terça-feira, 6 de agosto de 2019

A TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR-Adélio Francisco




REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA 06/08/2019
-Lucas 9,28b-36
"SOLENIDADE DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR "

Meus irmãos e irmãs : olhando para  o Evangelho de hoje que  a liturgia nos convida a refletir,  vai nos ajudar a entender este mistério da transfiguração do Senhor. O texto começa falando de  uns oito  dias depois, mas o que quer-nos dizer uns  oito  dias depois ! O evangelista quer falar de  dias depois do primeiro anúncio da paixão de Jesus. 
    Nesse episodio narra que Jesus tomou  consigo a Pedro, Tiago  e João, e conduziu-os a sós a um alto monte. Jesus se transfigura para anunciar sua gloriosa ressurreição. Aparece dois  personagens: Moisés  e Elias. Moisés representa a lei e Elias representa os profetas; ambos sintetizam o Antigo Testamento. Vemos que Pedro faz uma proposta a Jesus, querendo construir tendas e morar ali mesmo, mas não  sabia o que    falava. A proposta que Pedro faz a Jesus de ficar ali e viver na montanha corresponde ao medo de ir para Jerusalém, onde os espera dor e sofrimento; por isso, procura a todo custo impedir que Jesus dessa  da montanha e tome o caminho para Jerusalém. 
    Como Pedro, são muitos os que preferem a comodidade da montanha em vez de descer dela para  enfrentar os perigos da vida cotidiana. 
  Dos três personagens presentes só resta Jesus, o Filho amado de Deus e a quem é preciso escutar. 
  Jesus supera Moisés e Elias e inaugura o Novo Testamento em continuação do Antigo Testamento.
 Os outros evangelistas, Mateus e  Marcos, da continuidade dizendo que,  ao descerem do monte, Jesus proibiu-lhes de  contar a ninguém o que eles  tinham visto, até  que Ele mesmo o próprio Filho do Homem  houvesse ressurgido dos mortos.
   A ordem de não contar a ninguém é um segredo "messiânico " vemos que  tem aqui uma explicação : os três apóstolos devem esperar a ressurreição de Jesus para poder compreender sua proposta do reino. 
   Meus irmãos e irmãs : Jesus faz chegar ao homem todo poder salvífico do Deus da Aliança. Parece concentrar no seu comportamento todas aquelas atitudes, aqueles matizes de amor atribuídos a Javé como aquele que por primeiro se adianta para reconquistar o  homem. O Deus que Jesus  nos revela é o Pai. Justamente para expressar esse amor de Deus como Pai e o amor de Jesus que a Ele se conforma é que Jesus transfigura-se. Há uma verdade oculta, há uma beleza escondida no mundo, no ser humano. A experiência de Cristo provoca em nós uma reação, para que liberamos o nosso mais profundo ser onde habita a luz que nos transfigura. Sem dúvida, se cada pessoa  vivesse em plenitude teria a felicidade de descobrir-se na sua essência que é divina. É preciso subir ao monte da fé, deixar-se transfigurar pelo homem-Deus  e descobrir o lado mais valioso da vida. Se você vive no  mundo dominado pela agitação, pelas apelações contínuas dos sentidos, voltado só para seu lado visível e sensível, está deixando morrer o seu lado mais  nobre que lhe possibilita de  ter vida plena.

PERMANECEMOS NA SANTA PAZ DE DEUS!
-Adélio Francisco

Conheça a minha página de reflexão sobre o Evangelho.  Nela eu publico minhas reflexões sobre o Evangelho do dia.
           BASTA CLICAR NO LINK 
https://www.facebook.com/100012079607404/posts/408160249596625/

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo, Adélio Francisco) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir