segunda-feira, 5 de outubro de 2020

Para Deus nada é impossível-Helena Serpa

 

7 DE OUTUBRO DE 2020

4ª FEIRA – NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Memória

 

Cor: Branco

 

 

1ª Leitura - At 1,12-14

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,12-14

Depois que Jesus foi elevado ao céu, 2os apóstolos voltaram para Jerusalém, vindo do monte das Oliveiras, que fica perto de Jerusalém, a mais ou menos um quilômetro. 13Entraram na cidade e subiram para a sala de cima, onde costumavam ficar. Eram Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão Zelota e Judas, filho de Tiago.
14Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. Palavra do Senhor

 

Reflexão - “juntos com Maria em oração”

Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”. O exemplo da oração em comum unidade nos foi dado quando, os apóstolos, juntamente com Maria e as outras mulheres, se reuniram em cenáculo para dirigir a Deus louvores e preces.   Os apóstolos, agora mais lúcidos, mais conscientes e ainda mais unidos, depois que Jesus subiu ao céu, deram o primeiro passo para manter entre eles a unidade no vínculo da paz. Assim, eles punham em prática tudo o que Jesus lhes ensinara a fim de que pudessem cumprir a missão de continuar realizando aqui na terra o Seu projeto de Salvação. Nesta leitura nós notamos que os discípulos, juntamente com Maria, formavam uma família que se reunia para rezar, para partilhar, dialogar, mantendo sempre o vínculo com Jesus. É este também o modelo de família que o Senhor quer que cultivemos aqui na terra. Família que se reúne para orar, louvar a Deus, conversar, partilhar, juntamente com Jesus, Maria, os anjos e santos. Maria está no céu, mas continua à nossa disposição para que, espiritualmente orando juntos com ela, nós possamos também em família perseguir a unidade de um só coração e uma só alma. “Família que reza unida, permanece unida”! – O mês de outubro é também o mês do Rosário: - por que não tentarmos durante este mês recitarmos o terço em família? – Faça essa experiência na sua casa, comece ao menos com um mistério do terço!

 

Salmo - Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)

 

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.


46A minh'alma engrandece ao Senhor, * 
47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,R. 

48pois, ele viu a pequenez de sua serva, * 
eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita. 
49O Poderoso fez por mim maravilhas * 
e Santo é o seu nome!R. 

50Seu amor, de geração em geração, * 
chega a todos que o respeitam. 
51Demonstrou o poder de seu braço, * 
dispersou os orgulhosos.R. 

52Derrubou os poderosos de seus tronos * 
e os humildes exaltou. 
53De bens saciou os famintos * 
e despediu, sem nada, os ricos.R. 

54Acolheu Israel, seu servidor, * 
fiel ao seu amor, 
55como havia prometido aos nossos pais, * 
em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.R. 

 

Reflexão - Maria anunciou em voz alta o Magnificat, que  é o canto de exaltação e engrandecimento pelas maravilhas que o Senhor lhe fez e, ao mesmo tempo, o canto que revela a sua pequenez diante do Deus todo poderoso que a fez proclamada bendita por todas as gerações. Esta é a verdadeira humildade: o reconhecimento da grandeza de Deus e da limitação humana, sabendo, porém, que Deus tem a força que supera a nossa fraqueza.

 

Evangelho - Lc 1,26-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38

Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe:
'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso,
se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra.
Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril,
37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse:
'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação.

 

Reflexão “para Deus nada é impossível”

Diante do anjo Gabriel, Maria reconheceu, mais uma vez, a sua limitação humana, a sua incapacidade e fragilidade e se submeteu à vontade do Pai na certeza de que Ele teria poder para concretizar nela e por meio dela o Seu plano salvífico. Portanto, a maior mensagem que podemos tirar deste Evangelho é que  precisamos ter plena confiança de que, apesar da nossa fragilidade humana, para Deus nada é impossível.   Embora não estivesse entendendo nada do que o anjo lhe dizia, Maria acolheu a orientação do mensageiro do Senhor quando este falou: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra”.  Este também deve ser o nosso procedimento diante das propostas de Deus quando Ele pede a nossa colaboração, mesmo quando nos sentimos impotentes para desempenhar a missão que nos foi destinada. Nesses momentos, e diante de todas as dificuldades da nossa vida, necessitamos confiar que o Espírito Santo de Deus nos cobre com a Sua sombra e é a força do Senhor que fará acontecer tudo o que para nós é impossível realizar. Acolhendo também as palavras do anjo nós não deveremos ter medo de abraçar os nossos encargos e desafios, e, como Maria, podemos responder: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” -   Você tem seguido o exemplo de Maria nos momentos em que se sente impotente? –Qual a mensagem que você acolhe para a sua vida com o gesto de Maria quando falou: “eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra?” 

 

Um comentário: