segunda-feira, 27 de março de 2017

Se creres verás a glória de Deus-Helena Serpa

02/04/2017 - V DOMINGO DA QUARESMA 1ª. Leitura Ezequiel 37,12-14 – “perspectiva de uma vida nova,”
Desanimado e sem esperanças, banido da sua terra e longe do templo, o povo de Israel experimentava o jugo da morte.  Ezequiel, então, cumprindo a sua missão de profeta, em Nome de Deus lhe acena com a perspectiva de uma vida nova, e lhe promete o retorno à sua terra natal. Esta profecia convém também hoje para todos nós, mas, sobretudo para aqueles que de alguma forma, se encontram desanimados e desesperançados, porque estão longe de Deus, longe da Igreja e do convívio cristão, sendo escravos do pecado. O Senhor promete nos tirar das nossas sepulturas, das nossas fobias, dos nossos temores e da nossa paralisia, quando estamos sob o jugo do pecado, que é a morte da alma. Promete nos resgatar para a Sua Igreja, para o seio da Mãe renovando-nos o espírito, com o poder do Seu Espírito Santo. Somos hoje o povo de Deus que caminha no exilio do mundo, sob o peso do pecado e da nossa humanidade corrompida. Mesmo que não queiramos admitir, muitas vezes somos sepultados nas covas que nós mesmos cavamos, mas os juramentos do Senhor são irrefutáveis e nos levam a ter uma nova perspectiva de vida. Precisamos, portanto, nos apossar das promessas de restauração que o Senhor nos faz reconhecendo a nossa fraqueza e nos deixando ser amparados pela Sua força.  – Em algum momento você também se sente sem esperança, como se estivesse “morto (a)”? – Você admite que tenha cavado algumas sepulturas para si mesmo (a)? – Você acredita que Deus pode tirá-lo (a) de lá?  - Faça o teste, deixe-se conduzir pelo Espírito Santo! 

Salmo 129 – “No Senhor, toda graça e redenção!”
Mesmo que sejamos os maiores pecadores, mesmo que estejamos   nas profundezas da morte pelo pecado, nunca podemos esquecer que o Senhor não leva em conta nossas faltas, quando clamamos o Seu perdão. Somente NELE poderemos colocar a nossa esperança, pois a nossa alma espera por Ele, ainda que o nosso corpo não queira admitir. No Senhor se encontra graça e redenção e a todo o momento Ele está pronto a nos libertar e absolver a nossa culpa. Por isso, podemos repetir com o salmista: “A minha alma espera no Senhor mais que o vigia pela aurora!”

2ª. Leitura – Romanos 8, 8-11 – “O Espírito Santo vivificará os nossos corpos mortais ”
Todos os que pertencem a Cristo e Nele se tornaram filhos e filhas de Deus têm o Espírito Santo como marca registrada. O Espírito de Deus é quem nos vivifica, diz São Paulo! Por isso, nesta leitura podemos perceber bem a diferença que há entre quem vive segundo a carne e quem vive segundo o Espírito.   Os que foram batizados em Cristo têm em si o poder para vencer a barreira da carne deixando que o Espírito Santo que lhe foi concedido, direcione a sua vida e o faça viver conforme Cristo. Se o Espírito de Deus mora em nós, Ele nos vivificará e, mesmo que o nosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, nosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. Não podemos viver no mundo como cidadãos comuns, seguindo a mentalidade da carne, nos conformando ao modismo e à mediocridade que nos deixa apáticos (as), atolados (as) no lamaçal. Precisamos nos apossar da nos carta de alforria para que realmente sejamos livres, de nós mesmos (as), por causa da nossa tendência pecaminosa. O homem e a mulher livres se deixam conduzir pelo Espírito Santo, promessa do Pai que Jesus nos enviou como advogado, consolador e santificador. O Espírito que ressuscitou Jesus Cristo nos ressuscita, desde já, das obras de morte, a que nos entregamos. – Você tem consciência de que o Espírito Santo de Deus mora no seu interior? – As suas obras condizem com o que Deus preparou para você viver? – Você tem vivido na carne ou no Espírito Santo? – Você tem refletido sobre os frutos da sua vida?

Evangelho – João 11, 1-45 ou 3-7.17.20.27.33-45 – “ Se creres verás a glória de Deus”
Deus quis que Lázaro, morto há quatro dias, fosse ressuscitado e reintegrado ao seio da comunidade e da sua família. Ele quis provar para todos nós que tem poder para interferir nas nossas vidas e nos ressuscitar de todas as mortes que vivenciamos na nossa estada terrena. Por isso, o Evangelho da ressurreição de Lázaro retrata para nós o domínio que Jesus tem sobre o pecado e a morte. Partindo daí, podemos crer que Ele também tem domínio sobre a nossa vida e através da nossa história quer manifestar a glória Deus diante do mundo. Assim também, Ele hoje diz para nós: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?” Podemos, então, concluir que todas as pessoas que amam a Deus e acreditam em Jesus como seu Senhor e Salvador têm a sua vida posta sob a Sua autoridade, e experimentam aqui na terra a glória de Deus. Assim como Marta foi ao encontro de Jesus confiando em que tudo que Ele pedisse ao Pai seria concedido, hoje também, nós, que acreditamos em Jesus e O temos como nosso Senhor, podemos ter certeza de que tudo o que pedirmos ao Pai  em Seu Nome, nos será dado, para a  glória de Deus e do Seu Filho. É vontade de Deus que, como Lázaro, recebamos uma vida nova, que permaneçamos aqui na terra fora do sepulcro do pecado, da escravidão aos vícios, da desarmonia, da violência. Jesus precisou da ajuda daqueles que estavam ao redor do sepulcro de Lázaro, para que tirassem a pedra que o impedia de sair.  Hoje também Ele se compadece das nossas misérias, das nossas enfermidades, da nossa paralisia e ordena àqueles (as) que estão mais próximos de nós e conhecem a nossa situação: ”Tirai a pedra”. Na mesma medida todos somos instrumentos de Jesus aqui na terra, como intercessores, como pregadores, como consoladores, confidentes, amigos solidários para retirar a pedra do sepulcro de muitos que estão sepultados nos pecados. Todos nós necessitamos do poder ressuscitador de Jesus e todos nós possuímos o Espírito Santo que nos ajuda na obra de ressurreição que o Senhor quer fazer no mundo, através de nós. Basta que creiamos em Jesus e veremos a glória de Deus se manifestar.   – Você crer que Jesus tem poder sobre a sua vida e pode tirá-lo (a) do sepulcro do pecado? – Você aceita ser Seu instrumento para ressuscitar os Lázaros de hoje? – Qual é a pedra que está impedindo de você levantar-se? – Você conta com alguém que o (a) ajude? – Você já experimentou a glória de Deus?


Nenhum comentário:

Postar um comentário