terça-feira, 6 de novembro de 2018

-O Reino de Deus está no meio de nós-Lc 17,20-25, José Salviano


15 de Novembro de 2018

 

Evangelho Lc 17,20-25

 

-O Reino de Deus está no meio de nós-José Salviano

 

O Reino  de Deus não é algo que se possa dizer: está ali, está acolá, ou está na paróquia, ou na comunidade de jovens, na empresa, na forma de governo, muito menos na política, pois essa está muito longe de se parecer com as características do Reino, por ser a organização mais distante dos valores do Alto. Mais distante mesmo do que o crime organizado. Pois é sabido que esse, ajuda (por interesse, é claro) pessoas carentes em algumas favelas.

O Reino de Deus está no meio daqueles e daquelas que vivem a fraternidade, que acreditam no Criador e procuram viver as verdades reveladas a nós por seu Filho.

O Reino de Deus está entre todos os que crendo, praticam a palavra em união fraterna, a qual é a liga, a cola que os une num só povo, reunidos no amor e na proteção de um só Pastor.

O Reino de Deus apesar de ser invisível, ele é perceptível a todos. Pois ele é o amor que une todos nós, os seguidores de Cristo.

E foi o próprio Jesus quem definiu o significado de “está no meio de nós”, quando Ele disse: E é esse amor existente entre vós, que farão com todos percebam que vós sois meus amigos, meus seguidores.

Deus é amor, Jesus nos veio revelar esse amor do Pai por nós.

A linguagem da violência, da truculência, da brutalidade, não fazia parte da proposta de Jesus. Sua proposta se resumia em um plano de amor pela humanidade.

Na sua mensagem brotava: amor, compaixão, compreensão, misericórdia, e principalmente respeito aos pequeninos e excluídos.

Os judeus esperavam que o Messias viesse para restaurar o Reino de Davi, para reconquistar o reino que foi tirado pelos invasores romanos. Só que o Reino de Jesus não é desse mundo, ou seja, Ele não veio para governar com exército, com o poder das armas, com ostentação, dominação e ganância. Ao contrário, ele veio para servir. E isso não entrava nas cabeças dos judeus.  

Desse modo, para aqueles que esperavam a chegada de um Messias a maneira de outros reinados, com prepotência, com poder militar, ficaram surpreendidos com a serenidade com que Jesus se apresentou, e apresentou o Reino de Deus.

Para a surpresa desses, Jesus lhes disse: “O Reino de Deus está no meio de vós”. Esse foi o momento sublime de se experimentar a presença do Deus feito homem no meio deles, bem ali na presença de todos. Porém, por incrível que isso possa parecer, eles não entenderam nada, não perceberam o que Jesus estava dizendo, e continuaram a estranhar a sua pessoa.

Será que isso está acontecendo nos dias de hoje?

A Igreja é a representação viva do Reino de Deus no mundo. É nela que a comunidade dos que creem se reúnem para agradecer, para adorar, para pedir a Deus as graças que necessitam.

Assim, a Igreja, presença viva de Deus no mundo, é onde convivemos o amor fraterno, é lá que acontece a presença viva da Luz do Alto, em outras palavras, é lá que acontece o Reino de Deus no meio de nós.

Será que estão percebendo isso? Será que todos os viventes da Terra estão conscientes da presença do Reino de Deus entre nós? No meio de nós?

Rezemos para isso aconteça, e que a Luz de Deus seja captada por todos.

 

José Salviano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário