quarta-feira, 2 de maio de 2018

-Jesus promete o Espírito de verdade Jo 16,12-15, José Salviano.


09 de maio – Ano B

Evangelho Jo 16,12-15

-Jesus promete o Espírito de verdade-José Salviano.

Jesus disse aos seus discípulos que Ele ainda tinha muitas coisas a dizer-lhes, porém, eles não iriam entender. Por isso Jesus prometeu mais uma vez enviar o Espírito de verdade, que daria a eles e a nós, o poder de entender e interpretar toda a palavra. O Espírito Santo nos guia em todas as nossas caminhadas, especialmente a caminhada rumo ao anúncio do Evangelho. Ele não falará por si mesmo, mas sim, do que ouviu do Pai. E isso aconteceu e acontece com o Filho.
Desse modo, o Filho e o Espírito de Deus, são os missionários da Trindade Santa. Ambos fazem a vontade do Pai.
Durante todo o seu tempo na Terra, Jesus esteve preocupado em aliviar a dor dos que muito sofrem. Aconselhando-os a buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, curando as suas enfermidades. Desse modo, podemos notar que Jesus primeiro vê os nossos sofrimentos, e só depois Ele vê os nossos pecados. Tão grande é a sua misericórdia!
Sua preocupação e sua disposição são mais no sentido de aliviar as nossas dores, mesmo que sejamos pecadores.
Jesus foi aquele grão de mostarda que caindo na terra germinou e produziu muitos frutos pelo mundo inteiro. Jesus deu a sua vida para que tenhamos mais vida. Vida em abundância.
Quanto a nós, só podemos germinar e crescer se doamos a nós mesmo pelo próximo e por Deus. Pelo seu Reino que também é nosso.
Só crescemos de verdade quando damos ao irmão carente o que ele mais necessita: Um bocado de pão, um pouco de comida, algum dinheiro para comprar algum alimento.
Em outras palavras, o nosso crescimento espiritual, está relacionado a nossa caridade. Quando matamos a fome de algum irmão ou irmã, marcamos ponto nos Céus. Quando repartimos o que temos com os miseráveis, estamos construindo um tesouro nos Céus.
O Espírito Santo prometido por Jesus, é aquele que revelará plenamente o mistério de Deus, da Santíssima trindade, o mistério da nossa fé.
Primeiro Deus olha o nosso sofrimento, depois os nossos pecados.  Durante todo o Antigo Testamento, tivemos uma imagem de um Deus ciumento, um Deus que nos castiga.
Muitos pais ainda dizem a suas crianças. Para com isso. Papai do Céu castiga!
Mostramos às vezes aos nossos filhos uma imagem de um Deus severo, tirano, um Deus que castiga. Não é bem assim. Pois nós é que nos castigamos, pelas consequências das nossas escolhas.  Por exemplo: beber faz mal. Muitos bebem em excesso e sofrem as consequências dessa sua escolha.
Certa vez uma mãe estava com os netinhos andando pela rua, e esses faziam muitas birras e malcriações. Então passando por alguns policiais, aquela senhora ameaçou os meninos dizendo: Para com isso, olha ali os policiais. Eles prendem quem desobedece.
Ouvindo aquilo, um dos policiais deu uma bela bronca naquela senhora, pelo fato dela estar mostrando aos seus netinhos, uma imagem falsa da realidade do trabalho da polícia.



Tenha um bom dia. José Salviano.

 

Um comentário:

  1. Eu, Jair Ferreira da cidade de Cruz das Almas - Ba todos os dias faço a leitura do dia e complemento com os comentários dessa equipe para complementar meus ensinamento e por em prática muito obrigado, que o Senhor Deus continue derramando benção a todos na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir