segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Em Nome de Jesus-Helena Serpa


27 DE FEVEREIRO DE 2019

QUARTA FEIRA - 7ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM
Cor Verde

1ª. Leitura – Eclo – 4, 12-22


Leitura do Livro do Eclesiástico 4,12-22 (Gr. 11-19)
12A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo, serão repletos de alegria pelo Senhor. 14Quem a ela se apega, herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará.
15os que a veneram, prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam. 16Quem a escutar, julgará as nações; quem a ela se dedicar, viverá em segurança. 17Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. 18No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, 19trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos
e nela deponha sua confiança. 20Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, 21lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. 22Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo. Palavra do Senhor.

Reflexão – “a sabedoria é o Amor de Deus”
O Livro do Eclesiástico continua fazendo a apologia da Sabedoria e, hoje, nos motiva a busca-La a fim de alcançarmos a alegria e herdarmos a glória. Por isso, o autor nos faz uma demonstração do que Ela pode realizar a favor da nossa felicidade. A sabedoria é o Amor de Deus agindo em nós, comunicando a verdadeira vida perto do Senhor. Os que buscam a sabedoria buscam a Deus e O têm em todos os momentos, vivendo com segurança e destemor. Quem busca a sabedoria procura fazer a vontade de Deus, por isso, o autor fala que no começo dessa busca, a sabedoria nos leva por caminhos contrários aos que nós já estávamos percorrendo. O amor de Deus nos disciplina e exige provas concretas nas nossas ações. Muitas vezes quando começamos a nossa caminhada em busca do saber de Deus nós nos defrontamos com situações que nos amedrontam, pois fogem completamente do nosso modo de viver antigo e para nós a caminhada se torna difícil. No entanto, na medida em que buscamos os caminhos de Deus nós também nos apossamos do Espírito Santo, que é o amor de Deus agindo em nós com sabedoria nos fazendo experimentar a vida nova em Cristo Jesus. Quem cedo encontra a sabedoria, estará repleto da alegria e herdará a glória do céu pela bênção do Senhor Deus. – Você tem buscado a sabedoria de Deus? – Você tem saboreado o amor de Deus para colocá-lo em prática? – Você saberia explicar em que consiste a sabedoria de Deus na sua vida? – Para você é difícil andar nos caminhos de Deus?

 

Salmo  118,165. 168. 171. 174. 175 (R. 165a)

R. Os que amam vossa lei, têm grande paz!

165Os que amam vossa lei têm grande paz, *
e não há nada que os faça tropeçar.R.

168Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança;*
os meus caminhos estão todos ante vós.R.

171Que prorrompam os meus lábios em canções, *
pois me fizestes conhecer vossa vontade!R.

174Desejo a vossa salvação ardentemente *
e encontro em vossa lei minhas delícias!R.

175Possa eu viver e para sempre vos louvar;*
e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!R.

Reflexão - A sabedoria de Deus se revela por meio da Sua Palavra que nos ensina a viver em harmonia com o Seu pensamento. Por isso, os que vivenciam a Lei de Deus têm grande paz por mais que sejam tentados. Ser fiel à Lei de Deus é ser coerente com os Seus ensinamentos, atento aos Seus conselhos  para viver segundo à Sua vontade. Na Lei do Senhor, que é o Amor nós encontramos as delícias que a nossa alma anseia.

 

Evangelho – Mc 9, 38-40


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9,38-40
Naquele tempo: 38João disse a Jesus: 'Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue.' 39Jesus disse: 'Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40Quem não é contra nós é a nosso favor. Palavra da Salvação

Reflexão – “em Nome de Jesus”
Neste Evangelho Jesus nos ensina a acolher todos aqueles que em Seu Nome realizam milagres e prodígios, mesmo que não façam parte da nossa Igreja, da nossa comunidade e não caminhem conosco. Somente faz milagres em Nome de Jesus quem já teve um encontro pessoal com Ele e acolhe os Seus ensinamentos.  A Palavra de Deus é o próprio Jesus, Verbo que se fez carne e habita no meio de nós, portanto, por meio dela nós experimentamos o Seu poder salvador. Quem tem experiência com a Palavra, tem experiência com Jesus Cristo, por isso, não podemos duvidar da legitimidade de quem em Nome Dele realizam maravilhas. Muitas vezes, nós egoisticamente, pretendemos ser os donos da verdade e achamos que somente na nossa Comunidade, ou mesmo na nossa Igreja Católica, Jesus pode fazer prodígios e milagres. O seguimento de Jesus independe da doutrina dos homens e das instituições e nós nunca poderemos impedir que qualquer pessoa, seja ela quem for anuncie a Salvação de Jesus. Jesus veio para todos os que acreditarem e confiarem Nele, tendo-O como Senhor e Salvador. A nós, nos resta alegrar-nos quando vemos pessoas de quem nunca esperávamos, testemunhando ao mundo uma vida renovada e convertida, mesmo que elas não façam parte da nossa “turma”.  – Você acredita na boa fé de quem faz prodígios em Nome de Jesus? – Você se alegra quando alguém da sua família se converte pela pregação de um protestante? – Você luta pela unidade entre os cristãos? – Você reconhece que a Igreja de Jesus Cristo somos todos nós que O temos como Senhor e Salvador?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento27 de fevereiro de 2019 às 01:52

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir