terça-feira, 2 de março de 2021

-Pedir a Deus que nos ajude a perdoar-José Salviano

 

09 de Março de 2021-Ano B

 

Evangelho Mt 18,21-35

 


Evangelho

Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
Jesus lhe disse: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete.
Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;
E, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos;
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Então o Senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves.
Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.
Ele, porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.
Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara.
Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste.
Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti?
E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que lhe devia.
Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas.


 

Reflexão

Segundo os doutores da Lei,  perdoar 3 vezes era o suficiente.  Pedro, por sua vez,  sabedor  da grande misericórdia do Filho de Deus? Extrapola esta quantia para 7 vezes.  E ficou surpreendido quando Jesus lhe diz: Não te digo que até sete; mas, até setenta vezes sete vezes.

E isso equivale dizer: Infinitas vezes. Pois a quantidade de perdões não tem limite.  Não temos de contar quantas vezes já perdoamos o nosso filho,  a nossa vizinha,  o nosso empregado,  o nosso amigo, etc. pois não existe uma quantidade estipulada para se perdoar.

Deus nos perdoa todos os dias, pois todos os dias nós pecamos.  Por mais santo que seja um ser humano, ele peca todos os dias de sua vida.

E se somos pecadores, nós não temos o direito de  pensar que  um certo indivíduo não merece o nosso  perdão.  Como posso pensar assim se todos os dias eu peço o perdão do Pai, ao rezar o Pai Nosso?

Perdoar não é coisa  fácil!...   Alguns têm facilidade de pedir desculpas, e vive o tempo todo se desculpando.  Mais será que no fundo de sua mente eles estão mesmo arrependidos?  Será que não nos ofende com a intenção de em seguida pedir desculpas?

Caríssimas e caríssimos. Perdoar é divino! É maravilhoso quando perdoamos alguém que nos ofendeu e que realmente se nos apresenta  cheio de arrependimento  nos pedindo perdão!

Esse é o tipo de perdão que toca a Deus. Perdoar  uma pessoa que  ficou muito arrependida de ter nos maltratado, nos prejudicado.

Meus irmãos.  Vamos pensar. Todos nós temos os nossos defeitos. Não existe uma só criatura neste mundo de Deus que não tenha nenhum defeitinho.  Então, vamos perdoar os defeitos dos nossos amigos, dos nossos familiares, da esposa, do marido, dos filhos dos nossos pais...

Temos de perdoar para sermos perdoados.  Esta é a condição sem a qual não seremos perdoados pelo Pai que está no Céu e em toda parte, nos vendo o tempo todo.  Ele vê tudo o que estamos fazendo, pensando e desejando. E no fim do dia, nós lhe pedimos perdão por todos os nossos pecados cometidos, e nos esquecemos de que para sermos perdoados temos de também perdoar os nossos irmãos e irmãs.

Jesus nos deixou  isso bem claro na oração do Pai Nosso.  Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.

Assim, meus queridos irmãos e irmãs, não podemos  esquecer desta condição que nos foi deixada pelo nosso Deus na pessoa de seu Filho Jesus Cristo.

Quando o perdão se tornou difícil, peçamos ao Pai por meio de Jesus que nos ajude a perdoar  aquela pessoa que nos magoou, que nos prejudicou tanto!  Quando o ato de perdoar estiver muito difícil, quase impossível, vamos dar um tempo, até as coisas se aclarar, e então, com a ajuda de Jesus, vamos perdoar. Mais não demore, pois não sabemos o dia nem a hora da nossa partida! E não podemos partir em estado de pecado. Lembra?  Peçamos  em nossas orações, e Deus nos proporcionará uma oportunidade de nos reatar a amizade com o irmão, ou com a irmã. Acredite!

 

Seja feliz. José Salviano

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário