segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

-A doutrina dos fariseus era formada de preceitos humanos-José Salviano

 

09  de Fevereiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 7,1-13


Evangelho

E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

Reflexão

A falta de cuidados com a higiene das mãos  tem sido a causa de muitas doenças.  Pegamos em coisas contaminadas, infectadas, e em seguida manipulamos alimentos, ou esfregamos os olhos, passamos ou colocamos o dedo na boca, e pronto. Ficamos infectados. É uma das causas direta de ser infectado pelo corona vírus, além  dos respingos de saliva no nosso rosto vindos daquelas pessoas que têm a mania de falar com a cara  em cima de nós.

Porém, o problema dos judeus, não era higiene, mas sim, a questão do puro e do impuro. Ou seja, eles não estavam preocupados com a higiene em si, mais com  a pureza.  Isso baseado nas tradições que valorizavam mais esta questão do que a caridade.  Tocar em uma mulher, em um doente, era para eles,  motivo de ficar impuro. Isto não por causa da contaminação viral, em si, mais pelo fato de que, todo tipo de doença segundo as tradições, era causado pelos pecados da pessoa.

Por tanto, como disse Jesus, a doutrina dos fariseus era formada de preceitos humanos.  E Jesus os acusou de deixar os mandamentos de Deus de lado, para seguir as tradições. Jesus não é contra os cuidados com a higiene.  Ele está criticando neste Evangelho, é a forma errada dos fariseus interpretar os mandamentos.

Deste modo, Jesus no Evangelho de hoje, critica os judeus que davam muito mais valor às tradições do que a vontade do Pai.

Neste texto Jesus nos mostra que muitos dos costumes e hábitos que os judeus misturaram com a Lei de Deus, mais na verdade, era o resultado de uma tradição seguida cegamente, e que era acrescida de preceitos criados por eles. Preceitos nem sempre justos.  E é por isso que Jesus afirma que "Na realidade, invalidais o mandamento de Deus para estabelecer a vossa tradição.

Isto, porque na realidade, os mandamentos de Deus foram quase que totalmente deixados de lado, para se observar a Lei, que praticamente foi toda criada pelos doutores da Lei,  para seguir sem questionamentos, a tradição, e para usufruir  de benefícios próprios.

Reparem que a tal de purificação feita por eles, não era, necessariamente, medidas de higiene, mas sim para a tal de purificação simplesmente.   Jesus não é contra as medidas de higiene, mas o que Ele está combatendo, é a distorção da Lei de Deus, feita pelos judeus.  Muita lisura, muitos detalhes, muitos cuidados que não levavam a nada, no sentido da espiritualidade em si, enquanto que  o amor a Deus e ao próximo mesmo, isso ficava de lado.       

Prezados irmãos. Não vamos interpretar o texto do Evangelho de hoje de maneira errada, fazendo como os doutores da Lei. A higiene é fundamental para prevenir a nossa saúde.  Quando tivemos aqui um grande surto de Gripe Suína, as autoridades sanitárias, os profissionais da Saúde Pública recomendaram medidas eficientes para se evitar o contágio. Todo mundo tomou os devidos cuidados para evitar o contágio. Nas missas até foi abolido o abraço fraterno.  

Passou o problema, o surto da Gripe, e ninguém mais tocou no assunto, e quase todos continuam indo ao banheiro e saindo de lá sem lavar as mãos e tocando em alimentos, etc.        

Infelizmente, muitas doenças são causadas por problemas de falta de higiene.  Lavar sempre as mãos, não tossir na cara do outro, e todas aquelas medidas preventivas que foram divulgadas nos dias da epidemia, deveriam continuar a ser divulgadas em todos os cantos do nosso País. Principalmente nas famílias e nas escolas. Assim, com certeza, teríamos menos pessoas doentes.        

Nós cristãos não só podemos como devemos colaborar, fazendo a nossa parte, explicando ou recomendando a todos os que nos ouvem, para terem hábitos de higiene. Porque higiene é saúde.

Neste Evangelho, Jesus também nos adverte para que honremos os nossos pais. 'Honra teu pai e tua mãe' .

Nossos pais que nos deram a vida, precisam da nossa ajuda, do nosso respeito, mesmo que eles já estejam decaídos. Devemos nos lembrar de que um dia eles nos carregaram no colo, nos protegeram, nos alimentaram e tiveram todos os demais cuidados com a nossa pessoa. Hoje, quando eles estão velhos e fracos, é a nossa vez de cuidar deles. Sem reclamações, sem impaciências, esquecendo todas as desavenças que durante a vida existiram entre eles e nós.

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir