terça-feira, 26 de janeiro de 2021

-A palavra de Deus é Luz-José Salviano

 

28  de Janeiro de 2021-Ano B

 

Evangelho Mc 4,21-25


 

Evangelho

E disse-lhes: Vem porventura a candeia para se meter debaixo do alqueire, ou debaixo da cama? não vem antes para se colocar no velador?
Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
E disse-lhes: Atendei ao que ides ouvir. Com a medida com que medirdes vos medirão a vós, e ser-vos-á ainda acrescentada a vós que ouvis.
Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

Reflexão

 

Quando eu anuncio a palavra de Deus, quem deve ser exaltada, quem deve aparecer, é a mesma palavra, e não a mim.  Pois a palavra de Deus deve estar em destaque, deve estar em lugar mais alto diante da assembleia, para que todos a vejam, a ouçam, e ao sair dali, a coloquem em prática.

A palavra de Deus é Luz que ilumina o nosso caminhar. Sem ela, nós tropeçamos nas trevas da estrada, nós poderemos cair no penhasco, quando chegar a curva...

A palavra de Deus é doce e amarga.  Ela é doce quando nós a saboreamos, quando nós a ouvimos. Porém, ela se torna muito amarga quando temos de pô-la em prática. Quando temos de aturar aquela nossa irmã chata, quando temos que limpar o nosso irmão que está de cama, quando temos que dar um testemunho difícil, etc.

Para poder viver a palavra de Deus, nós precisamos expulsar de dentro de nós tudo aquilo que nos dificulta  viver  esta mesma palavra. A inveja, o ódio, a vingança, etc.

Jesus disse que ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama, ao contrário, a luz deve ficar no  alto para clarear o ambiente.

Do mesmo modo, a nossa luz de cristãos que reflete  a luz  do alto, deve clarear as mentes das pessoas, com o nosso exemplo, e com o nosso testemunho.

Se por um lado não devemos fazer as coisas para sermos notados, para aparecer diante dos demais, por outro lado, o nosso  testemunho é indispensável, para que ele seja copiado por todos os presentes.  Porém, tudo o que fizermos deve ser de forma autêntica, sincera, e com muita devoção.

Jesus disse  ainda que tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido
e claramente manifesto.
 

Portanto, a nossa luz só brilhará se realmente formos  pura expressão da  verdade verdadeira. Pois, do contrário, não iluminaremos o ambiente, não esclareceremos a ninguém, não conduzimos ninguém a conversão.

A nossa missão neste mundo é de dar testemunho da verdade. A nossa missão é converter a todos com os quais convivemos. Através da nossa postura de justiça, verdade e devoção.

E é aí que a nossa chama levará a claridade a todos os presentes. E é assim que a luz  da palavra de Deus que reside em nós, fará o seu papel de iluminar a todos com alta qualidade, pois assim estamos refletindo a Luz de Deus ao mundo envolvido nas trevas do pecado.

Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter.' 

A primeira coisa que entendemos, ou queremos entender, com estas palavras de Jesus, é que Ele está falando dos bens materiais, da riqueza.  É fato que os ricos têm o poder de investir, e assim ganham mais e muito mais e cada vez mais o volume da sua riqueza cresce todo dia.

Ao contrário, o pobre, vive uma bola de neve ao contrário:

Não tendo dinheiro para comprar comida, e para estudar, ele fica fraco, e sem o preparo para conseguir um emprego que lhe dê um salário melhor. Desse modo, não se alimentando, fica fraco, e não pode trabalhar, não tendo estudo, preparo profissional, ele não consegue ganhar o suficiente para o seu sustento e de sua família. E por tudo isso fica doente, e mais decaído.

Por essas palavras, nós podemos interpretar também o seguinte:

Quem não tem fé, quem não se interessa pela palavra de Deus e vive no pecado, tudo de ruim lhe acontece. Tudo de mal ele atrai sobre si. Quem vive pelo ódio, pela violência, acaba morrendo cedo, acaba morrendo pela sua própria maldade. Pois quem procura, acha.

Para aqueles que têm fé, boa vontade, dedicação, lhe será dado ainda mais recursos para atingir a santidade, para continuar a sua missão de evangelizar, com a palavra e com o testemunho.

Você é uma dessas, um desses. Certo? Que beleza! Então siga em frente minha amiga, meu amigo! Se acontecer de vacilar na caridade, espera o momento certo para reparar-se com o  seu irmão. Deus sempre nos conduz a conversão, Deus sempre nos conduz a reconciliação uns com os outros. É só esperar o momento psicológico para reparar o estrago que as vezes causamos num momento de fúria, de nervosismo, de estresse, de raiva, etc.

Mantenha sua luz bem no alto, para clarear as mentes dos que estão a sua volta, para que o seu exemplo converta a todos.

 

 

Tenha um bom dia. José Salviano.

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir