terça-feira, 1 de outubro de 2019

JESUS TOMOU RESOLUTAMENTE O CAMINHO DE JERUSALÉM-Adélio Francisco


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 01/10/2019
-Lucas 9,51-56
   "JESUS TOMOU RESOLUTAMENTE O CAMINHO DE JERUSALÉM."
 
   Já estamos no mês de Outubro. Outubro, o mês das Missões, é o mês em que somos convidados a refletir sobre a atualidade do Santo Rosário em nossa vida cristã. Por isso mesmo, neste mês devemos reforçar a nossa devoção mariana empreendendo a Oração do Santo Rosário em família, em grupos de orações, nos setores pastorais, nas comunidades e nas paróquias. Essa devoção contemplativa faz-nos meditar sobre os mistérios de nossa redenção. É uma oportunidade de chegar às pessoas em todos os lugares e começar ali um grupo católico, embrião de uma futura pequena comunidade.
   Já há  tempo em que tanto falamos de Paróquia como comunidade de comunidades, uma das formas de iniciarmos uma comunidade é através da oração. É claro que os grupos de reflexão, círculos bíblicos e outros tipos de reuniões e celebrações também formam as futuras comunidades, que farão parte da paróquia presente em todo o seu território. São oportunidades que nos ajudam a viver o trabalho pastoral.
     Mas a Oração do Santo Rosário também precede as celebrações eucarísticas, acompanha-nos nas viagens, nos tempos de reflexão, andando pelos caminhos, nos momentos de alegria ou aflição, fazendo-nos próximos do Senhor que nos conduz e ilumina nossas vidas.
      
 VAMOS AGORA REFLETIR NA LUZ DA PALAVRA .
   No Evangelho que a liturgia de hoje  nos convida a refletir, vem nos dizer que;   " Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o Céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém." Esse relato inicia uma nova etapa dentro do Evangelho de São Lucas. Podemos dizer que é uma introdução da  viagem de Jesus para Jerusalém. Estamos nos aproximando do comprimento do plano de Deus que inaugura uma nova etapa da história da salvação. Trata-se da partida de Jesus, da passagem para o Pai.
    Através do termo   "partida",  evocam-se seguramente a sua morte e ressurreição, o conjunto do mistério pascal. A decisão de Jesus é um elemento essencial desse mistério.
       O relato reflete a viva hostilidade existente entre judeus e samaritanos; no entanto, Jesus quer afastar dos seus todo o espírito de vingança.
      Os discípulos pensam num messianismo espetacular e poderoso que não retrocede diante da morte de alguns. Não compreenderam que Jesus é sempre de misericórdia e não de destruição.
  
Amados irmãos e irmãs: Jesus conhecia sua missão, sabia da rejeição que teria de enfrentar, das consequências que sofreria. Coerente com o que ensinava, estava disposto a obedecer ao Pai. Por essa obediência filial ele nos uniu a si e nos salvou, fazendo-nos filhos e filhas de Deus.
Por isso mesmo nosso caminho não pode ser diferente do seu : nossa salvação está na obediência, na entrega total ao amor do Pai.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir