terça-feira, 2 de julho de 2019

-Tomé duvidou e depois se convenceu -Jo 20,24-29-José Salviano


03 de Julho de 2019

Evangelho Jo 20,24-29


Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze,
não estava com eles quando Jesus veio.
25Os outros discípulos contaram-lhe depois:
"Vimos o Senhor!". 
Mas Tomé disse-lhes: 
"Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos,
se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos
e não puser a mão no seu lado, não acreditarei"
26Oito dias depois, 
encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa,
e Tomé estava com eles. 
Estando fechadas as portas, Jesus entrou, 
pôs-se no meio deles e disse: 
"A paz esteja convosco". 
27Depois disse a Tomé: 
"Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. 
Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. 
E não sejas incrédulo, mas fiel". 
28Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 
29Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? 
Bem-aventurados os que creram sem terem visto!" 
Palavra da Salvação.

Tomé  duvidou que Jesus teria aparecido aos seus amigos, mas depois acabou  reconhecendo da ressurreição de Cristo Jesus quando tocou em seus ferimentos, e disse: - "Meu senhor, e meu Deus!".
E Jesus responde-lhe: "Tomé, você acreditou por que me viu. felizes serão aqueles que acreditarem sem nunca me ter visto."
Irmãos: Que maravilha! Nós somos felizes porque acreditamos em Jesus sem nunca tê-lo visto! Jesus nunca apareceu na nossa frente. E nós acreditamos em Jesus o Filho de Deus vivo, por que temos a certeza de que Ele existiu, e sempre existiu e está hoje no meio de nós, especialmente quando estamos na Igreja, reunidos em assembleia, participando da Santa Missa!
Nós temos várias provas  da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e o  Santo Sudário é a maior delas.
Muitos questionamentos foram feitos a respeito do Santo Sudário, como: O que teria causado a imagem no tecido ou lençol que envolveu o corpo de Jesus durante o tempo em que ele esteve  no sepulcro? Seria uma pintura falsa? Impossível! Em plena Idade Média? 
Em 1978, cientistas da Nasa  fizeram o maior e mais sofisticado estudo sobre o santo sudário. Foram  mais de 100 mil horas de estudo, 40 toneladas de aparelhos de pesquisas, para um estudo detalhado das fibras do tecido do santo sudário. E quando terminaram fizeram um relato dos fatos.
Eis o relatório dos cientistas incrédulos. Eles chegaram  a seguinte conclusão:

1-   A imagem  foi causada por alteração química. Mas o que causou isso não sabemos (cientista  não pode dizer a palavra milagre). Pois se o pudessem, teriam dito que foi um milagre!
2-A imagem foi causada por  uma radiação calórico luminosa especial e instantânea  saída do corpo do crucificado. Bravo! Tiveram de dizer  a verdadeira origem daquele fenômeno!  Foi uma luz que saiu do corpo de Jesus, que causou a imagem no lençol.
3-Essa radiação chamuscou ligeira e superficialmente as pontas das fibras do tecido.
4-Perguntaram a eles: Que radiação é essa? Os cientistas não quiseram se manifestar.
Eles afirmaram apenas: "essa estranha radiação está fora dos limites da ciência atual.".
Ora, isto é o mesmo que dizer: Desculpem, mas não podemos afirmar que foi um milagre.

Prezadas irmãs e irmãos.  Para nós, o Santo  Sudário foi o resultado de uma eclosão de luz e calor que  saiu do corpo de Cristo no momento da sua ressurreição.  Um verdadeiro milagre! Um "milagraço",  como disse o padre Quevedo. Esta foi a maior prova da divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo!
Para nós, que temos fé, não precisamos de provas científicas para saber que  o sudário é uma foto de Jesus Cristo, deixada por ele a nós.
Porém, infelizmente, ainda hoje se encontram pessoas que questionam a veracidade do Santo Sudário. Cerca de 9% apenas.
Por outro lado, esses questionamentos  fazem parte  do direito que Deus nos deu de duvidar. "...quem tem ouvido para ouvir, ouça". Se Jesus  dizia isso é porque Deus nos deu o livre arbítrio. Que é o poder de querer ou não querer, ou de aceitar ou recusar uma coisa, pessoa ou fato mesmo tendo que nos ater com ele. Em outras palavras, O DIREITO DE CRER, OU NÃO CRER.

Que Deus tenha piedade dos ”Tomés” de hoje! Aqueles e aquelas que não conseguem acreditar em Deus e em seus mistérios.  Aqueles que ouvindo não escutam,  vendo não enxergam, tocando não sentem!  Eles continuam indiferentes!
Roguemos a Deus por eles, pois segundo o que disse Jesus, “quem não crer já está condenado”!

Fica com Deus. José Salviano



Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que perde um pouco do seu tempo em refletir passando os seus ponto de vista que o Senhor Jesus Cristo continue iluminando a todos nós. Abraço.

    ResponderExcluir