domingo, 22 de setembro de 2019

-O MENOR SERÁ O MAIOR NO REINO DOS CÉUS- Lc 9,46-50-José Salviano


30 de Setembro de 2019

Evangelho-Lc 9,46-50

 

 

Naquele tempo:
46Houve entre os discípulos uma discussão,
para saber qual deles seria o maior.
47Jesus sabia o que estavam pensando.
Pegou então uma criança, colocou-a junto de si
48e disse-lhes:
'Quem receber esta criança em meu nome,
estará recebendo a mim.
E quem me receber,
estará recebendo aquele que me enviou.
Pois aquele que entre todos vós for o menor,
esse é o maior.'
49João disse a Jesus:
'Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome.
Mas nós o proibimos, porque não anda conosco.'
50Jesus disse-lhe:
'Não o proibais, pois quem não está contra vós,
está a vosso favor.'
Palavra da Salvação.

 

“Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”.

Minhas irmãs, e meus irmãos. Esta é a lógica de Jesus.  Lógica esta que é contrária  à lógica do mundo, o qual valoriza  os mais fortes, os mais inteligentes, os perfeitos fisicamente, os melhores, mais bonitas, bonitos, e assim por diante.

Jesus virou  esta escala de valores.  Para Ele, o maior no Reino dos Céus, é exatamente o contrário do que pensa o mundo. O maior para Jesus é o mais humilde dos homens e das mulheres também.

Quantas vezes os fracos são humilhados pelos  “FORTES”! 

Eles eram  dois primos.  Só que um era rico e o outro era pobre. Certo dia, ao voltar da feira que ficava há  uns 9 quilômetros de distância, o primo pobre vinha caminhando com sua mãe e irmãos.  Enquanto que passou por eles o primo rico,  montando um cavalo preto,  e deu um sorriso de desprezo para o primo pobre que caminhava.

Com certeza, Jesus viu tudo aquilo. Viu o desprezo do forte, e o sofrimento, a dor do fraco, pois ambos eram jovens da mesma idade, só com uma grande diferença: Um era orgulhoso, arrogante, autossuficiente, enquanto o outro era humilde.  Este sofreu muito com aquela grande humilhação, que, aliás, não foi a única que lhe acontecera  na sua infância.

Com certeza, Jesus compensou o primo pobre, e quando este chegou a vida adulta,  por uma grande graça do Pai que vê tudo, ele venceu na vida e como sempre, continuou devoto, e começou a anunciar o Reino de Deus aos 4 cantos, como ele sempre dizia.

Hoje, os dois já estão mortos, e sabe-se lá, onde está cada um deles! Porém, baseando-se na justiça divina, e no Evangelho de hoje, poderemos concluir, que aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior no Reino dos Céus!

Não nos atrevemos a julgar,  a concluir que o primo arrogante está hoje no fogo eterno, e que o primo pobre está hoje no Céu.  Só nos baseamos na lógica, na palavra de Deus,  e só pensamos. Sem afirmar nada, esperamos que o humilhado esteja agora na paz do senhor. O Senhor que disse. Felizes os que passam fome, pois eles serão saciados!

Jesus ao enviar os discípulos para evangelizar,  deu-lhes poder para fazer muitos milagres, inclusive, para curar as doenças que naquele lugar eram muitas.  Jesus recomendou também que após eles curar os doentes, avisasse a estes que o REINO DOS CÉUS ESTAVA PRÓXIMO.

Esta é uma daquelas frases de Jesus que a gente repete, ouve nos sermões, mas que ninguém nos explica o seu significado.

Veja:  Ao realizar os seus muitos milagres, Jesus nos mostrou que o Reino dos Céus estava se realizando na sua pessoa.  Em outra ocasião, Jesus disse: Ninguém vai ao Pai se não for por mim.  Eu sou o aminho, a verdade e a vida.  Isto é o meu corpo tomai e comei  todos vós. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue viverá em mim e eu nele. E ainda terá a vida eterna...  

Então, quando Jesus dizia: O Reino de Deus está próximo,   Ele queria nos dizer, próximo deles, daquelas pessoas que o cercavam.  Pois o Reino de Deus era Ele, porque Jesus é o caminho que nos leva ao Pai, que nos leva a vida eterna, nos leva ao Reino de Deus.

Sejamos, pois humildes, vamos reconhecer-nos pecadores, indignos de receber a Eucaristia, indignos de Deus. Sejamos simples como a pomba e prudente como a serpente, como nos aconselhou o próprio Jesus. Nada de arrogância, de menosprezar os fracos, pois os primeiros podem ser os últimos e os fracos, os últimos podem ser os primeiros a chegar no Reino dos Céus!

Tomemos mais cuidado quando estivermos nos relacionando com as pessoas, com os humildes. Pois bem aí do nosso lado, está Aquele que um dia irá nos julgar pelos nossos atos de discriminações, pela nossa arrogância, e desprezo para com os menores na Terra.

REINO DOS CÉUS ESTAVA PRÓXIMO. Bem próximo de nós. Queridas e queridos irmãos. Como vimos neste Evangelho, Jesus é o Reino dos Céus. Ele está em toda parte. Está bem aí do seu lado, não para condená-lo, mais para lhe dar oportunidades de se salvar. Fale com Ele pela oração constante. Ele é o caminho que nos leva ao Pai, ao Reino eterno!

 

Fica com Deus. José Salviano. 

 

 



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir