terça-feira, 7 de maio de 2019

-4º DOMINGO DA PÁSCOA-José Salviano


4º DOMINGO DA PÁSCOA
12 de Maio de  2019

 Evangelho Jo 10,27-30

 At 13,14.43-52; Sl 100; Ap 7,9.14b-17


Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos

"...quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus.  Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: 'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais... ... vamos dirigir-nos aos pagãos.
            Os apóstolos cheios do Espírito Santo anunciavam a todo vapor, a Boa Nova, que era a palavra de Deus apreendida por eles através da pessoa de Jesus Cristo.
            Os judeus, por sua vez, se julgavam os escolhidos, por Deus, os melhores, os santos, os que sabiam tudo, e, assim como os apóstolos, diziam-se filhos de Deus. Porém, sentiram uma grande inveja do talento, do dom da palavra, do arrojo dos apóstolos ao anunciar O Evangelho de Jesus Cristo.
            Meus caros irmãos. Será que hoje ainda acontecem coisas desse tipo? Será que entre nós, irmãos em Cristo existe inveja? Será que por medo do poder de fogo da oratória de algum catequista, alguém teve a coragem de excluí-lo das pastorais da paróquia? Que coisa mais feia! Aquele que prega contra a exclusão, excluiu um paroquiano por inveja do seu talento para evangelizar, talento esse que foi dado por Deus!
            Prezado catequista.  Se uma coisa assim já aconteceu com a sua pessoa, não alimente sentimentos de raiva, de desprezo, muito menos de vingança. Reze muito pela pessoa que o discriminou e o excluiu, que o afastou das atividades paroquiais, impedindo-o de anunciar a palavra de Deus. Reze  para que Deus o  perdoe. E, acima de tudo, para que ele nunca mais faça uma coisa dessa.
           

Evangelho       

Naqueles tempos, disse Jesus: "As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um"
            As ovelhas das quais Jesus se refere, é o seu rebanho, é a sua Igreja, especialmente, os escolhidos para continuar o seu trabalho missionário, e de salvação do mundo. São os bispos, padres e demais ministros ordenados, dirigidos pelo Papa.
            Então, ao contrário do que pensam alguns cristãos de meia tigela, cristãos de conveniência, cristãos por interesses, cristãos que falam mais não praticam, a Igreja não entra em crise. Nunca entrará em estado de crise! Sabe porque? É por causa das promessas de Cristo. Cristo não é como muitos que prometem muitas coisas e depois se esquecem de tudo o que disseram. Jesus promete e cumpre. Jesus prometeu que as portas dos infernos nunca se prevaleceriam contra a sua Igreja, e sempre cumpriu, e cumprirá a sua promessa.
            Não é por que alguns ordenados cederam às tentações do demônio e viveram segundo a carne, em comportamento de desvios de conduta, que vamos sair por aí difamando a Igreja toda, e dizendo que ela está em crise.
            "As minhas ovelhas escutam a minha voz" - Aqueles que realmente fazem parte do rebanho de Cristo  de corpo e alma, aqueles que escutam a voz de Deus e abraçam a sua missão, carregando a sua  cruz e  fazendo a vontade do Pai, esses vivem segundo o Espírito de Deus e não segundo a carne.  Porém, infelizmente, alguns, tentados que são, não resistem, vacilam e caem, sendo assim motivo de escândalo para aqueles que como aves de rapina, vivem buscando um motivo para botar fogo no circo, para fomentar a discórdia, ou simplesmente para se autopromover aproveitando do momento oportuno.
            Porém, nunca desanimemos com tais notícias, pois Jesus prometeu: Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão.  As autênticas ovelhas não se desgarrarão do Pastor.  Porque:  "...ninguém vai arrancá-las de minha mão..." Foi o que Jesus nos garantiu, meus irmãos!
            Caríssimos. A Igreja pode até passar por momentos especiais em que requerem adaptações  e mudanças. Mais só os pessimistas ou os de pouca fé poderão admitir uma crise dentro da Igreja. "Pois Ele estará conosco até os fins dos tempos".
            Assim, quando algum incrédulo com um ar de  sarcasmo nos interrogar perguntando pelos escândalos de pedofilia, ou coisa desse tipo, como pela renúncia do Papa, estejamos preparados para lhes responder a altura. Defendamos a nossa Igreja. Mais é bom estarmos preparados, contritos para que o Espírito de Deus fale por nós no momento dos ataques daqueles que movidos por satanás, nos abordam para nos derrubar. Não tenhamos medo! Pois o Senhor está conosco. Não nos acovardemos pois nós renunciamos a satanás autor de todo o mal, inclusive dentro da Igreja, de todo pecado, e pai de toda mentira.  Não nos deixemos ser levados por sentimentos de desânimo, tristezas, melancolia, de fracasso, solidão, frustração, de desconfiança do amor e do poder de Deus e da competência dos sacerdotes, de revolta contra Deus por essas coisas acontecerem dentro da nossa Igreja. E quando nos referimos a Igreja dizendo: A Igreja... Não nos esqueçamos, que  nós somos, nós também formamos a Igreja. Pois a Igreja é formada de pessoas humanas sujeitas a cometerem erros, assim como eu e você. Somos seres errantes, somos Igreja. Mas o melhor de tudo isso é que somos templos do Espírito de Deus!  
            A Igreja é Santa (assistida pelo Espírito de Deus) e é pecadora, por ser composta de seres humanos.  Nesse momento você é mais santo ou mais pecador?  De que lado você está neste exato momento? Se estiver do lado do pecado, está na hora de renunciar ao ciúme, inveja, preguiça, hipocrisia, fingimento, falsidade, adulação, vingança, em fim de todo o pecado, e procurar um sacerdote para fazer uma boa confissão.
            Meus irmãos. Não tenhamos medo de satanás e de todas as suas armadilhas contra a Igreja. Não nos apavoremos diante de tanta violência espalhada na internet, nos jogos de video games, nas favelas e mesmo nos bairros nobres. Pois aquele que é o nosso Pai é maior, é mais forte e mais poderoso do que tudo isso, e prometeu estar conosco até os fins dos tempos. Por tanto, CORAGEM! VÁ EM FRENTE. ESCUTA, ESTUDA, LÊ, PRATICA E ENSINA.
"Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. Eu e o Pai somos um"
            Tenha um santo domingo, e reze pela Igreja. Para que Deus a livre de todas as ciladas do demônio, pelo seu crescimento no mundo, pelas vocações sacerdotais. Amém.

José Salviano



O DIA DAS MÃES


O DIA DAS MÃES - O Dia das Mães é um dia mais que especial.  Pois é o dia de agradecer a  Deus por todas as mães do mundo. As mães vivas e as mães que já se foram. O Dia das Mães é uma oportunidade que temos não somente de dar presentes caros, mais principalmente de demonstrar o nosso reconhecimento, para com aquela que chora quando sofremos, que se alegra quando conseguimos vencer uma etapa, aquela que não dorme quando estamos doentes, e quando estamos fora de casa esperando apreensiva a nossa entrada porta a dentro. Mãe é aquela que continua nos amando mesmo quando somos ingratos, agressivos, e rebeldes. Por que mãe é mãe. Foi ela quem nos carregou em seu corpo durante  nove meses. Foi ela que numa mistura de lágrimas, gemidos, gritos e sorrisos, viveu intensamente o momento do parto. O momento em que ela nos colocou neste mundo. Por isso, hoje precisamos dar-lhe um abraço demorado, acompanhado de beijos e muito carinho.   Se pudermos, daremos presentes. Porém, se não pudermos, não importa. Pois o que ela mais espera de nós hoje, é o nosso carinho. Mesmo porque, de nada adianta darmos presentes finos e caros, se não demonstramos o nosso amor pela nossa mãe!  E esteja certo que ela sofre muito com isso. Com o seu desamor de filho ingrato!
            A mãe pode ser rica, pobre, feia bonita, velha, jovem, ignorante, culta, deficiente, de corpo perfeito, triste, sorridente... enfim, o que importa é que ela é a nossa mãe!

Mãe, você é a sabedoria que eu precisava nos meus dias, 
para que eu pudesse aprender com você tanta coisa, 
principalmente a amar.

Você é toda amor, é pura beleza, irradia paz e é portadora
de coisas belas, que o dinheiro não compra, e ninguém
consegue levar.

Por amar tanto você, é que hoje eu falo do meu amor, 
que ficou de ser falado um dia, mas ainda ha tempo de
eu lhe dizer, que você é o meu maior tesouro.
O maior presente que Deus me deu.

Gostaria que todas as mães fossem como você, 
cheia de amor pela vida, pelo que faz, pelos filhos,
um exemplo a ser seguido por tantos, mas eu tenho você
e sou muito feliz.

Que Deus a abençoe, e perpetue o seu amor.

FONTE: 
http://www.belasmensagens.com.br/dia-das-maes/mae-voce-e-toda-amor-2714.html#ixzz2Nc0jVNLg

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir