quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE--Adélio Francisco


EVANGELHO DO DIA 12/12/2019
-(Lucas 1,39-47)
  2ª SEMANA DO ADVENTO-ano-A
"SOLENIDADE DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE "
    
"BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES…"
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
 – 39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador”. – Palavra da salvação.
-Reflexão:
" Maria saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo."
Fiquei sabendo que os judeus em vez de "saudar" diziam "abençoar". Maria, então, abençoe Isabel, usando possivelmente as palavras tradicionais "a paz esteja contigo", ou "o senhor esteja contigo". E essas palavras de Maria, a "cheia de graça", não foram só palavras de ocasião. Quando abençoou, sobre Isabel e a criança desceu a bênção do Espírito, a paz e a alegria do senhor.
    O encontro das duas mães é, em realidade, o encontro dos dois filhos. João Batista inaugura a sua missão anunciado por boca de sua mãe o senhorio de Jesus, manifestação de seu mesmo messianismo e de sua profunda relação com Deus.
     A resposta de Maria a saudação de Isabel tradicionalmente designamos Qual o nome Latino de "Magnificat".
      o evangelista São Lucas nos mostra neste
 canto um tema de sua predileção, Deus tem piedade dos pobres. Em realidade, não há aqui somente um louvor aos pobres, dos quais Maria é a representante, mas uma concepção  utópica da História, na qual a misericórdia de Deus e a força de seu braço se dirigem para derrubar os ricos e soberbos e erguer os pobres e humildes.
   Deus falou a Maria pelo anjo, mas também de falou por Isabel, sua parente ido. Isso me traz dois pensamentos. Primeiro, devo estar sempre atento ao que o Espírito me diz pela palavra e exemplo de meus irmãos. Depois, devo estar sempre pronto, dócil e aberto ao Espírito, para dizer a eles o que o senhor me inspira, para os ajudar na sua caminhada.                
Que o Espírito Santo nos ilumina. Amém.
PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
 --Adélio Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário