terça-feira, 10 de setembro de 2019

A ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS-Adélio Francisco.


REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 10/09/2019
-Lucas 6,12-19
"A ESCOLHA DOS DOZE APÓSTOLOS"

                 [ MÊS DA BÍBLIA ]

Vamos uma vez mais do mesmo jeito que estamos fazendo antes da reflexão do Evangelho ; comentar sobre o Santo Livro a " Bíblia ". A Bíblia é o livro mais conhecido do mundo inteiro. Já foi traduzido para 1685 línguas. Mesmo assim, continua um livro desconhecido. Muita gente a tem em casa, mas não a abre.
   Hoje em dia, a Bíblia desperta cada vez mais, o interesse do povo cristão. Especialmente nas Comunidades Eclesiais de Base e nos Círculos Bíblicos orienta a reflexão sobre a vida.
 E sempre surge as famosas  perguntas: de onde vem a Bíblia? Quem a escreveu? Quando? Por que é um livro tão importante? São, em geral, as primeiras perguntas que surgem.

    VAMOS AGORA REFLETIR NA LUZ
                              DA
                        PALAVRA  
   As decisões que  visam aprimorar a qualidade da vida devem ser tomadas á luz da oração. No Santo Evangelho da liturgia de hoje está escrito que Jesus passou uma  noite inteira em oração e, ao amanhecer, escolheu os doze apóstolos, dando início a uma longa caminhada, passando pela Galiléia, Samaria e Judéia, ensinando, curando, mostrando sua identidade divina. Formou com eles a base da estrutura da Igreja. Os apóstolos se tornaram missionários, evangelizadores do Reino de Deus. Esta missão continua até hoje. Somos os apóstolos da sociedade moderna, com a mesma tarefa de anunciar Jesus ao mundo.
 
   Vemos que a presença da oração nos indica a importância do acontecimento. A oração aparece no "coração" da ação de Jesus. Há também a preocupação em selecionar e formar numa comunidade de discípulos, especialmente comprometida com ele "os apóstolos" que seria a garantia da missão da igreja.     Diante da realidade que os chefes do povo estão contra Jesus, ele terá que escolher apóstolos para o novo povo de Deus.
     O grupo dos Doze teve uma missão não somente importante, mas única. Constituem o núcleo inicial do novo povo de Deus. Daí o seu número de doze nos relembra as doze tribos de Israel. Por isso, depois da morte de Judas, o seu lugar deve ser ocupado por uma outra testemunha da vida e da ressurreição de Jesus.
  A oração de Jesus é sua vida. Para entender bem o significado da oração na vida de Jesus é preciso sobre tudo observar o modo como ele fica em oração ao longo dos vários acontecimentos da sua vida como, por exemplo , no momento do seu Batismo e da Transfiguração. A oração de Jesus é a escuta filial, confiante no Pai. É o diálogo com o seu Pai a cada instante da sua vida e não apenas em momentos excepcionais. Assim, a cada instante, essa união íntima e profunda do Pai e do Filho exprime-se em oração explicita. Isso pode ser expresso de diversas formas, por um estremecimento de alegria que se torna bênção, uma meditação partilhada, como na última Ceia, uma confiança filial, como na hora da tentação... Eis o cunho da oração de Jesus e o segredo do que o faz viver: "Meu alimento é fazer a vontade do Pai".
   Meus amados irmãos e irmãs: é preciso que, antes de tomar qualquer decisão, faça oração, pois vimos que o próprio Jesus assim o fez.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
--Adélio Francisco.

Convido a fazer parte do meu grupo de  reflexão sobre o Evangelho, e receber nossas orações
            <<BASTA CLICAR NO LINK >>
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/

Nenhum comentário:

Postar um comentário