quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Dará à luz um filho que se chamará Jesus-Claretianos

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015
Jeremias 23,5-8: Suscitarei de Davi um rebento legítimo
Salmo 71: Vem, Senhor, vem trazer a justiça e a paz
Mateus 1,18-24: Dará à luz um filho que se chamará Jesus.
Eis como nasceu Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava desposada com José. Antes de coabitarem, aconteceu que ela concebeu por virtude do Espírito Santo.19José, seu esposo, que era homem de bem, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. 20Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo.21Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. 22Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta: 23Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho, que se chamará Emanuel (Is 7, 14), que significa: Deus conosco. 24Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.

Comentário

O primeiro génesis de Jesus é sua genealogia desde Abraão até José e agora temos a narrativa da origem de Jesus por obra do Espírito Santo. A opção divina age na realidade humana, em sua contingência e fragilidade. Por este motivo o evangelho de Mateus ressalta a imagem de José e Maria que em meio das dificuldades dão um sim como resposta à vontade de Deus.


Ontem eram nomeadas quatro mulheres na genealogia e no evangelho de hoje precisamente o Espírito irrompe na história através de Maria. O plano salvador de Deus rompe com o patriarcalismo, inclui e valoriza o papel fundamental da mulher. Por outra parte, José, sob sua crise, escuta a Deus que orienta suas decisões e o brinda com uma chave para interpretar os novos acontecimentos, que o leva a uma aceitação consciente da maneira como Deus salva através de seu intermédio. “Ele se chamará Jesus porque ele salvará a seu povo de seus pecados”. Jesus é o Messias, o esperado por todos, aquele que vai trazer a paz a seu povo. Nós hoje realmente estamos dando um sim a seu projeto, a seus planos em nossa vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário