quarta-feira, 7 de agosto de 2019

“E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?” . Olivia Coutinho

 

Dia 08 de Agosto de 2019

 

Evangelho de  Mt16,13-23

É pela fé que reconhecemos Jesus como o nosso Deus e Senhor, o que não é fruto do esforço humano, e sim, do acolhimento a este dom de Deus, que é a fé!

Saber quem é Jesus, é muito mais do que saber que Ele é Deus. Saber quem é Jesus, é comprometedor, implica em comprometimento com sua causa, em dar continuidade a sua missão aqui na terra.

Não tem como conhecer Jesus, sem fazer uma experiência profunda com Ele! Sem uma intimidade profunda com Jesus, ficamos na superficialidade da fé, sabendo quem é Ele, teoricamente. E só com o conhecimento teórico, ficamos na lógica humana, não vamos compreender, que para ganhar a vida, é preciso passar pela cruz! 

O Evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, chama a nossa atenção sobre algo fundamental na nossa vida: conhecer Jesus! 

O texto começa com uma pergunta de Jesus aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas." Não satisfeito com que o povo dizia a seu respeito, Jesus  dirige  a mesma pergunta aos próprios discípulos: “E vós, quem dizem que eu sou?” Desta vez, a pergunta  silenciou os discípulos, afinal, esta pergunta, exigia uma resposta  pessoal, e não, em nome do povo o que seria fácil, afinal, responder em nome do outro, não compromete. 
Pedro foi o único que ousou  responder: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo.” Esta firmeza de Pedro, agradou Jesus, pois Ele sabia que esta sua afirmação, não viera de outras pessoas, era uma revelação do Pai, fruto de sua convivência com Ele! A partir de então, Jesus convoca Pedro para uma missão importantíssima: ser a pedra, sobre a qual, Ele construiria a sua Igreja! “... Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja...” 

O final do evangelho vem nos mostrar, que Pedro, mesmo tendo feito uma belíssima profissão de fé, demostrou ainda não compreender o messianismo de Jesus  ao não concordar com o seu martírio, sendo por isto, severamente repreendido por Jesus: “Vai para longe Satanás ...” 

Pedro, ainda caminhava  na obscuridade, carregando consigo, a mentalidade do mundo, alimentando dentro de si, a ideia de um Messias glorioso, mas sem a cruz. Foi caindo  e levantando, que Pedro alcançou a graça de ser o primeiro líder da nossa Igreja: Igreja Católica Apostólica Romana.

Este episódio é um alerta para todos nós que afirmamos conhecer Jesus. Afirmar que conhece Jesus, é sério, é comprometedor, quem afirma conhece-lo, torna responsável pela a continuidade da sua missão.
Hoje, Jesus continua a nos perguntar: “ E para você quem eu sou? A nossa resposta só chegará a Ele, com as nossas atitudes do dia a dia. 


FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir