7 DE OUTUBRO DE 2018
XXVII DOMINGO
DO TEMPO COMUM 2018:
Cor Verde
1ª. Leitura – Gen
2, 18-24
Leitura do
Livro do Gênesis 2,18-24
18O Senhor Deus disse: 'Não é bom
que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele'. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e
todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser
vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais
domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não
encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando
este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e
conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: 'Desta vez, sim,
é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada 'mulher' porque
foi tirada do homem'. 24Por isso, o homem deixará seu pai
e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. Palavra do
Senhor.
Reflexão – “O ser humano não foi feito para a solidão”
Quando Deus criou o homem, criou também a mulher, e depois a modelou para que ela, com as suas aptidões próprias, se tornasse para ele ajuda e conforto, como amiga, companheira e confidente. A mulher sempre será um grande mistério para o homem, apesar de ser parte dele! Por isso, todo homem, assim como Adão, a contempla e admira, pois nela encontra parte do seu ser. ‘desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne’”!
Do Papa João Paulo II: “a exigência fundamental sobre a qual se apoia a união esponsal de um homem e de uma mulher, e com ela a vida da família que dela brota é uma exigência de comunhão. O ser humano não é feito para a solidão, traz em si uma vocação ao relacionamento, radicada na sua própria natureza espiritual. Em força de tal vocação, ele cresce na medida em que entra em relação com os outros, encontrando-se plenamente “no dom sincero de si” (Gaudium et spes, 24).Ao ser humano não bastam relacionamentos puramente funcionais. Ele tem necessidade de relacionamentos interpessoais ricos de interioridade, de gratuidade, de oblatividade. Entre estes relacionamentos, fundamental é aquele que se realiza na família: nos relacionamentos entre os cônjuges, como entre estes e os filhos. Toda a grande rede de relações humanas nasce e continuamente se regenera a partir daquele relacionamento com o qual um homem e uma mulher se reconhecem feitos um para o outro, e decidem fundir a própria existência em um único projeto de vida: “Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne” (Gn 2,24). O termo bíblico “carne” não evoca apenas o aspecto físico do homem, mas a sua identidade global de espírito e de corpo. O que os cônjuges realizam não é apenas um encontro corpóreo, mas uma verdadeira unidade das suas pessoas. Uma unidade tão profunda que os torna de certa forma na história um reflexo do “Nós” das Três Pessoas divinas (cf. Carta às famílias, 8). - Reflita sobre as palavras de São João Paulo II e acolha esta mensagem para a sua vida em família.
Quando Deus criou o homem, criou também a mulher, e depois a modelou para que ela, com as suas aptidões próprias, se tornasse para ele ajuda e conforto, como amiga, companheira e confidente. A mulher sempre será um grande mistério para o homem, apesar de ser parte dele! Por isso, todo homem, assim como Adão, a contempla e admira, pois nela encontra parte do seu ser. ‘desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne’”!
Do Papa João Paulo II: “a exigência fundamental sobre a qual se apoia a união esponsal de um homem e de uma mulher, e com ela a vida da família que dela brota é uma exigência de comunhão. O ser humano não é feito para a solidão, traz em si uma vocação ao relacionamento, radicada na sua própria natureza espiritual. Em força de tal vocação, ele cresce na medida em que entra em relação com os outros, encontrando-se plenamente “no dom sincero de si” (Gaudium et spes, 24).Ao ser humano não bastam relacionamentos puramente funcionais. Ele tem necessidade de relacionamentos interpessoais ricos de interioridade, de gratuidade, de oblatividade. Entre estes relacionamentos, fundamental é aquele que se realiza na família: nos relacionamentos entre os cônjuges, como entre estes e os filhos. Toda a grande rede de relações humanas nasce e continuamente se regenera a partir daquele relacionamento com o qual um homem e uma mulher se reconhecem feitos um para o outro, e decidem fundir a própria existência em um único projeto de vida: “Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne” (Gn 2,24). O termo bíblico “carne” não evoca apenas o aspecto físico do homem, mas a sua identidade global de espírito e de corpo. O que os cônjuges realizam não é apenas um encontro corpóreo, mas uma verdadeira unidade das suas pessoas. Uma unidade tão profunda que os torna de certa forma na história um reflexo do “Nós” das Três Pessoas divinas (cf. Carta às famílias, 8). - Reflita sobre as palavras de São João Paulo II e acolha esta mensagem para a sua vida em família.
Salmo 127,1-2.3.4-5.6
(R. cf. 5)
R.O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua
vida.
1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.
3A tua esposa é uma videira bem
fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.
4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,
cada dia de tua vida,*
para que vejas prosperar Jerusalém,R.
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,
cada dia de tua vida,*
para que vejas prosperar Jerusalém,R.
6E os filhos dos teus filhos.
 Senhor, que venha a paz a Israel,*
que venha a paz ao vosso povo!R.
 Senhor, que venha a paz a Israel,*
que venha a paz ao vosso povo!R.
Reflexão - Este é o salmo
que canta a bênção fecunda que o Senhor derrama sobre o homem e a mulher que
constituem uma família sujeitos ao Amor de Deus. Felicidade, fecundidade,
prosperidade, são as promessas do Senhor para aqueles (as) que O temem e que
trilham os Seus caminhos!
2ª. Leitura – Hb
2, 9-11
Leitura da
Carta aos Hebreus 2,9-11
Irmãos: 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor
do que os anjos,
nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte.
Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.
10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória,
levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.
nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte.
Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.
10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória,
levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.
Palavra do Senhor.
Reflexão - “sofrer por
amor.”
Ao deixar-se morrer por amor para dar a vida ao próximo,
Jesus Cristo veio abrir o caminho para que pudéssemos ter Nele o exemplo de
entrega à vontade do Pai. Quando a
leitura nos fala que Jesus foi feito “menor do que os anjos” significa que
Jesus foi feito homem e os anjos são seres espirituais. Mesmo sendo Deus feito homem, pela Sua
entrega, pelo Seu sofrimento e morte, depois de ressuscitado Ele foi coroado de
glória e honra. Por isso, precisamos tê-Lo como modelo. Seguindo o exemplo de
Jesus todos nós somos capazes de atravessar as dificuldades e assumir a nossa
missão, no entanto, na maioria das vezes, desejamos fugir do sofrimento porque
não entendemos o sentido de sofrer por amor. Quem sofre por amor a Deus em
razão do amor ao próximo, alcança também
honra e glória. O homem e a mulher que colocam os obstáculos, os seus
sofrimentos como participação da Cruz de Jesus, recebem a visita de Deus e nos
seus corações há serenidade e confiança, apesar de toda turbulência. – Você já
entendeu o sentido do sofrimento? – Você tem medo de sofrer por amor? – Você já
experimentou colocar o seu sofrimento como participação no sofrimento de
Cristo?
Evangelho – Mc
10, 2-16
+
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 10,2-16
Naquele tempo: 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus.
Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem
divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: 'O que Moisés vos ordenou?' 4Os fariseus responderam: 'Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la'. 5Jesus então disse:
'Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação,
Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!' 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente,
perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu:
'Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério'. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: 'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele'. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.
Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem
divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: 'O que Moisés vos ordenou?' 4Os fariseus responderam: 'Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la'. 5Jesus então disse:
'Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação,
Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!' 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente,
perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu:
'Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério'. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: 'Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele'. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.
Palavra da Salvação.
Reflexão – “um só coração e a uma só alma;”
Do Catecismo §1643 - “O amor conjugal comporta uma totalidade na
qual entram todos os componentes da pessoa apelo do corpo e do instinto, força
do sentimento e da afetividade, aspiração do espírito e da vontade; O amor
conjugal dirige-se a uma unidade profundamente pessoal, aquela que, para além
da união numa só carne, não conduz senão a um só coração e a uma só alma; ele
exige a indissolubilidade e a fidelidade da doação recíproca definitiva e
abre-se à fecundidade. Numa palavra, trata-se das características normais de
todo amor conjugal natural, mas com um significado novo que não só as purifica
e as consolida, mas eleva-as, a ponto de torná-las a expressão dos valores
propriamente cristãos."
Neste Evangelho Jesus esclarece as dúvidas dos apóstolos sobre
realidades que fazem parte da vida do ser humano: a união entre o homem e a
mulher quando é abençoada por Deus é para toda a vida; a aliança que é firmada
entre os dois exige fidelidade e compromisso para não se partir. Por isso, o
ser pequenino que é acolhido como fruto dessa união deve ser o nosso
referencial para que possamos viver o amor e a paz original para a qual o homem
foi criado. A criança é modelo para nós não por sua imaturidade e
infantilidade, mas pela sua dependência, sua pureza, sua transparência e
confiança nos pais que a colocaram no mundo. – Qual a concepção que você tem em
relação a união matrimonial ser para toda a vida? - Você é uma pessoa fiel ao que Jesus ensina
neste Evangelho? – Você aceitaria os filhos que Deus mandasse, sejam quantos
fossem, com amor? – Em sua opinião o que está faltando para que a família seja
mais unida no amor?
Rode este vídeo no Encontro de Casais.
Obrigado Senhor, obrigado Helena !!!
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