segunda-feira, 20 de abril de 2020

Que ninguém se perca-Helena Serpa


29 DE ABRIL DE 2020

QUARTA-FEIRA DA III SEMANA

DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 8, 1b-8

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 8, 1b-8
1bNaquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram
pelas regiões da Judéia e da Samaria. 2Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele.
3Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão. 4Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda a parte, pregando a Palavra. 5Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. 6As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam,
pois viam os milagres que ele fazia. 7De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados. 8Era grande a alegria naquela cidade. Palavra do Senhor.



Reflexão - “Tudo tem um tempo certo ”
Por causa da perseguição após a morte de Estêvão, muitos discípulos de Jesus se dispersaram ficando somente os apóstolos. Os discípulos se dispersaram, mas não desistiram e levaram consigo o desejo de testemunhar o anúncio do Evangelho de Jesus. Por isso não perderam tempo e por toda parte havia muitas conversões e os que antes fugiam da perseguição, eram agora os instrumentos de Deus na evangelização dos povos. A Igreja de Jesus crescia e era grande a alegria daqueles que a serviam. Na nossa vida também,  quando somos fiéis a Deus não podemos nos perturbar  nem nos inquietar com nada! Tudo tem uma hora certa e, mesmo no escuro podemos confiar que a Luz de Deus nos esclarecerá tudo, no momento preciso.   Há coisas realmente que fogem ao nosso entendimento humano! Os momentos de perseguição, às vezes nos dão oportunidade de nos desinstalar e nos motivam a fazer algo muito maior do que estávamos esperando. A perseguição, a provação e a dificuldade, na maioria das vezes, nos determinam a buscar as soluções que tornam a nossa existência mais eficiente e nos fazem amadurecer e crescer. Quando seguimos o percurso proposto por Deus, mesmo sem entender os motivos das coisas que nos acontecem nós podemos observar que nada é em vão. Tudo tem um sentido e uma razão de ser. A nossa fidelidade e perseverança e a convicção de que o Espírito Santo se manifesta em nós é a nossa marca maior, e é nisso que devemos nos firmar.    – Você tem crescido ao enfrentar as dificuldades da sua vida?  - Você desiste com facilidade quando vem a perseguição? – Você confia que Deus conhece tudo o que se passa na sua vida? -  Você está enfrentando algum desafio? – Entregue a Deus e faça a sua parte, com alegria e confiança. 

Salmo 65, 1-3a. 4-5. 6-7a (R.1)

R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
2cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!*
3aDizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras!R.

4Toda a terra vos adore com respeito*
e proclame o louvor de vosso nome!'
5Vinde ver todas as obras do Senhor:*
seus prodígios estupendos entre os homens! R.

6O mar ele mudou em terra firme,*
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!*
7aEle domina para sempre com poder!R.

Reflexão - É inerente à nossa alma o desejo de apregoar a grandiosidade de Deus e de reconhecer Nele o Seu poderio e a Sua Majestade. As obras de Deus são realmente maravilhosas e nós que fazemos parte da Sua criação necessitamos ardentemente proclamar a Sua grandeza e dar a Ele a nossa louvação.  Quando conseguimos sair do nosso orgulho e autossuficiência e, humildemente reconhecemos com gratidão os prodígios do Senhor na nossa vida, a alegria e o louvor tornam-se parte da nossa respiração, do nosso pensar e de todo o nosso viver.

 

Evangelho – Jo 6, 35-40

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,35-40
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35'Eu sou o pão da vida.
Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 6Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim,
e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu
não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia.' Palavra da Salvação.

Reflexão – “que ninguém se perca”
Em outras palavras esta é a proposta de Jesus: “que não se perca nenhum daqueles que o Pai me deu, mas os ressuscite no último dia.” Se tivéssemos em mente que o único objetivo do Pai e do Filho por meio do Espírito Santo, é a nossa salvação, não perderíamos tempo divagando sobre coisas que não têm serventia para o nosso futuro. O Senhor nos promete alimento e vida eterna, isto é, proteção aqui na terra e o céu como porto seguro. Jesus não veio apenas nos propor a vida eterna depois da morte, mas também nos assegura uma vida terrena fortalecida pela Sua presença, no pão que alimenta o nosso espírito, o pão do Céu. A Palavra de Deus é via de amor e fortalece a nossa caminhada aqui na terra. A Eucaristia é a presença do Deus vivo correndo nas nossas veias regenerando e purificando o nosso corpo e a nossa alma. Quem come a carne e bebe o sangue de Jesus tem a vida eterna. Enquanto estamos neste mundo, Jesus nos ensina onde encontrar alimento para a nossa vida quando fala: “Eu sou o pão da vida”.   Quando temos o espírito alimentado por Jesus, consequentemente nós também notamos os sinais se refletirem em todo o nosso ser. Ele nos alimenta através da Fé! Quando reconhecemos Jesus e cremos que Ele foi enviado pelo Pai nós estamos nos apossando do que o Pai preparou para nós. Crer em Jesus é o alimento da nossa alma, por isso, sentimos paz, alegria, amor, esperança. Jesus veio matar a nossa fome de justiça de santidade e de vida.  A vontade de Deus Pai é que todos nós sejamos salvos e foi o próprio Jesus quem nos revelou isto. Jesus Cristo não rejeita ninguém, pois veio fazer a vontade do Pai e é muito bom saber que a nossa vida está entregue nas mãos Dele e que o nosso futuro é promissor, como está assegurado nas Suas  Palavras. - Você crê que Jesus é o alimento da sua vida?                                                                                                                                                                                                     – Você tem percebido a ação da Palavra de Deus na sua vida? – Em que a Palavra tem lhe modificado? – Qual  a sua percepção sobre a Eucaristia?  - Como você tem exercitado a sua fé?


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento29 de abril de 2020 às 06:32

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir