sexta-feira, 4 de outubro de 2019

AÍ DE TI, CORAZIM ! AI DE TI, BETSAIDA-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 04/10/2019
-Lucas10,13-16

''AÍ DE TI, CORAZIM ! AI DE TI, BETSAIDA"
Junto ao envio dos 72, símbolo talvez da missão aos gentios, Lucas agora nos transmite alguns ais contra as cidades da Galiléa que recusaram reconhecer os sinais de Jesus.
Em algumas ocasiões, Jesus reprova e ameaça: nos casos em que o pecado está tomando o aspecto de uma atitude permanente e profunda.
Nesse Evangelho, que a liturgia nos convida a refletir no dia de hoje, Jesus reprova as formas de cegueira moral ( orgulho, preconceito, incapacidade de fazer um exame de consciência ) que não permitem que se abra um espaço para recebermos em nossas vidas a presença e o chamado de Deus. Na longa corrida, o caminho para o arrependimento e a conversão fica assim bloqueado.

Em tom de lamentação, Jesus convida à conversão as cidades com as quais mais se havia comprometido com palavra e obra no anúncio do Reino de Deus. Corazim, Betsaida e Cafarnaum haviam sido testemunhas privilegiadas da ação missionária de Jesus e da sua comunidade de seguidores. Não obstante, o peso das tradições e a autossuficiência impediram-nas de captar a novidade que Jesus lhes comunicava. Sua responsabilidade perante o julgamento de Deus será maior em comparação com aquelas cidades-símbolo do poder econômico e da vida pagã, Tiro, Sidônia e Sodoma.
Jesus começa a criticar as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. "Cronologicamente, a invectiva contra essas cidades incrédulas deve ser, sem dúvida, colocada no final do ministério de Jesus na Galiléia. Mais, inserir-se nessa secção que trata da incredulidade encontrada pela mensagem de Jesus na sua terra ".
Meus irmãos e irmãs : essas palavras de Jesus não têm necessariamente um tom condenatório, mas podem ser entendidas como um convite à conversão. Nelas se encerra, também, uma advertência para a comunidade cristã, cujos membros contemplaram os sinais de Jesus.
Mas também devemos perceber que a paciência de Deus supera nossa expectativa. Até o último instante da vida ele aguarda por uma resposta de amor e conversão. A pessoa nem sempre agradece a Deus pelos benefícios que recebe, e prefere, às vezes, continuar na indiferença, deixando Deus de lado. Mas meus irmãos cuidado. Nós não somos os donos do tempo, e o que não aconteceu em dezenas de anos pode acontecer num instante. Devemos estar sempre preparados, com o nosso pensamento em Deus e com a consciência limpa, por ter feito, a Deus e aos irmãos, o que podíamos.

 Não só apóstolos ou os ministros oficiais da Igreja são os enviados de Jesus, que devemos ouvir como se o ouvíssemos em pessoa. Jesus fala-nos também através de nossos irmãos e irmãs, que partilham nossa vida de todos os dias. Podem ter defeitos e limitações, mas devemos ouvi-los, porque são o Jesus mais perto de nós.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
-Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/

Nenhum comentário:

Postar um comentário