terça-feira, 4 de setembro de 2018

-Perdoai e sereis perdoados-José Salviano


13 de Setembro

 

Evangelho – Lc 6,27-38

 

-Perdoai e sereis perdoados-José Salviano

 

Jesus nos revela neste Evangelho, como devemos proceder para sermos dignos de ser chamados filhos de Deus, e um dia sermos perdoados e conduzidos a vida eterna.

Ao contrário do que faz o mundo inteiro, Jesus nos recomenda a amar os nossos inimigos, e fazer o bem, rezar por todos os que de uma maneira ou de outra, vivem tentando nos prejudicar, ou memso tirar a nossa vida.

Se alguém, um assaltante, por exemplo, nos pegar o celular, damos a ele também o nosso dinheiro. Isso é muito duro. Não é mesmo?

Se naquele momento em que somos abordados pelo bandido sentimos vontade de neutralizá-lo de alguma forma, como posso dar-lhe algo mais do que ele me toma?

Meus irmãos, e irmãs. Esta é a lógica de Deus. E se todos as seguissem, este mundo seria maravilhoso, e não estaria inabitável como já está acontecendo.

Jesus nos recomenda que devemos dar àquele e àquela que nos pede. E Deus levou isso tão a sério, que chegou ao ponto de dizer que no mendigo está a pessoa de Jesus Cristo.

Jesus que conhece como ninguém a nossa natureza humana, sabe o que é bom ou ruim para nós. Desse modo, Jesus nos mostrou uma lógica pura, no que se refere ao relacionamento humano.

“O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles”.
Ora, essa é a lei da causa e efeito. É a lei da colheita. Quem planta colhe. Isso é automático. Se eu trato bem uma pessoa, devo esperar um tratamento semelhante por parte dela. A menos que essa pessoa seja doente, ou tenha um forte motivo para agir em contrário.
Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis?
Veja, que é a nossa tendência. Visando sempre um bom resultadom no nosso relacionamento, buscamos sempre tirar vantagens, e por isso somente tratamos bem, aqueles a que simpatizamos. Do mesmo modo, só vamos convidar para o nosso aniversário, para a nossa festa, aqueles e aquelas que nos convém, que  também podem nos convidar para suas festas. Isso por que nós sempre visamos o lucro, o bom resultado, e assim sempre agimos por interesse.
Jesus nos lembrou que até os malvados fazem isso. E como o fazem! Os egoístas e os longe de Deus, só se aproximam daqueles e daquelas que são como eles. Que podem, de algum modo, lhes proporcionar algum lucro, ou benefício.
Porém, a lógica de Deus é exatamente o contrário. Ele enviou seu Filho ao mundo para nos salvar, sem cobrar nada. Portanto, se quisermos ser seus seguidores, devemos dar, ajudar, matar a fome dos famintos, sem nenhum interesse, sem esperar nenhum retorno.
Façamos tudo o que Jesus nos diz e assim a nossa recompensa será grande.
Imitemos a Jesus. Vamos ser bons como Ele é bondoso. Vamos ser caridosos, misericordiosos, e acima de tudo vamos perdoar aqueles e aquelas que nos ofendem.
E com toda certeza, agindo assim, também seremos bem tratados e perdoados pelo Pai, pois foi que Jesus nos prometeu.

José Salviano.




Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir