terça-feira, 4 de maio de 2021

-Eu sou a videira, meu Pai é o agricultor-José Salviano

 

05 de Maio de 2021-Ano B

 

Evangelho Jo 15,1-8

 


PRIMEIRA LEITURA

1ª Leitura - At 15,1-6

Decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém,
para tratar dessa questão com os apóstolos e anciãos.

Leitura dos Atos dos Apóstolos 15,1-6

Naqueles dias:
Chegaram alguns da Judéia
e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo:
'Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados,
como ordena a Lei de Moisés.'
Isto provocou muita confusão,
e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles.
Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros
fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão
com os apóstolos e os anciãos.
Depois de terem sido acompanhados pela comunidade,
Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria.
Contaram sobre a conversão dos pagãos,
causando grande alegria entre todos os irmãos.
Chegando a Jerusalém,
foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos,
e narraram as maravilhas
que Deus tinha realizado por meio deles.
Alguns, dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus
e que haviam abraçado a fé,
levantaram-se e disseram
que era preciso circuncidar os pagãos
e obrigá-los a observar a Lei de Moisés.
Então, os apóstolos e os anciãos
reuniram-se para tratar desse assunto.
Palavra do Senhor.

 

REFLEXÃO

A circuncisão fazia parte de Lei de Moisés.  Porém, isso estava causando discórdia entre os cristãos, pois cada um tinha uma opinião diferente a respeito.

O tempo ia se passando e a conversão de novos pagãos era constante, causando grande alegria entre os apóstolos.

Assim crescia a todo vapor a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela crescia especialmente pela ação do Espírito Santo, acompanhando os o apóstolos o tempo todo.

EVANGELHO

Evangelho - Jo 15,1-8

Quem permanecer em mim, e eu
nele, produz muito fruto

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 15,1-8


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
'Eu sou a videira verdadeira
e meu Pai é o agricultor.
Todo ramo que em mim não dá fruto
ele o corta;
e todo ramo que dá fruto,
ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
Vós já estais limpos
por causa da palavra que eu vos falei.
Permanecei em mim
e eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira,
assim também vós não podereis dar fruto,
se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira
e vós os ramos.
Aquele que permaneceu em mim, e eu nele,
esse produz muito fruto;
porque sem mim nada podeis fazer.
Quem não permanecer em mim,
será lançado fora como um ramo e secará.
Tais ramos são recolhidos,
lançados no fogo e queimados.
Se permanecerdes em mim
e minhas palavras permanecerem em vós,
pedí o que quiserdes
e vós será dado.
Nisto meu Pai é glorificado:
que deis muito fruto
e vos torneis meus discípulos.
Palavra da Salvação.

REFLEXÃO

Jesus é a videira, e o Pai é o agricultor. E todo ramo que não dá fruto, Ele o corta, para que se reforça, e cresça com mais força. Isso recebe o nome de poda, ou podagem. É ato de aparar, cortar as plantas, para que nasçam nossos brotos que se tornarão em galhos mais fortes, para dar frutos.

Nós, os escolhidos por Deus para o anúncio da palavra, também somos podados pelo sofrimento, para que nos voltemos com mais fora para Deus, e para que nos convertamos, nos arrependemos dos nossos pecados, e nos purifiquemos. Assim, podemos levar adiante o nosso trabalho missionário com mais força, e  mais qualidade.

Jesus disse que os apóstolos não precisariam da podagem pois eles já estavam limpos, purificados, pela palavra. E recomendou que eles permanecessem limpos, permanecessem nele, e com Ele, pois assim, Jesus também permaneceria com eles.

Nenhum ramo pode dar frutos por si mesmo. Ou seja, se algum ramo for desligado, cortado da videira, a sua vida se acabou. Não produzirá mais frutos, e irá secar.

Assim somos todos nós. Se permanecermos ligados a Videira, daremos bons frutos de testemunho, e até de catequese. Porém, se nos afastarmos de Deus, e do Evangelho, se nos desligarmos da Videira, não daremos mais frutos, e nos tornaremos palhas secas prontas para ser queimada. Queimadas no fogo eterno. Você entendeu o que Jesus quis dizer?

Esta é a verdade dita pelo Filho de Deus. Porém, nós temos uma tendência a inventar, a criar, uma verdade que nos agrade. Temos a tendência de sempre adaptar a palavra de Deus aos nossos desejos, ao nosso egoísmo, e ao nosso modo de ser e pensar.

Gostamos de ser os  fundadores da nossa religião pessoal a nosso gosto. Tem gente que aceita Jesus, mais não aceita a Igreja, os padres...

Tipo assim: Quando quero rezar eu rezo em casa.

Segundo Jesus, assim como o ramo que permanecendo ligado na árvore pode ter vida e dar frutos, nós só podemos produzir frutos para o Reino de Deus se permanecermos ligados a Jesus Cristo. Ele é como a videira, e nós somos como os ramos. Se permanecermos com Ele e nele, assim então seremos produtivos.  Caso contrário, seremos como os ramos secos, por ter se separados do tronco, que podem e devem ser lançados ao fogo, como o disse Jesus.

Jesus disse: “Sem mim na podeis fazer”.  Quando nos separamos da graça de Deus, somos como um barco à deriva, levado pelas correntes que representam as forças do mal, e pelos ventos que vão nos levar a outros lugares onde não queremos estar, o inferno.

O ramo uma vez cortado, tirado da árvore vai murchar e secar.  O mesmo vai acontecer conosco quando nos desligamos, nos separamos de Deus, e isso acontece pelo pecado.

Jesus disse que os ramos secos serão lançados ao fogo, no nosso caso, esse fogo representa o fogo eterno, ou seja, o inferno.

Caríssimos. Quais os frutos que Jesus nos sugere a produzir? São frutos de paz, de harmonia, de justiça, que contribuem para a construção de um mundo melhor que este que está aí. Em outras palavras, esses frutos nada mais é do que a CATEQUESE que somos chamados a realizar. Por palavras e atos.

O catequista que está sintonizado em Deus vai conseguir, levar Deus aos outros. Exemplo disso foi o trabalho gigantesco de Paulo. Sentimos a presença de Cristo em suas palavras inspiradas. Assim, a catequista, o catequista que vive embebido de Jesus Cristo, como uma esponja encharcada de água, vai transbordar a sabedoria do Mestre a quem ele (a) estiver dirigindo a palavra.

“Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós,
pedí o que quiserdes e vós será dado.”

Meus irmãos. Isso é maravilhoso!  Por mais que saibamos, por mais que tenhamos estudado, se não estivermos em estado de graça, é muito difícil, para não dizer impossível, fazer um bom sermão uma boa homilia, uma boa palestra, enfim, uma boa catequese. Por outro lado, quando nós vamos catequisar e levamos Cristo dentro de nós, tudo corre às mil maravilhas! Tudo flui espontaneamente, não nos esquecemos de nenhuma palavra, tudo é claro, penetrante, pois estamos sendo como o fio condutor que transmite a mensagem de Cristo aos nossos irmãos.

 Assim estamos levando aos nossos irmãos, o Cristo ressuscitado que vive em nós, que está conosco.

Produzimos muitos frutos. Produzimos a conversão dos que nos ouvem, pois eles estão sentindo, estão vendo com os olhos da fé, que o Ressuscitado está falando com eles através da nossa pessoa.

Isso é maravilhoso! Isso nos santifica ainda mais. Saímos daquele lugar como se estivéssemos acabados de receber a Eucaristia. Saímos dali, mais santificados. Leves, puros, realizados por ter contribuído com a construção do Reino de Deus que também é nosso.

No nosso dia a dia, também é assim: Unidos a Cristo, podemos suportar os defeitos dos nossos irmãos, podemos ajudar a quem de nós precisa, seremos mais capazes de amar uns aos outros, porque Aquele que nos amou, está dentro de nós. Por isso permaneça em Cristo Jesus, e tudo o resto dará certo.

 

 

Fica com Deus. José Salviano

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário