Dia 04 de Setembro de 2015
Evangelho - Lc 5,33-39
Fariseus e mestres da lei haviam vindo de Jerusalém com um único objetivo: investigar Jesus! Infiltrados no meio da multidão que cercava Jesus, eles ficavam a espreita, aguardando o descumprimento de alguma norma, tradições, por parte Jesus e de seus discípulos para poder incriminá-lo! E Jesus, na sua incomparável sabedoria, aproveitava estas situações, para nos passar grandes ensinamentos!
A proposta de vida nova, trazida por Jesus, que agradava o povo, incomodava estes líderes, que sentiram-se ameaçados pela presença de Jesus, que dia pós dia, ia ganhando cada vez mais, a confiança do povo! Fechados em si mesmos, fariseus e mestres da lei, não se abriam ao novo, por medo de perder o poder. Inconformados, eles estavam o tempo tramando contra Jesus, armando ciladas para pega-Lo sem incitar o povo. O que podemos constatar no evangelho de hoje, quando eles questionam as atitudes dos discípulos de Jesus, alegando que eles não observavam alguns preceitos, como o jejum. “Os convidados de um casamento podem fazer Jejum enquanto o noivo está com eles?” Com estas palavras, Jesus não nega a importância do Jejum, o que Ele quis dizer, é que o tempo da espera, já havia se cumprido e que diante dele, (Noivo) não fazia sentido alguém jejuar!
“ Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias , eles jejuarão.” Dizendo isso,Jesus fala da radicalidade da Boa Nova trazida por Ele, deixando claro, que nada pode ser mais importante do que viver intensamente a Boa Nova do Reino comparada a uma festa de casamento! Tem como jejuar, estando numa festa?
Para esclarecer ainda mais a questão levantada por estes inimigos do Reino, Jesus conta duas pequenas parábolas: ” Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha.” A mentalidade velha dos fariseus de ontem e dos fariseus de hoje, é como uma roupa velha, não se remenda esta roupa velha com um pano novo, que é o evangelho, pois há o risco da distorção, ou seja, dentro de uma mentalidade velha, não cabe palavra de Deus que é sempre nova!
“Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem.” Esta parábola, vai na mesma linda da primeira, Jesus é o vinho novo, a novidade trazida por Ele, não cabe dentro de uma mentalidade velha, é preciso estar aberto para acolher esta novidade!
O Texto que nos fora apresentado não tem intenção de provocar uma discussão entre velho e novo, se trata de adequar cada coisa no seu devido tempo e lugar, o que antes poderia ser visto como prioridade, hoje pode não ser!
Misturar, ou colocar algo acima da Boa Nova, que é Jesus, é não estar com Ele por inteiro! Para Jesus, não vale meio termo, ou estamos com Ele por inteiros, ou não estamos!
Jesus nos chama a vivermos a grande novidade! A sermos portadores e anunciadores da Boa Nova do Reino de Deus! Para atendermos o seu chamado, precisamos eliminar do nosso coração, tudo que é velho, que nos paralisa, que nos distancia do outro!
Recusar o novo, é recusar a graça de Deus, é não viver a dinâmica do Reino!
Jesus é o vinho novo, experimentá-lo é abandonar a mentalidade velha para viver o novo!
Experimentemo-lo...
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo no Facebook:
Nenhum comentário:
Postar um comentário