quinta-feira, 20 de agosto de 2020

“AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO.” - Olivia Coutinho

 

 Dia 21 de Agosto de 2020

 Evangelho de  Mt 22,34-40

Deus vai se manifestando em nós, à medida da nossa obediência aos seus mandamentos que tem como chave o mandamento do amor. Quem coloca em prática este mandamento no seu dia a dia, tem a sua  vida regida pelo o amor, cumprirá todos os outros mandamentos.

No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, em resposta a uma pergunta de fundo maldoso de um fariseu, nos aponta o caminho que devemos percorrer, se queremos de fato, chegarmos ao Pai, que é o caminho do amor! Caminho este, que às vezes pode no parecer difícil, mas nunca intransponível, pois o próprio amor abre caminho!

O texto nos desperta sobre a importância da escuta da palavra de Deus.  O amor a Deus e ao próximo, perpassa por esta escuta, afinal, não tem como amar a Deus sem o conhecimento da sua palavra, sem saber o que Ele quer de nós e para nós!

Quando Jesus insiste em nos falar do mandamento do amor, é porque de fato, o amor realiza-nos, fortalece-nos é caminho para o céu!

O amor a Deus e ao próximo, estão intimamente ligados, é amando concretamente ao próximo que amamos a Deus, aí está, o resume de todos os mandamentos...

O amor desejado por Jesus, não é um amor sentimental e sim, um amor concreto, incondicional, um amor que não impõe condições, que brota do coração na total gratuidade! Para realizarmos este desejo de Jesus, é preciso que nos amemos primeiro, pois ninguém consegue amar o outro, se não tem amor por si mesmo, ninguém dá aquilo que não tem...

 “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”

 O mandamento do amor está acima de toda e qualquer lei, quem ama verdadeiramente, vive de acordo com a vontade de Deus, cumpre todos os outros mandamentos.

Jesus nos pede para amarmos ao próximo do mesmo jeito que Ele nos ama... Querer o bem do outro, independente do que ele tenha feito contra nós, ou possa nos oferecer, é amar do jeito de Jesus, é amar gratuitamente, pelo o simples fato de sermos irmãos em Cristo.

Não basta falar de amor, é preciso viver o amor, com palavras bonitas, não damos testemunho do nosso amor à Deus e sim, com as nossas atitudes de amor para com o próximo, portanto, é o nosso amor ao próximo, que confirma do nosso amor a Deus!

A nossa identidade, o que nos distingue como seguidor de Jesus, é a nossa vivencia no amor, quem ama verdadeiramente, ama com o coração de Jesus, abraçando neste amor, até mesmo o inimigo!

O amor Divino é a fonte que irriga o amor humano, no qual encontramos o modelo de perfeição! 

Podemos até não ter todos os bens materiais que desejamos, mas amor, todos nós podemos ter, basta-nos espelhar em Jesus, esvaziar de nós mesmos para nos preencher de Deus...

Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor...

 

FIQUE NA PAZ DE JESUS!

Reflexão de Olivia Coutinho       https://www.facebook.com/groups/552336931551388


Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir