quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Genealogia de Jesus-Claretianos

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015
Gênesis 49,2.8-10: O cetro não se apartará de Judá
Salmo 71: Que todos os povos da terra se prostrem diante de ti, Senhor
Mateus 1,1-17: Genealogia de Jesus, Messias, Filho de David
Genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão.2Abraão gerou Isaac. Isaac gerou Jacó. Jacó gerou Judá e seus irmãos.3Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara. Farés gerou Esron. Esron gerou Arão.4Arão gerou Aminadab. Aminadab gerou Naasson. Naasson gerou Salmon.5Salmon gerou Booz, de Raab. Booz gerou Obed, de Rute. Obed gerou Jessé. Jessé gerou o rei Davi.6O rei Davi gerou Salomão, daquela que fora mulher de Urias.7Salomão gerou Roboão. Roboão gerou Abias. Abias gerou Asa.8Asa gerou Josafá. Josafá gerou Jorão. Jorão gerou Ozias.9Ozias gerou Joatão. Joatão gerou Acaz. Acaz gerou Ezequias.10Ezequias gerou Manassés. Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias.11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no cativeiro de Babilônia.12E, depois do cativeiro de Babilônia, Jeconias gerou Salatiel. Salatiel gerou Zorobabel.13Zorobabel gerou Abiud. Abiud gerou Eliacim. Eliacim gerou Azor.14Azor gerou Sadoc. Sadoc gerou Aquim. Aquim gerou Eliud.15Eliud gerou Eleazar. Eleazar gerou Matã. Matã gerou Jacó.16Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo.17Portanto, as gerações, desde Abraão até Davi, são quatorze. Desde Davi até o cativeiro de Babilônia, quatorze gerações. E, depois do cativeiro até Cristo, quatorze gerações. Nascimento de Jesus.
Comentário
 O evangelho de Mateus pretende convencer os judeus de que Jesus é o Messias. Os judeus, sobretudo depois do desterro, deram grande importância às listas dos antepassados (genealogias). Desta maneira se pretendia mostrar a pertença ao povo de Israel, a uma tribo e família determinada. No caso de Jesus se dá especial importância ao fato de ser descendente de Abraão e especialmente da família do rei Davi, para que assim se cumpram as escrituras.

Deus havia feito a Abraão promessas de bênção para seus descendentes e para todas as nações. A nova família de Abraão somente em busca de uma terra justa e livre. A obra iniciada por Abraão foi completada por Davi, porém este conduziu o povo a uma situação que terminou na divisão, a escravidão e o exílio. A Jesus, descendente destas nobres figuras, lhe corresponde levar a obra de Deus a seu término: o reinado de Deus. Jesus é o depositário da ação histórica de Deus para com Israel. É o Messias que criará uma mudança de mentalidade naqueles que escutem sua palavra. E nós, como estamos reconhecendo a ação libertadora de Deus, através de Jesus, em nossa própria história?


Nenhum comentário:

Postar um comentário