esta novidade.
O Texto que nos fora apresentado, não tem intenção de provocar uma discussão entre velho e novo, se trata de adequar cada coisa no seu devido tempo e lugar, o que antes poderia ser visto como prioridade, hoje pode não ser.
Misturar, ou colocar algo acima da Boa Nova que é Jesus, é não estar com Ele por inteiro. Para Jesus, não vale meio termo, ou estamos com Ele, por inteiros, ou não estamos.
Jesus nos chama a vivermos a grande novidade, a sermos portadores e anunciadores da Boa Nova do Reino de Deus, para atendermos este chamado, precisamos  eliminar do nosso coração, tudo que é “velho”, aquilo que nos paralisa, que nos impede de avançarmos para aguas mais profundas...
Recusar o novo, é recusar a graça de Deus presente em Jesus! Jesus é o vinho novo, experimentá-lo, é abandonar a mentalidade velha para viver o novo que é Ele! 
Experimentemo-Lo...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olivia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir