quarta-feira, 13 de março de 2013

" O Eucaristizado é aquele que se Rebaixa...para SERVIR"-Diac. José da Cruz


QUINTA FEIRA SANTA – INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
1ª Leitura Êxodo 12,1-8.11-14
Salmo 1Cor 10,6 “O Cálice de bênção, que benzemos é a Comunhão do Corpo de Cristo”
2ª Leitura 1Cor 11,23-36
Evangelho João 13, 1-15
                      " O Eucaristizado é aquele que se Rebaixa...para SERVIR"-Diac. José da Cruz
Por acaso em nossas famílias, celebram,-se aniversários de grandes tragédias? Que Mãe iria querer celebrar com os familiares amigos, o dia em que seu Filho foi preso, condenado injustamente e passou por uma morte vergonhosa e extremamente humilhante ? Coisas assim, a gente quer ESQUECER, apagar da memória para sempre....
Na última Ceia, se trocarmos em miúdos, Jesus está dizendo aos seus discípulos que ele quer que o seu sacrifício, a sua paixão e morte na cruz, seja sempre lembrada em um ritual. Atentemos para um detalhe dos sinóticos e do escrito Paulino "Jesus partiu o pão e o deu a seus discípulos dizendo, tomai e comei pois este é o meu corpo...". Foi o que sobrou de Jesus na cruz do calvário: seu corpo, massacrado, despedaçado, sem nenhuma vida, comer o corpo de um morto e lembrar sempre do jeito que ele morreu. Que ritual macabro é esse?
João toma outro rumo em sua reflexão com as comunidades do seu tempo: Aquele ritual, aquela celebração tem algo de grandioso e belo por trás de tudo. Ser rebaixado no último degrau do ser humano, aniquilar-se e deixar- esmagar, dar o corpo, a Vida e o sangue, até a última gota, esse era o Serviço que Jesus prestava á todos nós, lavou-nos não só os pés, mas todo o nosso ser passou por esse banho da regeneração. Aquele que sentou com Jesus á mesa, e continua a sentar-se hoje, aquele que ouve a sua palavra e a guarda em seu coração, querendo junto com Ele fazer a Vontade do Pai, torna-se homem e mulher Eucaristizado, cristianizado, é o mistério do Cristo em Nós.
Pois bem, esse deve ter força e humildade para também rebaixar-se diante de todos, ser o último, para poder servir. Quando pensamos em nosso status e em nossa importância, no cargo que ocupamos, na função que exercemos, é difícil servir o irmão ou a irmã, que precisa de nós. Muitas vezes temos alguns "Bicos de Papagaio" espiritual, que não nos deixa curvar diante do outro, queremos servir, mas com certa arrogância e prepotência...de servidores desse nipe, o inferno está cheio...
Por isso contemplemos nesse evangelho de João, o sentido real da práxis Eucarística, que começa com o Vexame de um Deus, Grandioso e Onipotente, Poderoso, Onipresente e Onisciente, que se abaixa diante do Ser humano, para lavar-lhes os pés. Muitas vezes como Pedro não aceitamos a idéia de um Deus que se rebaixa, nós é que devemos nos rebaixar diante Dele...Exatamente isso, só que esse Deus manifestado em Jesus está sempre bem escondido na vida dos irmãos e irmãs a quem devemos servir, e que o Senhor coloca diante de nós.
Quem não vive para Servir, não serve para Viver.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário