terça-feira, 29 de setembro de 2020

-Ficar com Deus é a melhor parte - José Salviano

 

06 de Outubro de 2020

 

Evangelho Lc 10,38-42


Evangelho - Lc 10,38-42

Marta recebeu-o em sua casa.
Maria escolheu a melhor parte.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42.

Naquele tempo:
Jesus entrou num povoado,
e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa.
Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor,
e escutava a sua palavra.
Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres.
Ela aproximou-se e disse:
'Senhor, não te importas que minha irmó
me deixe sozinha, com todo o serviço?
Manda que ela me venha ajudar!'
O Senhor, porém, lhe respondeu:
'Marta, Marta! Tu te preocupas
e andas agitada por muitas coisas.
Porém, uma só coisa é necessária.
Maria escolheu a melhor parte
e esta não lhe será tirada.'
Palavra da Salvação.

 

Duas irmãs. Uma estava agitada com os afazeres domésticos, com a preparação da refeição, enquanto a outra (Maria) preferiu ficar aos pés de Jesus, ouvindo-o com muita atenção. A outra irmã (Marta) se indignou com aquilo e desabafou: Jesus, tu não te importas?  Manda minha irmã me ajudar...

Jesus, com todo carinho, mostra a Marta, que a sua irmã escolheu a melhor parte: Ficar com Jesus... ouvindo a palavra...

Veja. A primeira vista, nos parece que Jesus está desvalorizando o esforço de Marta no preparo da comida para todos da casa, e incentivando, elogiando, a preguiça, ou seja, a indiferença da sua irmã, em ajudá-la. Na verdade, não é bem isso o que Jesus nos quer  dizer neste Evangelho. Lembremo-nos das suas palavras: Busque em primeiro lugar o Reino dos Céus, e todo  o reste te será dado de acréscimo.

É exatamente isto que Jesus está nos dizendo hoje. Ele nos aconselha a não nos preocupar exageradamente com o dia de amanhã, mas sim, em ter mais fé. Em buscar a Deus com todas as nossas forças, e depois buscar a sobrevivência.

Tem gente, (para não dizer a maioria das pessoas), que vive buscando desesperadamente o sucesso, a sobrevivência, o emprego, os estudos, e deixam a oração de lado, deixam o Evangelho de lado, deixam Deus completamente fora da sua vida. Depois que as coisas dão erradas, essa gente culpa o próprio Deus pelo seu fracasso. Acontece que os resultados dos nossos esforços, serão um sucesso, se ao lado do nosso empenho para vencer na vida, nós nos colocamos diante de Deus, com a mesma energia que buscamos nos preparar para vencer a batalha do vestibular, do concurso para  o bom emprego, etc.

Jesus não está estimulando a preguiça, o corpo mole de Maria, o  nosso pouco esforço para conseguir  vencer a nossa meta de garantir o nosso futuro na vida. Jesus está nos dizendo hoje que  de nada adianta nos esforçarmos o máximo para conseguir chegar lá, se não buscamos ao mesmo, Deus, o Todo poderoso, Criador do Céu e da Terra, aquele que nos dá forças para vencer os obstáculos da caminhada, vencer na vida, e ao mesmo tempo nos preparar para a vida eterna.

Jesus não está estimulando a preguiça não!  Não se trata de ficar de braços cruzados, ou rezando o tempo todo em vez de correr atrás de um bom emprego, em vez de estudar, de  nos esforçar...

Repetindo, o certo, segundo Jesus, é fazer as duas coisas dor forma paralela: Trabalhar, e rezar. Buscar a Deus enquanto busquemos a sobrevivência. Nem só uma coisa nem só a outra, mais sim, as duas ao mesmo tempo.

Muitos fracassam nesta vida apesar de lutarem desesperadamente pela aquisição dos bens materiais, porém se esquecendo da melhor parte. E a melhor parte é: Primeiro estar aos pés de Deus! É buscar a Deus em primeiro lugar, e assim, com toda certeza nós vamos chegar lá, vamos chegar ao pódio. Tanto nesta vida, como na outra!

 

Tenha fé. José Salviano.    

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir