domingo, 2 de junho de 2019

-PENTECOSTES-Ano C-José Salviano


PENTECOSTES
Ano C
Evangelho Jo 20,19-23

At 2,1-11; Sl 104; Rom 8, 8-17; + Sequência


PRIMEIRA LEITURA

De forma fantástica, espetacular, com grande ruído que foi notado por todos daquele lugar, O Espírito Santo veio sobre os apóstolos, conforme lhes havia prometido o próprio Jesus Cristo.
E então, todos ficaram cheios do Espírito de Luz, e assim se transformaram de medrosos a corajosos, de homens simples a eloquentes oradores, capazes de bater de frente com os judeus que crucificaram Jesus.
As línguas de fogo que desceram sobre as suas cabeças simbolizam o fogo do Espírito Santo e também a graça e o poder de falar em várias línguas.
E assim, o grande milagre aconteceu. Todos os estrangeiros ali presentes, cada um ouviu os discípulos falarem em sua própria língua. Isso é que é milagre!

EVANGELHO


Hoje a Igreja festeja a solenidade de Pentecostes, dia em que comemoramos a descida do Espírito de Deus que fora prometido aos apóstolos, para transformá-los em sábios, corajosos e eloquentes pregadores do Evangelho.  Foi esse mesmo Espírito que desceu sobre nós no dia do nosso batismo e nos congregou numa só família chamada Igreja. Foi esse mesmo Espírito que nos conduziu até aqui para juntos celebrarmos este fato histórico, com alegria e muita fé, na fraternidade e no amor de Cristo. Viemos, e estamos  aqui reunidos diante do altar para que o Espírito de Verdade nos enriqueça com os seus dons, e assim possamos ser úteis ao Reino de Deus.
Esse mesmo Espírito do Senhor que preencheu todo o Universo, é Ele que mantém unidas todas as comunidades eclesiais católicas submissas ao Papa e em harmonia com a vontade de Deus.
É Ele que purifica e santifica a Igreja continuadora da missão de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra.  É Ele quem derrama sobre a Igreja de Jesus Cristo, os dons do Espírito de Luz, para que possamos clarear este mundo mergulhado em trevas.
É O Espírito Santo que fez os apóstolos falar línguas diferentes,  é Ele que nos impulsiona a falar a linguagem do amor de Cristo de forma compreensível a todas as pessoas, principalmente as mais humildes que não tiveram a oportunidade de estudar o suficiente.  Pois é com a força do Espírito de Deus em sua diversidade de dons, que conseguimos evangelizar em uma linguagem simples inteligível ou compreensível para a diversidade   das pessoas, e contribuir assim para que todos formem um só corpo, um só rebanho unido a um só Pastor, e ao projeto de Jesus Cristo, o Salvador.
Os apóstolos ficaram cheios do Espírito de Verdade e, com muita coragem,  começaram a falar em outras línguas para a multidão que ali se encontrava.  Nós também quando estamos com o Espírito de Deus, temos toda facilidade para falar, explicar, comentar e de escrever sobre a palavra de Deus. As ideias fluem em nossa mente com uma facilidade tão impressionante que ficamos admirados! É o Espírito Santo jorrando através de nós, a fonte de água pura para purificar este mundo mergulhado na lama podre produzida pelo egoísmo, pela ganância, pela injustiça, pelo pecado.
Os nossos pecados só poderão ser perdoados pelos padres, que são continuadores dos primeiros sacerdotes ordenados por Jesus, ao anoitecer daquele dia em que Ele entrou  no lugar onde os discípulos estavam com as portas fechadas com muito medo dos judeus, Jesus os tranquilizou dizendo: " A paz esteja convosco". E após dizer isso, Jesus usando um dos símbolos do Espírito Paráclito, que é o vento, Ele assoprou sobre os assustados amigos, e disse: " Recebam o Espírito Santo. A quem vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados. E a quem vocês não perdoarem, eles não serão perdoados. "
Aí está, meus irmãos, o porquê não devemos pensar ou dizer que devemos pedir perdão dos nossos pecados diretamente a Deus. Porque foi o próprio Jesus quem disse, ao fazer a primeira ordenação sacerdotal, que somente o sacerdote é quem tem o poder de nos absolver.  Da mesma forma, tem gente que diz: quando quero rezar eu rezo em casa. Mentira! Quem diz isso não reza coisa nenhuma!  Devemos rezar em casa e em qualquer lugar, sim, porém também devemos rezar na assembleia reunida em torno do altar, congregando uma só família, unida pelo fogo do Espírito Santo de Deus. Pois é nessa assembleia dos cristãos reunidos e unidos pela fé, que temos a presença da Santíssima Trindade ouvindo nossos clamores, nos acolhendo com o peso dos nossos pecados, e nos consolando e dando forças para continuar a caminhada terrestre rumo ao Céu.
Prezados irmãos em Cristo. Que o Espírito de Verdade desça sobre cada um de nós, e nos transforme em corajosos evangelizadores. Seja pela palavra, seja pelo nosso testemunho e pelo exemplo de nossos atos, de nossas atitudes, de nossas decisões, ações  e reações todas de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo. 
Que hoje o fogo do Espírito Santo desça sobre nós e nos transforme em ardentes e corajosos anunciadores das maravilhas ensinadas pelo Filho Unigênito. Amém.      


            José Salviano



Nenhum comentário:

Postar um comentário