terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

-Efatá-José Salviano

 

12  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 7,31-37


 

Evangelho

E ele, tornando a sair dos termos de Tiro e de Sidom, foi até ao mar da Galiléia, pelos confins de Decápolis.
E trouxeram-lhe um surdo, que falava dificilmente; e rogaram-lhe que pusesse a mão sobre ele.
E, tirando-o à parte, de entre a multidão, pôs-lhe os dedos nos ouvidos; e, cuspindo, tocou-lhe na língua.
E, levantando os olhos ao céu, suspirou, e disse: Efatá; isto é, Abre-te.
E logo se abriram os seus ouvidos, e a prisão da língua se desfez, e falava perfeitamente.
E ordenou-lhes que a ninguém o dissessem; mas, quanto mais lhos proibia, tanto mais o divulgavam.
E, admirando-se sobremaneira, diziam: Tudo faz bem; faz ouvir os surdos e falar os mudos.

Reflexão

 

Efata. Esta foi a palavra usada por Jesus para curar aquele homem que tinha ouvidos para ouvir, mais não ouvia, pois ele era surdo. Sim. Era surdo até o momento em que Jesus em toda a sua misericórdia, o tocou, e o libertou daquela deficiência.

Hoje também nós vemos por aí muitos surdos. São pessoas que tendo ouvidos não ouvem a verdade, continuam acreditando nas mentiras que agora se chamam de fake News, e assim, seguem conselhos e caminhos errados.

E desse modo, nós continuamos em um deserto, num verdadeiro mar de areia que representa a secura da nossa espiritualidade, a nossa sede de Deus, a nossa busca da verdade existencial e eterna!  “Estamos num mato sem cachorro!” Estamos órfãos! Iludidos, enganados e seguindo caminhos obscuros que não sabemos por onde nos levará.

Roguemos ao Pai por todos aqueles “surdos” dos nossos tempos. Para que Deus os toque e os liberte da surdez, e que eles finalmente ouçam a verdade que está sendo abafada, confundida pelas mentiras em alta escala.

Jesus curou um surdo-mudo. Geralmente os mudos não falam porque não ouvem. E não ouvindo outros falarem, não conseguem também falar. Os cantores em seus shows, precisam de altos falantes virados para eles, ou fones de ouvidos, chamados retornos, pois eles precisam ouvir o que estão cantando ou falando.  A criança aprende a falar por elas ouvem os adultos falando.

Na vida religiosa acontece o mesmo. Se não ouço ou não leio a palavra de Deus, eu nunca conseguiria explicar esta palavra aos demais. Para evangelizar, precisamos primeiro ser evangelizados, e acima de tudo, viver o Evangelho.

A comunicação é fundamental para que a pessoa possa viver em sociedade, e quem tem dificuldades para se comunicar pode facilmente ser excluído da comunidade à qual pertence. Quando vemos Jesus curar o surdo-mudo, ele não está simplesmente resolvendo o problema de saúde de alguém, mas está criando condições para que essa pessoa possa ser integrada na comunidade em que vive, possa também discutir os seus valores e deixar de ser uma pessoa com dependência, mas ser protagonista da sua história e da sua própria vida, portanto os benefícios que Jesus propicia ao surdo mudo vai muito além da simples cura.(CNBB)

 

Você já se lembrou de agradecer ao Criador por que não é surdo? Porque não é cega (o)? Porque não é aleijado? Porque sua mente funciona normalmente, e etc?

 

Caríssimos. Em nossas orações geralmente nos detemos em pedir, pedir, e pedir, esquecemos de agradecer por tantas coisas maravilhosas que Deus nos proporcionou, e nos proporciona 24 horas por dia. Mesmo quando estamos dormindo, Deus está cuidando de nós. Do nosso crescimento, da nossa digestão, em fim, Ele não nos abandona um só instante. E nós somos ingratos. Quando estamos numa boa, nos esquecemos de Deus. Na hora da festa, do prazer, da alegria, do divertimento, nem pensamos no Criador nos momentos alegres, deveríamos parar um minuto só e pensar. Meu Deus! Como vós sois bom por ter me dado tudo isso. Obrigado por este momento. Pedimos as graças que necessitamos, e quando elas acontecem, nem nos lembramos de agradecer. É! Nós somos assim! Ingratos mesmo!

Caro leitor, cara leitora. Não sejamos surdos! Vamos ouvir a palavra de Deus e praticá-la. Esse Deus que veio ao mundo através do Seu Filho e nos demonstrou com palavras e exemplos que sem Deus nós não somos absolutamente nada. Mostrou-nos que somos dependentes dele para tudo. Pois tudo o que temos e somos nos veio de Deus. Por isso, nas nossas próximas orações vamos agradecer pela comida, pela casa que temos, pela saúde, e até mesmo pela doença (que nos aproxima de Deus através do sofrimento), pela família, pela paz.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário