segunda-feira, 20 de abril de 2020

Os sinais que acompanham os que creem-Helena Serpa


25 DE ABRIL DE 2020
SÁBADO
SÃO MARCOS EVANGELISTA
FESTA

Cor: Vermelho

1ª Leitura - 1Pd 5,5b-14


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 5,5b-14
Carissimos: 5bRevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte. 7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois é ele quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco,
o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros. 11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes.
13A Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros
com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo. Palavra do Senhor.

Reflexão – “humildade e fraternidade nos relacionamentos”
No dia de São Marcos, Evangelista, a liturgia nos convida a meditar sob a luz da orientação de Pedro, acerca de coisas importantes para o nosso viver. São Pedro nos ensina qual é a chave para termos sucesso nos nossos relacionamentos mútuos: humildade e fraternidade. A grande chave para que tenhamos bons relacionamentos é, sem dúvida, em primeiro lugar, a humildade. Ser humilde é estar sob a poderosa mão de Deus, reconhecendo a nossa limitação e a nossa capacidade que vem do Seu poder. O diabo é o grande adversário de Deus e dos Seus filhos e filhas, por isso, precisamos nos manter sóbrios (as) e vigilantes, deixando cair por terra toda a soberba.  O inimigo de Deus é, portanto, o nosso adversário, e usa de todas as maneiras para minar a estrutura da nossa boa convivência, em família, em comunidade e no mundo. A fraternidade é o parâmetro que deve delimitar as nossas atitudes na convivência familiar e também no mundo. Ser solidário e solícito é a resposta que damos a Deus diante da provisão do Seu amor por nós, sem medida. Assim sendo, necessitamos permanecer firmes na fé, até na hora dos sofrimentos, que são provas comuns a todos os que servimos a Deus. Se, continuamos fiéis, mesmo nas horas tormentosas, o próprio Senhor nos restabelecerá e nos tornará firmes, fortes e seguros, porque a ele pertence o poder e a glória.  Precisamos, pois, estar cautelosos! “Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno.” Este é o conselho de S. Pedro. O abraço fraterno é o sinal de que a paz de Deus nos acompanha. Assim fazendo, estaremos cultivando a paz que vem de Cristo. - Faça uma reflexão sobre os seus relacionamentos em família, em comunidade e no mundo e perceba quem está ganhando a parada na sua vida: Deus ou o diabo? - O que você entende sobre o ser sóbrio e vigilante?- O que significa para você o “abraço do amor fraterno”? Como seria esse ABRAÇO?

Salmo - Sl 88(89),2-3,6-7,16-17 (R. cf. 2a)


R. Â Senhor, eu cantarei, eternamente, o vosso amor.
Ou:
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.

2Â Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor, *
de geração em geração eu cantarei vossa verdade!
3Porque dissestes: "O amor é garantido para sempre!" *
E a vossa lealdade é tão firme como os céus.R.

6Anuncia o firmamento vossas grandes maravilhas, *
e o vosso amor fiel, a assembleia dos eleitos,
7pois, quem pode, lá nas nuvens ao Senhor se comparar *
e quem pode, entre seus anjos, ser a ele semelhante?R.

16Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria; *
seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!
17Exultará de alegria em vosso nome dia a dia, *
e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.R.

Reflexão - A alegria interior revela a face daqueles (as) que seguem o caminho em busca da santidade. A busca da santidade é uma prerrogativa de quem caminha à luz de Deus, por isso tem o coração sempre apascentado e cheio de esperança. Assim é, que, como o salmista, nós podemos abrir os nossos lábios e publicar que cantaremos eternamente o Amor de Deus. Só quem experimenta a gratuidade desse amor, pode sentir-se livre e ter motivos para ser feliz, porque não está devendo nada a ninguém.

Evangelho - Mc 16,15-20


+ Conclusão do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 16,15-20
Naquele tempo: Jesus se manifestou aos onze discípulos,
15e disse-lhes: 'Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados'. 19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam. Palavra da Salvação.

Reflexão - “os sinais que acompanham os que creem”
No finalzinho do seu Evangelho, São Marcos divulga para todos nós a ordem do Cristo ressuscitado que sintetiza a nossa missão aqui na terra: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”.  Para isto é que Jesus no chama, por isso a experiência de anunciar o Evangelho traz para nós a vivência dos milagres que Ele mesmo nos prometeu quando nos enviou para esta missão. Dessa forma, nós mesmos constatamos os sinais que nos acompanham por força da nossa Fé em Jesus quando saímos em missão ou a vivenciamos no nosso dia a dia. Expulsar demônio, falar novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno, curar doentes, significam para nós tudo o que nos acontece pela força milagrosa que o Amor de Deus realiza através do nosso anúncio e da nossa disposição em edificar o reino de Deus. Estes sinais acontecem na nossa vida e na vida daqueles a quem nós anunciamos Jesus, quando desafiamos as dificuldades, a doença, a morte, a tristeza com a esperança, com a alegria, com o poder de Cristo ressuscitado. Os milagres acontecem e as barreiras que conseguimos superar, são para nós motivo para testemunhar a obra que Espírito Santo realiza por meio da nossa doação. A cada dia somos chamados (as) a renovar os nossos compromissos batismais de cristãos e cristãs. Da mesma forma, como seguidores e seguidoras de Cristo, somos  convocados a evangelizar no mundo todo  e a todo o mundo. Tenhamos fé e acreditemos nas promessas de Jesus para que vejamos também os sinais que acompanham aqueles que creem.
–Você tem cumprido com o mandamento de Jesus?  - Você se sente comprometido (a) com o Evangelho?  - Você tem percebido estes sinais na sua vida? – Você já usa nos seus relacionamentos a linguagem do amor? -  Qual é o maior veneno para a humanidade, hoje? – Qual  será o seu antídoto?


Um comentário: