segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Deus está querendo resgatar as famílias-Helena Serpa



10 DE DEZEMBRO DE 2018

2ªFEIRA DA SEGUNDA SEMANA

DO ADVENTO

Cor Roxo



1ª. Leitura – Is 35, 1-10

 Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,1-10
1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d'água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco. 8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais de predadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados, poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor.

Reflexão – “caminhar com passos firmes”
Isaías usa palavras de ânimo e esperança para apregoar a chegada de Deus que vem nos libertar da escravidão anunciando a redenção da humanidade, o caminho novo e a vereda santa que o Senhor abre para que todos nós ultrapassemos. É um caminho seguro, de alegria e de bonança, onde andarão todos os que forem libertados. Esse Caminho é Jesus e nós já podemos percorrê-lo assumindo a nova vida de cristãos que nos foi ofertada por Ele. ”Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados”, nos diz o profeta, portanto, precisamos nos apossar dessas palavras para prosseguirmos na nossa caminhada com passos firmes. O Senhor transformará a terra árida da nossa vida em lago, e a região sedenta do nosso coração em fontes de água. – 
- Você consegue vislumbrar o que Deus tem preparado para a sua vida? – A Palavra de Deus lhe dá ânimo para enfrentar a sua caminhada? – Você tem esperança de que a sua vida mude a partir do que a Palavra de Deus lhe mostrar? – O que poderá mudar dentro do seu coração?

Salmo 84 (85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R. Is 35,4d)

R. Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

9aQuero ouvir o que o Senhor irá falar:* é a paz que ele vai anunciar;
9ba paz para o seu povo e seus amigos,* para os que voltam ao Senhor seu coração.
10Está perto a salvação dos que o temem,* e a glória habitará em nossa terra. R. 

11A verdade e o amor se encontrarão,* a justiça e a paz se abraçarão;
12da terra brotará a fidelidade,* e a justiça olhará dos altos céus. R. 

13O Senhor nos dará tudo o que é bom,* e a nossa terra nos dará suas colheitas;
14a justiça andará na sua frente* e a salvação há de seguir os passos seus. R.

Reflexão - Quando assumimos verdadeiramente a salvação que Jesus veio nos trazer nós podemos viver as palavras desse salmo: “a verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão”. A promessa para o futuro torna-se promessa cumprida no presente quando nós escutamos o Senhor que vem nos falar de paz.

Evangelho – Lc 5, 17-26

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,17-26
17Um dia Jesus estava ensinando. É sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: Homem, teus pecados estão perdoados. 21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus? 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: 'Por que murmurais em vossos corações?
23O que é mais fácil dizer: 'teus pecados estão perdoados',
ou dizer: 'levanta-te e anda'? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados - disse ao paralítico - eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa'.
25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: 'Hoje vimos coisas maravilhosas!' Palavra da Salvação.


Reflexão – “Deus está querendo resgatar as famílias”
Neste Evangelho, chama-nos a atenção o fato de que não foram os parentes que levaram o paralítico a Jesus, mas os seus amigos. No entanto, ao curá-lo, Jesus lhe enviou, primeiramente, à sua casa.  Levanta-te, pega o leito e vai para casa!”  Nestes tempos nós também percebemos que Deus está querendo resgatar as famílias e é na nossa casa, junto à nossa família, onde primeiro precisamos espalhar o amor que recebemos de Deus.  Hoje nós podemos ser os amigos que levam o paralítico para que Jesus o cure, como também o próprio paralítico que está preso e necessitado de libertação. O maior objetivo de Deus é curar a nós e aos nossos amigos, afim de que que tenhamos uma nova vida no seio das nossas famílias. O pecado paralisa o homem, por isso, os que estão paralíticos precisam conhecer Jesus para que sejam libertados   Somos, a todo o momento, curados por Jesus, para amar. Ele nos tira da paralisia que nos impede de expressar carinho e atenção para com aquelas pessoas que nos são mais preciosas e nos convida a pôr em prática um projeto novo de reconciliação e entendimento junto à nossa família. Pegar o leito significa assumir a vida, os encargos, o jeito de ser e enfrentar a família e o mundo com “outros olhos”. –  Você tem levado algum amigo para ser curado por Jesus ou é o paralítico que precisa ser curado? – Você reconhece a sua paralisia? – Você consegue pedir ajuda a alguém? – Como está a sua família? Como você tem colaborado para que Deus esteja presente na sua casa?

2 comentários:

  1. José Maria Nascimento10 de dezembro de 2018 às 03:04

    Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!

    ResponderExcluir
  2. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir