quarta-feira, 2 de outubro de 2019

OS SEUS ANJOS NOS CÉUS VEEM SEM CESSAR A FACE DO MEU PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 02/10/2019
-Mateus 18,1-5.10.
          
(TORNARDES CRIANÇAS )

 ..."OS SEUS ANJOS NOS CÉUS VEEM SEM CESSAR A FACE DO MEU PAI QUE  ESTÁ NOS CÉUS ".

Tornar-se criança não é fácil para pessoas orgulhosas. Início sério de vida espiritual se dá quando a pessoa realiza um verdadeiro ato de humildade. A pedagogia da fé, para muitas pressas, ou o seu amadurecimento, para outras, são impedidos pela incapacidade de tornar-se simples, de lançar-se nos braços de Deus com um coração de criança.
    Como "peritos" de Deus, querem impor condições ao Eterno, ao Infinito, e o Infinito não responde o Eterno, e deixa que o tempo os destrua. Escribas  e fariseus "perfeitos " vêem no pecador inimigo de Deus. Mas Deus ama o pecador já antes do arrependimento; abandona tudo e vai em sua busca. Cabe ao responsável pela comunidade revelar ao pecador que Deus o ama e se preocupa com a salvação de todos.

No Evangelho   que  a  liturgia de hoje  nos  convida  a  refletir, vem  nos mostrar uma  instrução comunitária.
Este capítulo apresenta o quarto dos cinco grandes discursos de Jesus.
Dirige-se especialmente aos discípulos  e são instruções para uma comunidade dividida. Podem-se adivinhar tensões entre os diversos grupos e problemas de convivência. Para iluminar esta situação, o evangelistas nos exorta a prestar atenção aos pequenos e o perdão como norma básica na comunidade cristã; um modelo de comunidade para todos os tempos. Essa mudança de valores se inaugurou com a chegada do reino.
    A ocasião desse discurso deriva da pergunta dos discípulos, que querem saber de Jesus quem é o maior no Reino dos Céus. Eles deverão ser a Igreja nascente. A Igreja deve organizar-se e alguns assumem certos serviços e responsabilidade. São estas pessoas mais importantes? Os discípulos querem saber, e o evangelista Mateus lhes recorda os ensinamentos de Jesus sobre esse tema. Como resposta, Jesus toma uma  criança e pede aos discípulos que seguem façam  como criancinhas.
   Diferentemente de agora, naquela sociedade a criança não tinha direitos legais; tudo o que recebia era para ela um presente. Da mesma maneira, o Reino de Deus não se adquire pelas próprias forças; é um dom que se recebe com a simplicidade e o agradecimento  de uma criança.
       No evangelho de Mateus, a palavra "pequeno" não se refere unicamente às crianças. Pequeno são todas aquelas pessoas humildes e simples que desde sua simplicidade de vida optaram por seguir Jesus com toda radicalidade.
    A comunidade cristã, particularmente seus responsáveis, precisam ter cuidado em não subestimar a função e a retribuição dessas pessoas. Os pequenos encarnam os valores fundamentais da Boa-Nova e tornam patente a presença de Jesus entre os mais pobres e simples.
  O texto termina dizendo para os discípulos de ontem, e a nós discípulos de hoje: "Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus ".
   Meus amados irmãos e irmãs: podemos  dizer que muitos de nós não  compreendíamos  a atitude dos discípulos de Jesus, até olharmos para nossa própria vida. Vemos que ainda somos dominados pelo orgulho e pela vaidade, queremos  aparecer, dominar os outros, vivermos tranquilos, bem ao contrario do que diz Jesus. Precisamos lembrar sempre que para sermos livres e felizes, enquanto possível nesta  vida, é  que precisamos entregar-nos a ele, e nos colocar totalmente a serviço do bem de nossos irmãos.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/


Nenhum comentário:

Postar um comentário