Tempo Comum – Anos Ímpares – V Semana –
Quarta-feira
8 Fevereiro 2017
Lectio
Primeira leitura:
Génesis 2, 4b-9, 15-17
Quando o Senhor Deus
fez a Terra e os céus, 5e ainda não havia arbusto algum pelos campos, nem
sequer uma planta germinara ainda, porque o Senhor Deus ainda não tinha feito
chover sobre a terra, e não havia homem para a cultivar, 6e da terra brotava
uma nascente que regava toda a superfície, 7então o Senhor Deus formou o homem
do pó da terra e insuflou-lhe pelas narinas o sopro da vida, e o homem
transformou-se num ser vivo. 8Depois, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden,
ao oriente, e nele colocou o homem que tinha formado. 9O Senhor Deus fez brotar
da terra toda a espécie de árvores agradáveis à vista e de saborosos frutos
para comer; a árvore da Vida estava no meio do jardim, assim como a árvore do
conhecimento do bem e do mal. 15O Senhor Deus levou o homem e colocou-o no
jardim do Éden, para o cultivar e, também, para o guardar. 16E o Senhor Deus
deu esta ordem ao homem: «Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim;
17mas não comas o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, no dia em
que o comeres, certamente morrerás.»
Havia alguma coisa,
quando ainda não existia nada? Esta pergunta não é tão ingénua como possa
parecer. De facto, não podemos falar das origens do mundo sem ser por
paradoxos. O autor de Gn 2 responde assim: havia a terra e o céu, mas não havia
o homem para trabalhar a terra. Gn 2 esta centrado na criação do homem, da
mulher e dos animais, e não do cosmos, como Gn 1, onde o homem foi criado em
vista do serviço litúrgico, do louvor sabático. Gn 1 é um relato “sacerdotal”.
Em Gn 2, o homem é tirado do pó humedecido, da terra, adamáh, «a avermelhada».
Daí o seu nome de Adão. Nascido da terra, para à terra voltar, o homem é
destinado ao trabalho agrícola, indispensável para a vida do mundo. É uma
perspectiva aparentemente mais «leiga». Mas em hebraico “serviço litúrgico” e
«trabalho agrícola» expressam-se com o mesmo termo. Não são duas coisas opostas
e inconciliáveis. Para cultivar a terra, o homem é colocado «num jardim», ou
«paraíso» como também costumamos dizer. A palavra hebraica gan indica um oásis
na estepe (edin). O termo hebraico gan tem um sinónimo pardés, termo com origem
na palavra persa pardeiza, que significa propriedade vedada, jardim, pomar.
Pardeiza, em grego deu parádeisos, e em latim paradisum, que está na origem do
português paraíso. No paraíso, o homem podia dispor de todos os frutos das
árvores, excepto do da árvore do «conhecimento do bem e do mal» (v. 17). Porque
terá Deus proibido ao homem distinguir o bem do mal? Os exegetas tentam
actualmente uma explicação: o bem e o mal são opostos. Com frequência, na linguagem
bíblica, usam-se opostos para indicar a totalidade. Assim, por exemplo, «entrar
e sair» significa viver. Conhecer o bem e o mal quereria dizer, pouco mais ou
menos, conhecer tudo o que é cognoscível. Mas, conhecer tudo é uma prerrogativa
divina e não humana. O homem que aspira à omnisciência pretende ocupar o lugar
que só a Deus pertence. Daí que lhe seja proibido comer daquela árvore.
Evangelho: Marcos 7,
14-23
Naquele tempo, Jesus
chamou de novo a multidão e disse-lhes: «Ouvi-me todos e procurai entender.
15Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar impuro. Mas o que
sai do homem, isso é que o torna impuro. 16Se alguém tem ouvidos para ouvir,
oiça.» 17Quando, ao deixar a multidão, regressou a casa, os discípulos
interrogaram-no acerca da parábola. 18Ele respondeu: «Também vós não
compreendeis? Não percebeis que nada do que, de fora, entra no homem o pode
tornar impuro, 19porque não penetra no coração mas sim no ventre, e depois é
expelido em lugar próprio?» Assim, declarava puros todos os alimentos. 20E
disse: «O que sai do homem, isso é que torna o homem impuro. 21Porque é do
interior do coração dos homens que saem os maus pensamentos, as prostituições,
roubos, assassínios, 22adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão,
inveja, maledicência, orgulho, desvarios. 23Todas estas maldades saem de dentro
e tornam o homem impuro.»
Jesus dirige-se agora
ao povo simples e, num segundo momento, apenas aos discípulos. Enfrenta
questões legais delicadas para a mentalidade dos judeus piedosos e observantes.
Jesus difere dos profetas e dos judeus de cultura helenista. Não se pode
distinguir a esfera religiosa, divina, e a vida, como esfera quotidiana, que
não pertence a Deus. As coisas do mundo não são «impuras» em si mesmas. São os
homens que as podem tornar impuras. A comunidade de Jesus acredita na bondade
da criação.
Podemos distinguir no texto três momentos: o ensinamento de Jesus à multidão (vv. 14-16); a sentença de Jesus (v. 15); o ensinamento aos discípulos (vv. 17-23); a verdadeira impureza, o coração, o catálogo dos vícios. Mas o mais importante é o comportamento dos homens diante das exigências do reino de Deus. A pureza ou a impureza das coisas depende do coração do homem. É a atitude do homem perante elas, é o uso que faz delas que as pode tornar impuras. Não há nada sagrado ou profano, puro ou impuro em si. A criação é «secular»: pode ser profana e pode ser sagrada. A sacralidade e a pureza vêm ao homem e ao mundo, não de modo automático pelo contacto com determinadas coisas, lugares ou pessoas, mas unicamente através do canal do diálogo entre Deus e o homem.
Podemos distinguir no texto três momentos: o ensinamento de Jesus à multidão (vv. 14-16); a sentença de Jesus (v. 15); o ensinamento aos discípulos (vv. 17-23); a verdadeira impureza, o coração, o catálogo dos vícios. Mas o mais importante é o comportamento dos homens diante das exigências do reino de Deus. A pureza ou a impureza das coisas depende do coração do homem. É a atitude do homem perante elas, é o uso que faz delas que as pode tornar impuras. Não há nada sagrado ou profano, puro ou impuro em si. A criação é «secular»: pode ser profana e pode ser sagrada. A sacralidade e a pureza vêm ao homem e ao mundo, não de modo automático pelo contacto com determinadas coisas, lugares ou pessoas, mas unicamente através do canal do diálogo entre Deus e o homem.
Meditatio
Mais uma vez, Jesus
fala por enigmas: «Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa tornar
impuro. Mas o que sai do homem, isso é que o torna impuro» (v. 15). Como
qualquer enigma, também este não é de fácil compreensão. Por isso é que Jesus
começou por dizer: «Ouvi-me todos e procurai entender» (v. 14).
Estas palavras podem ser entendidas em sentido físico. Segundo a lei de Moisés, havia impurezas rituais concernentes aos alimentos e ao comer sem ter lavado as mãos. No evangelho de hoje a discussão partiu exactamente do facto dos Apóstolos comerem sem antes lavar as mãos. Mas havia outras impurezas ligadas aos que «sai do homem», tal como perdas de sangue e outras. A mulher do Evangelho, que tinha perdas de sangue, escondia-se para não tocar outras pessoas e torná-las impuras. Quem fosse tocado por ela, teria de lavar-se e aguardar algum tempo antes de poder participar no culto.
O enigma de Jesus poderia ser entendido no sentido em que Ele dava mais importância ao que sai do homem do que ao que ele come e bebe. Mas não era essa a intenção de Jesus: Ele distinguia o exterior e o interior no sentido do físico e do moral ou espiritual. Queria dizer que as coisas materiais têm menos importância para a pureza religiosa. E isto era uma verdadeira revolução religiosa, uma dessacralização. É certo que,
para Jesus, todas as coisas têm relação com Deus e devem ser santificadas. Mas não devem ser sacralizadas, não se lhes deve dar uma importância desproporcionada. O alimento, o lavar as mãos, têm importância. Mas não devem ser entendidos como realidades sagradas. Uma coisa é a higiene; outra é a pureza religiosa. Há relação entre a limpeza do corpo e o respeito devido a Deus. Mas não se pode considerá-los tão importantes, que permitam esquecer outros aspectos bem mais importantes, e que não são tão facilmente alcançáveis. Purificar o coração é mais difícil do que lavar as mãos!
Jesus revela que a pureza religiosa não é exterior, mas interior. É preciso purificar o coração, o nosso íntimo, o nosso «eu profundo», onde realmente se dá o encontro com Deus, mais do que as mãos. Há que purificar as intenções, os desejos, os actos da vontade e da inteligência, pois é deles que nasce tudo o que é mau: «as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro» (v. 21-23).
Estas palavras podem ser entendidas em sentido físico. Segundo a lei de Moisés, havia impurezas rituais concernentes aos alimentos e ao comer sem ter lavado as mãos. No evangelho de hoje a discussão partiu exactamente do facto dos Apóstolos comerem sem antes lavar as mãos. Mas havia outras impurezas ligadas aos que «sai do homem», tal como perdas de sangue e outras. A mulher do Evangelho, que tinha perdas de sangue, escondia-se para não tocar outras pessoas e torná-las impuras. Quem fosse tocado por ela, teria de lavar-se e aguardar algum tempo antes de poder participar no culto.
O enigma de Jesus poderia ser entendido no sentido em que Ele dava mais importância ao que sai do homem do que ao que ele come e bebe. Mas não era essa a intenção de Jesus: Ele distinguia o exterior e o interior no sentido do físico e do moral ou espiritual. Queria dizer que as coisas materiais têm menos importância para a pureza religiosa. E isto era uma verdadeira revolução religiosa, uma dessacralização. É certo que,
para Jesus, todas as coisas têm relação com Deus e devem ser santificadas. Mas não devem ser sacralizadas, não se lhes deve dar uma importância desproporcionada. O alimento, o lavar as mãos, têm importância. Mas não devem ser entendidos como realidades sagradas. Uma coisa é a higiene; outra é a pureza religiosa. Há relação entre a limpeza do corpo e o respeito devido a Deus. Mas não se pode considerá-los tão importantes, que permitam esquecer outros aspectos bem mais importantes, e que não são tão facilmente alcançáveis. Purificar o coração é mais difícil do que lavar as mãos!
Jesus revela que a pureza religiosa não é exterior, mas interior. É preciso purificar o coração, o nosso íntimo, o nosso «eu profundo», onde realmente se dá o encontro com Deus, mais do que as mãos. Há que purificar as intenções, os desejos, os actos da vontade e da inteligência, pois é deles que nasce tudo o que é mau: «as prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições, perversidade, má fé, devassidão, inveja, maledicência, orgulho, desvarios. Todas estas maldades saem de dentro e tornam o homem impuro» (v. 21-23).
Oratio
Obrigado, Senhor
Jesus, pela luz que trouxeste aos teus discípulos, libertando-os da opressão de
práticas religiosas vãs, com a efusão do teu Espírito. Continua a derramar
sobre nós esse mesmo Espírito: «Manda, Senhor, o teu Espírito, e tudo é
criado», pediam os justos do Antigo Testamento, quando rezavam pela primeira
criação. «Manda, Senhor, o teu Espírito, e tudo é criado», rezamos nós, agora,
pensando na nova criação, a criação do homem novo, à imagem e semelhança de
Deus. Amen.
Contemplatio
Escutemos o grande
apóstolo, Paulo: «Desde que pertencemos a Jesus Cristo, tornamo-nos uma nova
criatura: o passado já não existe; tudo é renovado. Ora, tudo isto vem de Deus,
que nos reconciliou consigo pelo Cristo e foi a nós que Ele confiou o
ministério da reconciliação. Sim, foi Deus quem reconciliou os homens consigo
em Jesus Cristo, não lhes imputando os seus pecados, e foi em nós que Ele
colocou a palavra da reconciliação. Nós desempenhamos, portanto, as funções de
embaixadores de Cristo, como se Deus mesmo vos exortasse pela nossa boca. Oh!
Conjuramo-vos, em nome de Cristo, reconciliai-vos com Deus! Por nosso amor, fez
pecado (ou vítima do pecado) aquele que não conhecia o pecado, a fim de que nos
tornássemos a justiça (ou os justificados) de Deus» (2Cor 5, 17). Senhor,
exercei a vossa misericórdia sobre a minha pobre alma. (Leão Dehon, OSP4, p.
222).
Actio
Repete frequentemente
e vive hoje a palavra:
«Nada há fora do homem que o possa tornar impuro» (cf. Mc 7, 15).
«Nada há fora do homem que o possa tornar impuro» (cf. Mc 7, 15).
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Subsídio litúrgico a
cargo de Fernando Fonseca, scj
Obrigado
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